quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Vamos falar sobre o PAPEL CLUTTER????


Você têm muito Lixo em forma de Papel! 
Então vamos ver exatamente como atingi-los???
1 - PILHAS DE JORNAIS: Você sabe que pelo tempo você perde ao ler um jornal velho, você pode ouvir/ver a maioria das notícias contidas nele no rádio ou na tevê. Em vez de guardá-lo para ler em outra ocasião, livre-se dele antes da chegada do novo jornal. Se você vai ficar de 2 a 3 dias sem ler, economize dinheiro, interrompendo a assinatura. Você terá se livrado do CLUTTER e da culpa de não ler o Jornal e ter gasto esse dinheiro. Tente ler as últimas notícias online ou escutar as notícias no rádio AM. Você ficará surpreso em quanta notícia você pode obter, sem precisar concentrar-se. Eu nunca li um jornal, exceto para conferir algum assunto de meu interesse.
Agora para aqueles Cupons de desconto que vêm nos jornais. Se você não os usar então por que comprar o Jornal? Para algumas Donas de Casa, os cupons são um desafio. Mas uma vez que você se organiza, você usará seu Dia do Escritório de quarta-feira, para planejar e economizar, enquanto você faz sua lista do supermercado (eu tenho que admitir que não sei se aqui no Brasil temos Cupons de Descontos em Jornais, aqui em Ribeirão Preto, tínhamos em nosso Guia de Comércio, mas eles expiravam em 6 meses).

Agora, separe os Cupons e os dê alguém que você sabe que os usarão. A culpa que você sente quando você vê estes cupons não utilizados ou ir ao supermercado sem eles não vale uma moeda de dez centavos. Eu quero você feliz, não se sentindo culpado.
2 - CESTAS DE REVISTAS: Este é um problema para cada Dona de Casa que eu conheço e amo. Nós odiamos livrar-nos de nossas amadas revistas. Nós podemos realmente necessitar de algo que nós vimos ou podemos ter deixado passar um bom artigo. Acredite! Se nós virmos algo em uma seção, apenas vá e tente encontrá-lo outra vez. Você pode vê-lo em seu olho da mente, mas não há nenhuma maneira de encontrar a seção que precise. Sem índice, você ficará perdida Impossível. Então porque gastar horas procurando por uma imagem, quando você pode ir à Internet e encontrar a resposta do que você realmente precisa (nós temos o Santo Google para isso - em IMAGENS - http://www.google.com.br/).

Se recebe revistas por correio e nunca abre e lê, então pense bastante sobre este dinheiro que está gastando a cada ano na Assinatura. Se você tem uma cesta de revistas da qual não consegue se separar, é mais fácil se fizer uma análise semanal. Este é o motivo que eu sugiro remover as revistas a cada semana no Horário Semanal de Abençoar o Lar. Eu as coloco no meu carro para quando for a algum lugar diferente as deixá-las onde precisam de doação (Salas de Espera de Dentista, Médico, Reuniões, Oficina, escritórios). Pense apenas sobre ter que aguardar em uma sala de espera com revistas velhas de 5 anos, ou sobre levar seu carro na oficina e ter somente revistas masculinas, este é o motivo que aproveito a oportunidade de as levar para longe do meu lar e de as colocar onde serão apreciadas. Também se eu não as li, aproveito e as leio antes de as deixar nas salas de espera.

Outra coisa eu tenho uma tesoura na minha carteira e um caderno com capas plásticas. Se eu ver um artigo que eu queira conservar ou uma foto para o "MEU LIVRO DE DESEJOS", então eu corto e pego. É minha revista. Ninguém sentirá falta depois que eu me livrar dela. Eu tenho meu livro de meus sonhos e planos "QUERO e CONQUISTAR" sem ter que gastar horas procurando por uma determinada revista. Agora que nossa cozinha está reformada, eu posso me livrar do meu Livro "O QUE QUERO PARA MINHA COZINHA!". ;) Eu alcancei esse sonho. Não há mais a necessidade de guardá-lo. Eu tenho um livro para o jardim também.

