sexta-feira, 2 de março de 2012

Lições da FLYLady (FLYing Lessons) - Décima Segunda Lição: Dicas para não Distrair nem desanimar

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Você acha que perdeu o rumo? Você acha que não está fazendo progresso? Esta é uma leitura obrigatória – uma vez por semana! -
FLYLady


Vamos começar quando nossos pés tocam o chão. Não, vamos voltar para a noite anterior, um pouco antes da hora de dormir.
1. Você fez sua “Rotina de Antes de Dormir”?
A beleza da
Rotina Noturna é que você fica um passo a frente no dia. Só precisa de alguns minutos. Rever os cartões e calendário os mantém frescos na cabeça pela manhã. Quando você acordar você saberá o que fazer.
2. Você fez sua boa “Rotina Matinal”?
O dia já amanheceu. Não há nada melhor do que ficar na cama por metade da manhã! Eu não acho. Lembra-se da culpa que você sente quando faz isso? A maioria de nós é forçada para uma manhã-não-tão-boa, nós fazemos isso a nós mesmos quando não descansamos o suficiente. Como resultado nós acordamos de mau humor e nos arrastando. Nossa felicidade depende de um descanso apropriado. Levante-se
15 minutos mais cedo e dê a si mesmo um bom começo com a boa “Rotina Matinal”!


3. Dicas para a Cozinha:
Vamos falar sobre a cozinha por um momento. Se a cozinha está limpa, o restante da casa permanece limpa também. Em outras palavras, conforme o estado da cozinha, o restante da casa acompanha. Pense no seguinte: janelas quebrada numa cidade. Se uma janela quebrada é deixada sem consertar, a vizinhança tende a relaxar e não se cuidar também, Os crimes aumentam na região e outros edifícios se deterioram também. Porém se estas janelas são consertadas imediatamente, a vizinhança não é afetada. Ou devemos dizer infectada. Uma cozinha suja infecta os demais cômodos. Esforce-se para manter a cozinha impecável.
  • Esvazie a lava-louças ou escorredor de pratos assim que entrar na cozinha. (Desta maneira sempre haverá lugar para mais louça.)
  • Sempre mantenha a pia impecável e brilhando. (Se a pia está limpa você vai ficar menos tentada a deixar uma peça de louça suja ali.)
  • Use um pano de prato e pano de pia limpos todos os dias.
  • Adquira o hábito de secar sua pia após cada uso (com o pano limpo).
  • Encha a pia com água quente e sabão quando você começar a cozinhar. (Isto ajuda você a ir limpando). Minha avó me ensinou isso. Se você não fizer isso a pilha de pratos vai crescer! Sacuda a louça na água e coloque na lava-louças ou esfregue bem, enxágüe e coloque no escorredor. A bancada fica limpa e após você acabar de cozinhar tudo o que terá que fazer será lavar a louça da mesa.
  • Coloque o lixo e recicláveis fora.
  • Feche as portas dos armários.
  • Mantenha os produtos e panos de limpeza por perto (para aqueles respingos de molho e outras coisas que vão caindo durante o processo).
  • Faça de limpar a mesa, tarefa de todos. Faça cada pessoa levar seu prato para a cozinha. Eles devem colocar os restos no lixo e o prato na lava-louça. Isto é mais uma coisa que as crianças podem fazer!
4. Planejamento do Menu:
Isto é chato!
Tente isto: pegue um calendário e vá anotando tudo o que você faz nas refeições por um mês. No final você vai ter uma idéia do que costuma fazer. A partir disso você pode fazer cartões com menu e lista de compras. Anote o que vocês comem nos restaurantes também, isto também é um menu. Uma vez que você tenha os ingredientes certos em casa, estará mais apta a cozinhar. Saber o que foi planejado para o dia ajuda você a não dispersar. Nosso maior problema é que precisando pensar no que fazer, provavelmente a gente vai comer fora.

Mantenha uma lista de compras e marcador de textos perto da geladeira. A lista de compras deverá ter tudo o que você compra para a sua casa. Você pode separar por categorias, em ordem alfabética, ou pela ordem em que encontra no supermercado. Qualquer jeito que funcione para você – talvez categorias como vegetais e frutas frescos, enlatados, laticínios, carnes, etc.. Quando alguma coisa estiver acabando, marque com o marcador o item na lista e então, quando você sair às compras, leve a lista com você.
Outra dica: Limpe a geladeira no dia anterior ao dia que você for ás compras. Isto dará a você um lugar limpo e bom para colocar os itens que precisam de refrigeração. Além disso, é mais fácil limpar a geladeira quando ela está vazia.
Do mesmo modo, não se esqueça de guardar as compras assim que trouxer para dentro de casa. (Isto mantém as bancadas livres e evita que você fique aborrecida com toda aquela compra ainda por guardar.) E nem precisa dizer, traga primeiro as comidas que precisam de refrigeração.
5. Pilhas de papel:

