terça-feira, 6 de março de 2012

Um Guia FLYBaby para quem trabalha fora


Decidi criar "Um Guia FLYBaby para quem trabalha fora" - entendam que vou usar o que eu faço, mas você pode fazer disso um exemplo e refazer de uma forma que funcione para você e para a sua família OK?

Sempre ajudei a minha avó e minha mãe nos afazeres domésticos e como algumas pessoas - tinha dia para limpar a casa inteira, lavar todas as roupas, passar todas as roupas, acumulava tudo para um final de semana, ou algum feriado - enquanto isso a casa ia ficando uma "pilha" de coisas para devolver ao lugar, ou jogar fora... - mesmo quando casei fazia assim - conclusão virei "uma péssima dona de casa" - descabelada, descalça e desanimada...

Conheci o Sistema FLY Lady em Fevereiro/2005, no feriadão do Carnaval, sendo assim, tive a oportunidade de fazer 12 dias de Atividades e Rotinas em 5 dias - isso mesmo, peguei tudo o que podia e no feriadão coloquei em ação - no dia de voltar ao trabalho, minha casa já tinha outra cara... (nesse meio tempo abri um BLOG para não perder os arquivos e registrar as mudanças
tentei atualizá-lo diariamente, com um resumo do que comentava no Grupo... é o meu testemunho diário...)

Vi que o Sistema FLY Lady funcionava - infelizmente não tive como fotografar o ANTES e o DEPOIS aqui em casa - mas não é mentira...

Como fiz então para conservar essa vitória???

Como algumas FLYBabies que recebem as dicas ficam ansiosas eu ficava ao receber as Dicas do MENTORS e do Grupo - o que decidi fazer???

Bem: primeiro estipulei as Rotinas que eu queria fazer pela Manhã, entendam, não consigo tudo ainda, mas são metas a serem alcançadas passo à passo (BABY STEPS).
 
Depois a Rotina da Noite, que começo logo que chego do trabalho...

Abençoar o Lar na terça-feira e Limpeza de Emergência no Sábado + Lavagem de Roupa...

Vamos colocar isso no papel??
Mas aviso de novo - essa são MINHAS ROTINAS - servem para mim, que moro com o Anjo, tenho 2 gatos e trabalho fora...

ROTINA DA MANHÃ
a.. Arrumar a Cama
b.. Fazer 30 minutos de exercícios (Meta)
c.. Colocar Pato Purific no Vaso Sanitário
d.. Tomar banho - escovar dentes
e.. Limpar a Pia do Banheiro, com um multi-uso de sua preferência
f.. Fazer café e Tomar café
g.. Alimentar os Gatos
h.. Vestir-me completamente, inclusive com sapatos
i.. Maquiar (um batom), pentear-se, hidratar a pele com um filtro solar
j.. Ir para o trabalho

QUANDO NÃO VOU AO TRABALHO (Rotina da Tarde)

a.. Tomar Café
b.. SÁBADO - ABENÇOAR A CASA ou LIMPEZA DE EMERGÊNCIA
c.. Fazer Missões da Semana
d.. Ver TV e.. Fazer Crochê/Tricô
f.. Jogar Game Computador ou Online
g.. Visitar Família
h.. Namorar
i.. Ver emails e responder ao Grupo

ROTINA DA NOITE
a.. Fazer Jantar
b.. Alimentar os Gatos
c.. Verificar HOT SPOTS
d.. Tirar Pó dos Móveis
e.. TERÇA - Abençoar o Lar
f.. Tomar Banho
g.. Jantar
h.. Namorar
i.. Ver TV
j.. Passar Cremes (Hidratantes, limpeza de pele)
k.. QUINTA - Fazer Unhas, Sobrancelhas, Limpeza de Pele (com produtos para ACNE)
l.. Ver filmes
m.. SEXTA - NOITE DE ENCONTRO
n.. SÁBADO - Verificar Grupo e e-mails + Namoro
o.. DOMINGO - Passear com as Meninas + Verificar Grupo e e-mails + Namoro

Percebe que tem um pequeno Plano Básico Semanal??