3 - MALA DIRETA: Jogue fora assim que chegar em casa. Não TEM o direito de entrar em sua casa. Jogue-o fora, pique ou queime-os. Tenha cuidado com aqueles extratos de cartão de crédito que nós recebemos pelo correio. Rasgue o nome e números. Eu jogo-os em meu incinerador.
4 - CAIXAS DOS PAPÉIS DA FACULDADE (DA ESCOLA OU DO TRABALHO DAS CRIANÇAS): Você ainda tem uma caixa cheia de papéis do Colégio ou da Faculdade? Comece livrando-se deste material. Era uma outra vida. Você não tem necessidade deste material, os livros ou os papéis com aquelas aulas. Nós tentamos não recordar. Agora para papéis das suas crianças. Estes são mais difíceis de livrar-se, mas deixe suas crianças decidirem. Se suas crianças forem crescidas, dê-lhes para escolher ou conserve somente algo especial de cada ano para seu scrapbook. Nem todos os papéis são para ser conservados, acredite você ou não. Se você conservar tudo, aquele que não tem valor, diminui o valor daqueles especiais. Eles perdem-se no CLUTTER. 


A cada semana faça uma pequena homenagem para seu filho, com a figura favorita ou uma mensagem em um Boletim ou com um Imã na Geladeira. Ensine-lhes então como enviar correspondência e use um envelope grande e envie a homenagem da semana anterior aos avós. Os Avós vão apreciar e pode guardar, ou não...
5 - RECEITAS: Nós Donas de Casas somos viciadas em Livros de Cozinha e Receitas. Mas como frequentemente nós os usamos, nós sonhamos de ser esta cozinheira maravilhoso, mas a verdade é que nós cozinhamos as mesmas coisas simples toda hora, a menos que você estiver usando os livros de Leanne (Especialista de Cozinha da FLYLADY) ou o E-MAIL Menu da FLYLADY. 

O que acontece quando você quer encontrar uma receita você viu em alguma revista ou em algum Livro de Cozinha em sua biblioteca ou gaveta das receitas?? Você não pode encontrá-la! Eu reduzi o número dos Livros de Receitas que eu tenho. Somente aqueles que amo conservei. Também meu QM é um maravilhoso cozinheiro de cookies. Ele possui muitos Livros de Receitas. Eu tive que ter muito cuidado quando fiz o DECLUTTER de nossos Livros de Cozinha. Eu separei acidentalmente o livro de receita favorito de cookies usado e testado há anos, e doei. Ainda bem que ele me perdoou. Portanto, cuidado com o que você for livrar-se, pode não ser CLUTTER de sua "propriedade".

6 - LIVROS LIDOS: Se você já os leu, passe-os para outra pessoa. Doe à biblioteca.
7 - PILHAS DE CARTAS FECHADAS: Se você não abriu em três meses, então é provavelmente um lixo. Abra as cartas mais recentes e jogue fora as contas velhas. Às vezes você pode apenas olhar a data e jogar fora.

UPDATE 29/09/2014: Cuidado com essa dica, use-a com consciência, meu padrasto não abria as cartas e descobriu esse ano que deve para a Receita Federal, MUITO dinheiro, por não ler as cartas que recebia, não sabia que tinha que fazer a Declaração de Imposto de Renda - portanto, abram as cartas, confiram a importância, só após elimine o que é CLUTTER
8 - PAPÉIS DE IMPOSTOS: Você tem papéis do imposto de 20 anos há? Não há necessidade em manter estas coisas. Nossos papéis do imposto cabem em um envelope. Nossos documentos (comprovantes, formulário, comprovante de restituição) estão todos neste envelope.
9 - REGISTROS MÉDICOS: Guarde a Carteira de Vacinas - ela é necessária até o fim da vida.
A partir do momento que você tem um médico ou é acompanhado na Rede Pública, você tem seu histórico em um prontuário - e tem direito de requerer os exames e consultas feitas - é só procurar o departamento responsável por essas explicações no hospital que você é atendido.

10 - RECIBOS DE CONTAS PAGAS: Nós mantemos somente recibos do seguro e verificações canceladas dedutíveis do imposto. As contas eu tenho uma cópia xerox dos comprovantes para provar que eu os paguei. Todos os outros recibos vão no lixo e são queimados no incinerador.

