26/11/2010

Como Curtir o Seu Cruzeiro de Festas

Como Curtir o Seu Cruzeiro de Festas 
Enquanto sua casa vira autolimpante!
Todas nós sabemos limpar! Vamos encarar isso, nós tivemos os melhores professores do mundo: nossos pais! O problema é que nunca nos ensinaram como manter a casa de um jeito que ela praticamente vira autolimpante. Isso é tão simples! Tudo o que é preciso são rotinas para a manhã, para a tarde e antes de dormir.
Eu gostaria de contar para vocês uma pequena história que aconteceu comigo. Quatro anos atrás, eu estava preparando nosso Jantar de Ação de Graças. Seria o primeiro jantar depois do meu casamento com Robert. Eu estava apavorada. Eu sabia que teria que cozinhar muito e que eu não teria tempo para limpar a casa se eu deixasse tudo para o último dia. Então, eu decidi pedir ajuda para uma amiga para arrumar a casa, assim eu não precisaria me preocupar em como a casa estaria. Isso foi uma semana antes da família chegar. Depois de termos limpado a casa toda, me dei conta de que eu nunca conseguia deixar ela limpa e arrumada mais do que um dia e também percebi que se eu não conseguisse deixar a casa em ordem até o dia do jantar, eu teria que limpar e cozinhar ao mesmo tempo. O que seria um verdadeiro desastre porque eu não iria conseguir receber bem meus convidados.
Foi então que tive a brilhante idéia de perguntar para uma pessoa organizada como ela deixava a casa dela limpa e arrumada. Então, perguntei a minha colega de trabalho na época. Ela me disse num tom gentil, mas típico de uma pessoa organizada, “Marla, é só colocar as coisas de volta no lugar delas!” 
Como dizem as crianças, DÃÃÃÃÃ! Esse foi um dos momentos de iluminação para mim. A razão pela qual a casa não ficava limpa por mais tempo era porque eu deixava que as coisas se acumulassem por não colocar elas de volta de onde tirei.
Naquele dia tomei consciência da minha tendência de não colocar as coisas de volta no lugar. Eu sempre tinha um monte de desculpas, era um projeto em andamento ou ali era um lugar mais à mão para deixar aquilo. Então, eu dei um basta nessas atitudes e comecei a guardar as coisas assim que eu acabava de usá-las. Eu passei a guardar as coisas mesmo que eu não tivesse terminado tudo, se eu não fosse mais fazer aquilo naquela hora, eu já guardava também. Imagine só, guardar alguma coisa em que eu iria trabalhar mais tarde. Esse conceito era completamente estranho para mim. Eu era incapaz de ver a minha bagunça como ela realmente era: Tralhas e não um projeto em andamento. Eu sempre consegui ver a bagunça do Robert, mas estava cega para a minha própria. 
O segredo para que isso funcione é desistir de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Nós nos orgulhamos de dizer que somos capazes de fazer duas coisas ao mesmo tempo, mas a verdade sobre isso é que alguma coisa sempre fica pela metade. Então, nós temos essa infinidade de projetos que ficaram pelo meio por toda a casa e se acumulando e criando um sentimento de culpa em nós.
Uma vez que você tenha feito uma Limpeza Crítica (Limpeza de Emergência) e que sua casa tenha ficado apresentável, suas rotinas simples irão colocar a casa no piloto automático. Use o seu TIMER para atacar os HOTSPOTS e continue a desentulhar (DECLUTTER) a sua casa. É muito mais fácil manter uma casa com menos coisas do que tentar organizar essas tralhas. Use 15 minutos por dia para jogar for a o lixo e doar coisas que você não ama ou usa. Comece Agora! Não espere chegar a última semana antes do Natal.
Eu quero que você curta seus convidados e que não fique exausta por limpar durante a noite e ainda precisar acordar cedo para cozinhar. Sem o stress da casa sobre os seus ombros, você conseguirá Navegar pelas Festas sem gritar com seus filhos ou com seu querido marido! 
Rotina Antes de Dormir: Comece logo depois do jantar, não espere às 10 da noite.
1. Faça a sua pia brilhar; vá para a cama com uma cozinha limpa.
2. Guarde as coisas que estão espalhadas nos HOTSPOTS.
3. Separe a roupa para usar amanhã; cheque o calendário para ver seus compromissos.
4. Tire um tempo para relaxar; um banho de espuma, um bom livro ou uma revista.
5. Vá dormir num horário decente.
Rotina da manhãComece assim que seus pés tocarem o chão.
1. Arrume a cama.
2. Vista-se dos pés a cabeça.
3. Ponha roupa para bater.
4. Esvazie a máquina de lavar louças (ou guarde a louça do escorredor).
5. Tome café, beba água, tome suas vitaminas.
6. Cheque seu calendário para ver os compromissos do dia.
7. Pense no que há para o jantar.
8. Policie seus HOTSPOTS e guarde o que estiver espalhado.
9. Programe o TIMER e desentulhe uma pequena área por 15 minutos.
10. Onde está sua roupa suja? Ponha para secar.
11. Tire uma folga e descanse enquanto checa o seu diário de Festas.
Rotina da tarde: Comece assim que chegar do trabalho em casa.
1. Comece o jantar, encha a pia com água com detergente e limpe enquanto cozinha.
2. Dobre e guarde a roupa.
3. Arrume a mesa.
4. Aproveite o jantar.
FLYLady/FLYMiga Ana BC

Destaque:

Espiadinha Zona 03 - Banheiro e outro cômodo - 15 a 19 de Abril 2024

Bom dia FLYBabies, sejam bem-vindas a uma nova Semana!  Essa é a visão do que sugerimos ser feito em seu Lar durante essa semana: Nessa Sema...

google.com, pub-4681516712279906, DIRECT, f08c47fec0942fa0