As dicas que uso da FLY Lady

Fazer A Pia Brilhar Pela Primeira Vez (Lição 02 da FLY Lady)

ou



Crie sua lista para a Hora Semanal de Abençoar o Lar.
Escreva em uma folha de papel (são somente 7 Atividades) e coloque na Seção Semanal do seu Control Journal.
A Fly Lady etiquetou como "Segunda-Feira - Hora Semanal de Abençoar o Lar". Está em um saquinho plástico com furos (para fichário) e ela "tica" os itens conforme faz, com uma caneta "que se apaga"/Caneta Seca.
Não seja perfeccionista.

Hora Semanal de Abençoar o Lar

Meu TIMER é meu Melhor Amigo

a.. Passar aspirador de pó
b.. Tirar o pó com um pano de pó/espanador
c.. Passar o MOP ESFREGÃO molhado no Banheiro e na Cozinha
d.. Limpar espelhos e portas
e.. Reciclar revistas ou Jornais
f.. Trocar as Roupas de Cama
g.. Esvaziar todos os cestos de lixo

Quando você for fazer a Hora Semanal de Abençoar o Lar, programe seu TIMER e invista apenas 10 minutos para cada item da lista.

Quando o TIMER tocar, pare e vá para o próximo item. Qualquer coisa é melhor que nada!

Se você não pode fazer nas Segundas-Feiras como Fly Lady sugere, marque um outro dia da
semana que melhor se encaixe em suas tarefas e comprometa-se a fazer.

Se você trabalha fora, tente fazer uma tarefa pela manhã e outra quando chegar em casa.

"Trabalho doméstico feito incorretamente, ainda é uma Benção para a sua família. Pode não ser feito da mesma maneira que sua mãe falou para você. Mas será feito. Isto vai fazer sua casa brilhar e você sorrir. Eu tenho orgulho de você por Abençoar seu Lar!" -
Fly Lady

"Vamos "voar" por estas dicas de limpeza de emergência, assim você poderá sentar-se, relaxar e aproveitar quando os convidados chegarem." - FLY Lady
 
Caras FLYMigas,

Eu posso sentir o pânico em suas vozes. "Em poucos dias, nós teremos visitas chegando, o que devo fazer?".
Se você quer uma maratona de limpeza de "arrebentar a boca do balão", eu posso ajudá-la, porém tenha cuidado, sem as rotinas, sua casa ficará "um lixo" como estava novamente em um dia. Portanto, preste atenção!!

1. VISTA-SE COMPLETAMENTE, INCLUSIVE SAPATOS DE AMARRAR, PENTEIE OS CABELOS E PASSE CREME NO ROSTO OU FAÇA MAQUIAGEM. NÃO ME QUESTIONE NESTE ÍTEM. SOMENTE FAÇA ISSO AGORA. Coloque uma música boa para trabalhar. Não muito rápida, um bom ritmo, nada de lentidão, nem algo para exercitar-se. Acenda uma vela aromática, um difusor com óleo essencial ou mesmo um bom incenso.
Nós vamos começar pela nossa cozinha. Quando a cozinha fica arrumada, o resto da casa também fica..

2. Ajuste o TIMER e dedique 15 minutos na cozinha. Se sua pia não estiver limpa e brilhando, então dê Brilho nela primeiro, encha a pia com água quente e sabão e comece a limpar os balcões e bancadas. Esvazie o lava-louças (se tiver) e o escorredor de pratos, guarde as louças. Quando o TIMER tocar, PÁRE o que estiver fazendo e vá para a Sala de Estar. (mesmo que não tenha terminado o serviço da cozinha, aprenda a usar o tempo e fazer o mais rápido que puder).