Aqui no Brasil vá a esse Site e confira as dicas do prazo de cada documento:http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/ate-quando-guardar-o-recibo
11 - LISTAS DE TELEFONES ANTIGAS: Livre-se delas. Eu mantenho uma velha em meu carro para quando eu precisar de um número ou um endereço de telefone.
12 - CATÁLOGOS DE COMPRAS (CADERNO DE OFERTAS): Todos temos alguns destes. Nós amamos olhá-los. Eles aparecem todos os dias. Livre-se deles. Se você quiser comprar algo, olhe e vá comprar e se for possível, confira as ofertas pela INTERNET.
13 - DOCUMENTOS BANCÁRIOS: Nós fazemos uma cópia dos cheques emitidos e os perfuramos guardamos em uma pasta e quando chega o extrato, conferimos as contas e os colocamos na nossa Pasta do Escritório
14 - ARMÁRIOS CHEIOS de "Só Deus" sabe o que? Nós precisamos passar a mão nesses arquivos e jogá-los fora. Há real necessidade de arquivar algo?? A lata de lixo é meu arquivo favorito.


15 - FOTOS DE FAMÍLIA: Este é um problema todos nós temos. Algumas pessoas têm gavetas cheias de retratos que nem sabem de quem. Nós temos fotos velhas vistas na casa da nossa mãe que nós não conseguíamos identificar. Isto é triste. Minha mãe fez uma coisa que foi muito agradável. Um scrapbook para cada um de nossos membros da família com nossa história nele: Recortes de jornal, instantâneos, retratos da escola e notas de escola.
16 - CERTIDÕES DE NASCIMENTO / CASAMENTO / ÓBITO/ CERTIFICADOS / DIPLOMAS/ PAPÉIS DE DIVÓRCIO/ PASSAPORTE / PAPÉIS DE ADOÇÃO: Estes precisam ser protegidos em um lugar seguro à prova de fogo ou em um cofre do banco. Faça cópias para manter-se em casa, caso você precise usar algum, guarde em um fichário com plásticos ou em um arquivo etiquetado: Registros Importantes da Família. Se você investe em ações ponha em um lugar seguro também.


17 - BOLSAS CHEIAS DE COISAS: Toda semana limpe sua bolsa. A maioria do que está lá dentro é lixo. Você pôde até encontrar algum dinheiro. A FLYLady tem o Reminder e faz a limpeza da bolsa dela na Sexta-Feira

18 - MAPAS (GUIAS DE ESTRADA): Você tem mapas (guias) velhos em seu carro que são dos anos 80?. Você sabe que são eles que o levam longe, até você perder-se? Livre-se deles. Compre um novo para seu Estado. Se você viajar muito você pode querer um Guia do País.


19 - FOLHETOS DE VIAGENS: Nós temos todos estes lugares que nós queremos ir, mas os folhetos têm 10 anos. Livre-se deles, os preços são antigos e os números de telefone podem ter mudado. Faça uma lista dos lugares que você gostaria de ver e procure na Internet. Coloque em seus arquivos seus arquivos scrapbooking para um projeto futuro. Eu prometo que eventualmente você terá tempo para fazer aquelas páginas para seu scrapbook.
20 - EMAILS IMPRESSOS DA FLYLADY OU OUTROS SITES: Não imprima, não arquive no computador. Delete todos os e-mails do FLY! Comece algo novo cada dia. Você vai lê-los outra vez.

21 - MATERIAIS DE ESCRITÓRIOS: Divisores, Fichas Cartões de Leitura, Fichas de Cartolina, Pastas Suspensas, Pastas AZ e Papeis: Nós todos temos lotes destes materiais. Eu tenho uma gaveta para meus suprimentos de escritório. Sugiro que mantenha uma gaveta vazia em seu Arquivo. Não compre mais que necessário, lembre-se, menos e mais organizado, é sempre mais!!

Vocês têm pedido soluções para o problema da desordem dos Papéis de Trabalho. Eu espero que ainda toque neste assunto. Tenha na mente que estes problemas não vão se resolver em uma noite, mas você pode parar de armazenar e empilhar, cuidando e dispensando as suas correspondências assim que chegar em sua casa, mantenha só o que é necessário.; Jogue fora o resto. Um "picador de papel" poderoso pode ser um amigo bom para isso.


Então você está pronta PARA VOAR em seu novo hábito de livrar-se de seu PAPEL CLUTTER?
FLYLady


You are not behind! I don't want you to try to catch up; I just want you to jump in where we are. O.K.?

Você não está para trás! Eu não quero que você tente me alcançar; Eu somente quero você pulando para onde nós estamos. OK?


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UPDATE 08/06/09

500 dicas - por em ordem a sua vida (Cap. 3 - O que fazer com a papelada)
Organize-se num minuto

(Donna Smallin - tradução de Maria Alayde Carvalho - 4ª Edição - Ed. Gente - 282 pag.)
500 dicas para por em ordem a sua vida

Capítulo Três

* Atividades que podem ser feitas em 1 Minuto

O que fazer com a papelada?