Correspondência – sempre uma grande pilha de problemas! Isto funciona – o princípio do “FAÇA ISSO AGORA” (do Querido Marido de FLY Lady):
  • Olhe a correspondência assim que trouxer para dentro de casa.
  • Ao abrir tenha sempre um calendário, cartões e lata de lixo por perto. (Isto evita você ter que manipular a correspondência duas vezes.)
  • Tenha um lugar para as contas. E coloque-as lá!
  • Tenha um dia para pagá-las e atenha-se a ele. O dia que FLY Lady paga suas contas: no primeiro e décimo primeiro dia de cada mês.
  • Controle a conta bancária no dia em que você recebe o extrato pelo correio.
  • Coloque folhetos, propagandas e catálogos perto de sua cadeira, assim você poderá examina-los numa folga. Não deixe eles se empilharem. Examine-os na próxima vez que se sentar e tenha por perto tesoura, lista de compras e lata de lixo.
Aliás, o princípio do “Faça isso agora” funciona para a maioria das coisas, não apenas para o correio!


6. A lavanderia: Você sabe onde sua roupa suja está?
Vá! Dê a atenção que a sua roupa suja merece. Se não, você vai sofrer mais tarde. A pilha de roupas sujas vai crescer e sair do controle. Aqui vão algumas dicas:
  • Separando: se você tiver que separar as roupas, talvez demore mais para se animar em colocar a roupa para lavar. A gente pode decidir até não colocar nenhuma. Tente isto: tenha três cestos de roupa no closet ou no lugar onde você mantém as roupas sujas. Um para as roupas brancas, outro para as coloridas e um para as roupas boas que você não quer lavar com as demais. Conforme você se despe, já coloca cada peça no cesto correspondente ou pendura o que pode ser usado novamente. Como você pode ver o princípio do “faça isso agora” continua funcionando. Até as crianças pequenas podem ser ensinadas a fazer isso!
  • Lavando: Só coloque para lavar se você tiver tempo para tirar a roupa da máquina e pendurar para secar. Se tiver secadora, só coloque para lavar se tiver tempo de fazer tudo: lavar, secar, dobrar e guardar. Retire a roupa da máquina no momento em que ela desligar, nada mais desagradável que roupa limpa cheirando a mofo, além disso pendurar logo ajuda a não amassar tanto, o que ajuda na hora de passar.
  • Secando: Nunca deixe sua roupa ressecar no varal. Se tiver secadora, retire as roupas no minuto que escutar a mesma desligar. Isto ajuda na hora de passar.
  • Dobrando: Dobre as roupas assim que retirá-las do varal ou secadora.
  • Guardando: Ninguém gosta de viver com roupa espalhada para todo lado. Tenha um lugar para tudo. Mesmo que você tenha que etiquetar as gavetas para saber o que guarda aonde, até se acostumar com os lugares. Mas coloque cada coisa em seu lugar. Inclusive para as roupas que precisam ser passadas.
7. Mais dicas para a lavanderia
  • Compre roupas que exijam baixa manutenção – por exemplo, aquelas que não precisam ser passadas.
  • Compre vários pares de meias da mesma cor. Fica mais fácil separar em pares.
  • Quando você tirar as meias, tenha certeza de que elas estão pelo lado direito. Assim como ao colocar para lavar.
8. Dicas para o banheiro:
  • Mantenha uma escovinha para sanitários ao lado do mesmo
  • Mantenha produtos de limpeza, papel toalha, esponja e limpa vidros à mão. Isto quer dizer, um para cada banheiro, assim você pode limpar sem nem pensar a respeito.
  • Limpe a pia do banheiro diariamente. O mesmo que vale para a cozinha, vale para o banheiro.
9. Dicas para o quarto (para limpeza):
  • Adquira o hábito de arrumar a cama o mais rápido possível – no minuto em que seu querido marido se levantar. Isto evita que você caia na tentação de voltar para a cama.
  • Tire o pó diariamente (com espanador de penas).
  • Passe o rolinho de retirar pêlos: para quem tem gato ou cachorro que sobe na cama.
10. Sala de jantar/ sala de estar/ sala de televisão:
  • Retire jornais velhos todo dia.
  • Espane o pó diariamente.
  • Arrume as almofadas do sofá.
  • Coloque as coisas nos seus devidos lugares assim que terminar o que estava fazendo com elas.
  • Não tire seus sapatos na sala.
11. O carro:
  • Mantenha-o vazio. Isto é difícil – descarregue-o todo cada vez que sair.
  • Não coma no carro. Deste modo você não vai ter lixo para jogar fora.
  • Sempre encha o tanque com combustível. Isto economiza tempo quando se está com pressa.
  • Verifique o óleo semanalmente.
12. Trabalhos manuais:
  • Espalhe somente o que vai usar no tempo pretendido. A não ser que você tenha um cômodo somente para este propósito.
  • Guarde tudo assim que terminar.
13. Permanecendo no sistema.
  • Estabeleça um objetivo e trabalhe para alcançá-lo. Programe seu TIMER se for necessário.
  • Estabeleça uma rotina para aquelas coisas que ninguém gosta de fazer mas que precisamos fazer. Quando você chegar à cozinha, metade do seu trabalho estará terminado. A rotina evita que você precise pensar sobre o que deve fazer a seguir.
  • Estabeleça um novo hábito a cada mês. Leva 21 dias para formar um hábito, mas para nós leva 28 dias.

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