3. Ajuste o TIMER novamente para 15 minutos e comece a limpar as mesinhas de centro, de canto, estante ou então comece recolhendo os brinquedos, jornais, revistas, gibis. Concentre-se em UMA coisa, não em todas. Pegue um cesto de roupas e saia recolhendo e pondo nele as coisas que não pertencem à sala. Leve um saco de lixo com você também e já comece a recolher o que é lixo. Não deixe a tentação de separar o que pode ser reciclado a faça ficar distraída, apenas faça um pacote. Assim que a casa estiver em ordem, você poderá se investir seu tempo com os recicláveis, agora o nosso foco é fazer a casa ficar apresentável. Portanto supere esta atitude perfeccionista em separar e reciclar coisas. Quando o tempo acabar, volte para a cozinha.

4. De volta à cozinha, ajuste o TIMER para mais 15 minutos, continue a trabalhar, limpando onde parou. NÃO SE DISTRAIA E QUEIRA LIMPAR UM ARMÁRIO POR DENTRO. NÓS ESTAMOS APENAS LIMPANDO SUPERFÍCIES.
 
5. Agora faça uma pausa e ande em volta olhando o quanto foi feito em apenas 45 minutos. Ajuste seu TIMER para 15 minutos e beba uma xícara de chá, café ou um copo de água ou ainda algo que você goste e apenas relaxe. Quando o tempo acabar você voltará ao trabalho por mais 15 minutos.
6. Esta sessão de 15 minutos será no banheiro. Limpe a pia primeiro, limpe o vaso sanitário e então recolha as toalhas e roupas sujas e coloque no cesto da lavanderia. NÃO SE DISTRAIA E COLOQUE A ROUPA PARA LAVAR. EU QUERO DIZER QUE A VEZ DA LAVANDERIA VIRÁ MAIS TARDE!!
7. Quando o tempo acabar, volte para a cozinha para mais 15 minutos. Nós podemos fazer qualquer coisa pôr 15 minutos. Trabalhe até o tempo acabar e então volte novamente à sala de estar.

8. Na sala de estar, continue a recolher as coisas e livre-se delas.

9. A cada 45 minutos faça uma pausa de 15 minutos. Você entende isso?
Adapte este programa para as suas limitações físicas e para as necessidades das crianças. Mas você entendeu o sentido da coisa. Concentre-se em uma tarefa por 15 minutos. Você vai ficar surpresa com quanto pode ser feito em um dia de trabalho.
Meu TIMER é meu melhor amigo.
Você pode fazer isto. Agora desligue o computador e vá trabalhar!

FLY LADY/Rô

P.S. Coloque isto em seu Control Journal para consultas futuras, e para o caso de uma amiga sua precisar de sua ajuda.

Inscreva-se no Grupo FLYMigas: flybabiesbrasileiras-subscribe@yahoogrupos.com.br

4 comentários:

Rachel M. C. Oliveira disse...

Olá, ROseli. Acabei de ter minha segunda filha (a mais velha está com 3 anos) e estou perdida de como cuidar da casa (nao tenho empregada) sozinha. Meu esposo ajuda sempre que pode, graças a Deus, mas ainda estou completamente perdida, pois a bebê não tem nem um mês e precisa muito de colo e a mais velha tbem precisa de atençao. Mas preciso fazer comida, lavar roupa e o mínimo da casa, né? Agradeço qualquer ajuda. abraço!

Roberta Stuani disse...

Oi, conheci seu blog hoje estou de ferias e queria mudar minha vida/casa, ja fiz minhas aotações e vou praticar essa semana e tentar vencer meu TOC de perfeccionismo, obrigada, ter um método é muito mais fácil.

Luks Vieira disse...

Kkk, adorei as dicas... e para o lado profissional existe também?
Att.,
Luks

Roseli de Araujo Gomes disse...

Bom dia Luks!!

Você pode seguir o Control Journal para Escritório, muitas das FLYMigas aproveitaram as dicas para o dia a dia.