Papéis e documentos fazem parte do dia-a-dia da vida moderna. Se, no entanto, permitirmos que se acumulem, eles logo deixarão de ser uma simples pilha e se transformarão numa montanha. E nós, naturalmente, não queremos isso! A melhor forma de lidar com eles é organizá-los por categoria - documentos, jornais, catálogos, revistas, cartas, bilhetes, listas,
faturas e recibos, tudo, enfim. Isso significa que é preciso tomar algumas decisões. O que é realmente necessário manter? Onde e como arquivar a papelada? Comece pela organização dos papéis mais importantes para você e sua rotina. Depois cuide dos menos urgentes.

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Dê o primeiro passo. Reúna todos os papéis espalhados pela casa ou pelo escritório. Selecione-os rapidamente em categorias. Ponha todos em caixas, com excessão dos mais importantes - que em geral se relacionam a projetos, finanças ou prazos. No passo seguinte, você pode começar a decidir o que vai fazer com cada um deles. Nesse meio-tempo, você saberá onde está toda a papelada que ainda não organizou.
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Transforme pilhas em arquivos. Primeiro passo: escolha uma pilha qualquer e faça uma lista das categorias de papel que encontrar. Isso vai ajudá-lo a ter ideia dos vários tipos de arquivos que precisará criar.
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Separe os papéis diários em arquivos ativos: contas a pagar, recibos a entrar, dados para relatórios, papéis a arquivar ou discutir com seu chefe ou seu cônjuge e ainda papéis a encaminhar a outro departamento ou a outro membro da família. Abra pastas suspensas para esses arquivos ativos e pendure-as numa caixa ou gaveta especial para esse fim.
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Determine um lugar específico para as contas a pagar. Ideias: crie um arquivo ativo para sua mesa de trabalho ou uma pasta suspensa. Uma boa alternativa é arquivar todas as contas e os respectivos recibos numa pasta do tipo sanfona, cujas divisões se destinem a cada mês do ano.
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Torne mais fácil a tarefa de pagar as contas. Tenha sempre à mão canetas, uma calculadora e um grampeador.
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Há um sistema simples de pagamento quinzenal de contas: arquive as contas que devem ser pagas na segunda quinzena de cada mês numa pasta com a etiqueta "a pagar entre 16º a 31º".
Faça o mesmo com as contas a pagar na primeira quinzena e coloque a etiqueta "a pagar entre 1º e 15º". Arquive ambas numa pasta maior com a etiqueta "Contas a Pagar" ou, se preferir, use uma pasta de dois bolsos. Anote na agenda as datas de pagamentos das contas.

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Classifique antes de arquivar. Coloque pastas suspensas numa caixa de papelão especial para esse fim e arquive por categoria - seguros, impostos e recibos, por exemplo. Cole uma etiqueta no alto de cada pasta para identificar a categoria a que pertence. Depois de classificar todos
os seus papéis, transfira cada categoria para uma pasta mior já existente. Esse sistema tem uma grande vantagem: é possível selecionar seus papéis onde achar mais confortável e até na frente da televisão - basta levar a caixa de papelão com você.

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*1- Lembre-se de que a razão principal para arquivar seus papéis é a facilidade de encontrá-los quando for necessário. Quando etiquetar uma nova pasta, pense numa palavra que defina os papéis que vai arquivar ali. Mas não precisa pensar muito: a primeira palavra que lhe vier à mente será provavelmente a melhor.
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*1- Não guarde seu testamento num cofre de segurança bancário alugado apenas em seu nome. O cofre será selado em caso de morte, e isso pode retardar a transferência de seus bens. Faça fotocópias de seus arquivos domésticos e confie os originais a seu advogado.
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*1- Evite colocar etiqueta "Diversos" em arquivos e pastas. Se o conteúdo não tiver importância suficiente para merecer um rótulo próprio, será melhor arquivá-lo em outra pasta - ou talvez nem seja necessário guardá-lo.
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Coloque as etiquetas na mesma posição em cada pasta suspensa, pois será mais fácil vê-las quando as pastas estiverem alinhadas. Além disso, se você acrescentar ou retirar algumas pastas da gaveta, não será preciso rearranjar as etiquetas, como ocorre no caso de aplicá-las em sequência.

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Oriente-se pelas categorias mais comuns para formar seu arquivo:
a.. Seguros - de carro, casa, vida, invalidez, médico
b.. Finanças - contas bancárias, contas de crédito, hipotecas, investimentos
c.. Propriedades - recibos de casa (reformas, decoração, objetos de valor), manuais e recibos de equipamentos eletroeletrônicos, documentos de compra de automóveis e recibos de oficinas.
d.. Impostos - recibos do ano em curso e outros documentos relativos a taxas em geral.
e.. Registros médicos.
f.. Registros veterinários

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*1- Se o conteúdo de uma pasta de arquivo exceder dois centímetros de espessura, separe-o em duas pastas.

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*1- Prefira usar um grampeador para prender papéis, pois os clipes tendem a soltar ou enganchar-se em papéis ou pastas próximos.
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*1- Use etiquetas de plástico, próprias para arquivos suspensos. Assim, quando quiser examinar o conteúdo de uma pasta, basta puxar a etiqueta e abrir a pasta sem tirá-la da gaveta.
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Coloque etiquetas coloridas em suas pastas para criar código de cores que diferencie as várias categorias de papéis arquivados. Adote também um código de cores para separar os arquivos profissionais dos pessoais ou para fazer qualquer outra distinção que quiser.
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As informações se tornam OBSOLETAS rapidamente. Se você sabe onde encontrar informações mais atualizadas, não há necessidade de arquivá-las.
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Não perca tempo arquivando papéis desnecessários. Não há por exemplo, razão para conservar contas pagas de tarifas públicas por mais de cinco anos. Arquive essas e descarte o restante.
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*1- Se você costuma comparar, mês a mês, o consumo de energia elétrica, água e outros serviços públicos, anote os números em uma única folha de papel.
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*1- Você deve guardar notas fiscais e certificados de garantia de bens duráveis pelo período de vida útil dos produtos, para resguardar-se de qualquer defeito de fabricação. Crie uma pasta com o rótulo de "Notas Fiscais" e coloque as mais novas na frente das demais.
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Faça uma lista dos objetos de valor de sua propriedade, como jóias, antiguidades e obras de arte, para documentá-los em caso de pagamento de seguro. Guarde recibos correspondentes num cofre de segurança bancário.
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*1- Confira cuidadosamente os canhotos de cheques e guarde apenas os mais recentes, dos quais você pode precisar por vários motivos, inclusive para a comprovação de pagamentos.
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Arquive em pastas suspensas ou em fichários os manuais de instrução dos equipamentos que possui. Organize-os por categorias - televisor ou geladeira, por exemplo - em ordem alfabética ou segundo o cômodo da casa onde estão instalados.
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*1- Inutilize os manuais de equipamentos que você não tem mais.
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Se você tivesse 20 minutos para evacuar a sua casa e pudesse levar apenas o que coubesse em seu carro, o que escolheria? A maior parte dos objetos pode ser facilmente substituída. Se adquirir consciência disso, será mais fácil ALIVIAR o acúmulo de coisas que entulham o seu espaço.
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Depois de verificadas e pagas, as faturas do cartão de crédito devem ser mantidas pelo período de um ano.
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*1- Conserve apenas a atual apólice de seguro de imóveis e automóveis. Descarte os documentos relativos aos anos anteriores após receber os comprovantes do ano em curso.
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Libere espaço em seus arquivos eliminando papéis e pastas dos quais já não precisa. Trabalhe em uma gaveta de cada vez e comece pelas pastas da frente, quando interromper a limpeza, marque a pasta em que parou para saber em que ponto recomeçar.
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Experimente um sistema numérico para arquivar idéias. Ponha num arquivo suspenso a etiqueta "Idéias" depois rotule uma pasta suspensa com o número "1". Escreva "1" no canto superior direito de dez a doze folhas de papel e coloque-as na pasta. Crie no computador um índice
com duas a cinco palavras-chaves para descrever cada folha de papel. Abra e numere quantas pastas forem necessárias para arquivar todas as folhas. Quando quiser acessar uma em particular, use o comando de busca de palavras-chaves de seu programa.

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*1- Rasgue todos os papéis dispensáveis relativos a finanças que contenham dados pessoais de identificação, inclusive senhas bancárias, para reduzir o risco de roubo ou fraude de identidade.
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Para obter orientação completa e atualizada sobre documentos relativos a pagamentos de impostos que devem ser conservados, consulte órgãos governamentais ou fale com um contador de sua confiança.
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Não se preocupe em criar o sistema de organização PERFEITO para arquivar contas e outros papéis. O que está feito está perfeito.
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Crie um arquivo para os impostos. Organize imediatamente todos os documentos relacionados a impostos e taxas. Abra pastas suspensas rotuladas para o seguinte.
a.. Proventos - comprovantes de pagamentos recebidos e declarações de juros e dividendos ganhos com investimentos tributáveis.
b.. Doações - recibos de Instituições de caridade (em dinheiro ou não)
c.. Tratamento médico - recibos de despesas médicas e hospitalares particulares ou conveniadas
d.. Imóveis - comprovantes de hipoteca e de impostos territoriais e urbanos
e.. Dependentes - recibos de despesas com tratamento médico e educação de seus filhos, entre outros comprovantes.

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Arquive também qualquer correspondência recebida de médicos ou convênios de saúde, assim como de órgãos governamentais.
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*1- Estudos comprovam que 80% dos papéis arquivados nunca são procurados novamente. Por isso, antes de arquivar um papel, pergunte a si mesmo se realmente precisa dele. É necessário por razões legais ou tributárias? Mantenha-o. Existe uma cópia já arquivada? Descarte-o.
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Mantenha o arquivo morto separado do arquivo ativo. Talvez você esteja pensando que precisa de outro gabinete, quando na verdade basta apenas liberar espaço no arquivo ativo armazenando o excesso de pastas no arquivo morto. Pasta relativas a projetos concluídos é um bom exemplo.
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Remova o arquivo morto - com pastas suspensas e tudo - para uma prateleira mais alta do armário ou para a garagem, por exemplo. É recomendável organizá-lo em caixas do mesmo tamanho que possam ser empilhadas com segurança. Prefira caixas de papelão resistentes, com tampa, disponíveis em qualquer loja de material de escritório. Essas caixas têm uma borda interna própria para pastas supensas. Ponha rótulos nas caixas: "Restituição de impostos 1990-1999", por exemplo.
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Alugue um cofre de segurança bancário para guardar documentos financeiros e legais importantes ou qualquer outra coisa que seria difícil ou impossível substituir, inclusive:
a.. Certidões de casamento, nascimento e óbito.
b.. Documentos relativos a divórcios e acordos.
c.. Documentos de adoção, custódia e serviço militar.
d.. Documentos relativos a heranças, testamentos e procurações.
e.. Escrituras de imóveis e certificados de propriedade de automóveis.
f.. Todos os contratos.
g.. Inventário doméstico, fotos e recibos de objetos de valor.
h.. Apólices e ações.

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*1- Em vez de guardar revistas inteiras para consulta posterior, destaque e arquive apenas os artigos de seu interesse.
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*1- Deixe as revistas e outros materiais de leitura nos locais em que você costuma ler - em sua pasta ou bolsa, para ler durante o trajeto entre a casa e o trabalho, por exemplo, ou em sua mesa-de-cabeceira.
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Os fichários são uma forma simples e conveniente de guardar material de consulta. Para decidir entre fichários e arquivos, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
a.. Seria prático poder transportar essas informações?
b.. Preciso cruzar informações?
c.. Tenho espaço para acomodar fichários?
d.. Se a resposta às três perguntas for negativa, um arquivo convencional pode ser a melhor solução.

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Use fichários para arquivar recortes de jornais e revistas. Destine um fichário para cada categoria, como "idéias de decoração de interiores" ou idéias de viagens de férias". Proteja os recortes em envelopes de plástico transparentes. Separe as seções com forlhas etiquetadas - "banheiro", "dormitório" e "cozinha", por exemplo.

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*1- Se você está um pouco atrasado com seus hábitos de leitura, programe algum tempo todo dia para atualizar-se.
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*1- Se estiver muito atrasado com relação à leitura, destaque no sumário de cada revista os artigos de maior interesse para você leia apenas esses. Depois descarte a revista.
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*1- Ponha sua leitura em dia em menos de 60 segundos. Descarte tudo o que colocou na pilha de coisas para ler - e jure manter-se em dia daí em diante.
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Na próxima vez em que se queixar porque não tem TEMPO para organizar-se, pare. Todos nós temos tempo. A maneira como o usamos é que depende de cada um.
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Cancele as assinaturas de revistas que não leu nos últimos 3 meses. Talvez receba um reembolso pelo período das assinaturas que não usou. Há também a alternativa de suspender temporariamente as assinaturas ou transferí-las a um amigo ou parente mediante a solicitação de alteração do nome e do endereço para remessa.
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*1- Limite o número atual de revistas que você assina, que provavelmente pode cair pela metade. Se sentir falta de algumas delas, sempre será possível comprar uma edição avulsa ou renovar a assinatura.
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*1- Não conserve todas as edições das revistas que assina. Decida quais delas gostaria de guardar - conforme o espaço de que você dispões, é claro. Descarte o restante.
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*1- Se você acumulou muita correspondência promocional que nem sequer abriu, jogue tudo fora. Não perca tempo em verificar essas cartas, pois outras certamente já estão a caminho.
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*1- Guarde apenas os catálogos mais recentes e descarte os outros.
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Liberte-se de crenças como estas:
a.. Tudo vai ficar em desordem outra vez.
b.. Não sei por onde começar.
c.. Não tenho tempo.
d.. Não sei como fazer isso.
e.. Já tentei me organizar antes e fracassei.

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Reduza o volume de correspondência não solicitada que recebe. Telefone para a empresa remetente e solicite a retirada de seu nome e endereço da mala direta. Dá trabalho, mas vale a pena.
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*1- Eis um truque inteligente para arquivar catálogos de seu interesse: abra o catálogo bem no centro e pendure-os nas bordas da gaveta de pastas suspensas.
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*1- Destine uma pasta ou caixa de madeira aos papéis escolares de seus filhos que você precisa examinar, como bilhetes de permissão, trabalhos e provas com nota e comunicados em geral.
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Crie um sistema de devolução de papéis escolares para as crianças.
Idéias: abra pastas para cada uma delas e verifique-as todas as manhãs durante o café.

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Use imãs de geladeiras grandes para prender e organizar, em ordem cronológica, lembretes de eventos e outros compromissos.
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Pastas de papelão com elástico são ótimas para organizar, de forma simples e barata, os papéis e trabalhos escolares de seus filhos. Dê uma pasta a cada um deles ou reserve uma gaveta para cada criança caso dividam o mesmo quarto.
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Crianças com idade escolar poderão aproveitar muito um arquivo só para elas. Ensine seus filhos a lidar com pastas suspensas, arquivando seus papéis por assunto, e a retirar, no final de cada ano letivo, tudo o que se referir à série concluída para abrir espaço.
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Reconheça que é natural sentir certo receio diante da necessidade de se organizar mesmo quando você deseja essa mudança. Tarefas de mudança de organização de 1 minuto por vez PERMITIRÃO uma adaptação gradual aos novos hábitos.
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Organize suas receitas em um fichário. Utilize separadores de cores diferentes para dividí-los em seções: "aperitivos", "sobremesas" e "receitas novas", por exemplo. Classifique as receitas por categoria e arquive-as em envelopes de plástico transparente para protegê-las. Cole as receitas recortadas de jornais ou revistas em uma folha de papel que se ajuste ao tamanho do fichário.
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Considere se a economia que você faz com o uso de cupons vale o trabalho de recortá-los e enviá-los ou levá-los ao estabelecimento que os fornece. Se decidir usá-los , verifique o prazo de cada um e jogue fora os que estiverem vencidos.

UPDATE 29/09/2014: Como fazer Caixa Arquivo (em Inglês): 
http://inmyownstyle.com/2013/01/the-container-store-knock-off-magazine-files.html

4 comentários:

Janeisa Tomás disse...

Oi Roseli, obrigada pelo seu comentário lá no Brasil do Bem! Adorei as dicas de seu blog, muitas eu já as faço algum tempo, porque gosto de ser muito organizada e isso facilita bem a nossa vida.
Bjs.

Cláudia Farias disse...

Oi Rô,
Obrigada pelo carinho e pelo comentário no blog.
Eu adorei que já me colocou no seu também.
bjs

Tati disse...

Oi Roseli,

O link relativo ao prazo para guardar recibos (item 6) mudou:

http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/ate-quando-guardar-o-recibo

Parabéns pelo seu trabalho. O blog é completo e muito útil.

Abraços,

Tati

Roseli Gomes disse...

Oi Tati!!!

Muito obrigada!!!

É um trabalho de formiguinha, e ao mesmo tempo que não é "novidade", ainda tem coisas para atualizar....

Valeu mesmo..... quanto mais fiel a informação, mais credibilidade se tem...

Deus lhe pague