14/11/2010

Cozinha e Área de Serviço Organizados

Cozinha organizada

Arrumar utensílios e ingredientes deixa qualquer preparo muito mais fácil

http://www.portalvital.com/sua-casa/casa/cozinha-organizada

Preparar alimentos é uma arte. Seja o arroz e feijão do dia a dia ou um prato incrementado para receber os amigos. E ter uma cozinha organizada pode fazer a diferença. Preparamos algumas sugestões para facilitar sua vida nesse ambiente. Confira!
  1. Coloque os talheres divididos por material (inox, madeira e silicone) em potes separados em cima da pia ou da bancada.
  2. Para que a cebola, o alho e a batata durem mais, coloque-os em cestas ventiladas.
  3. As bebidas - refrigerantes, sucos e águas - podem ficar na prateleira mais baixa do armário. Acima, coloque materiais de uso diário que sejam leves, como toalha de papel, guardanapo, papel alumínio e filme plástico.
  4. Nas prateleiras superiores acomode latas e sacarias (feijão, arroz, macarrão e farinhas). Separe-os por doces e salgados, e deixe o rótulo sempre virado para frente.
  5. Observe a data de validade. Alimentos que estiverem mais perto do vencimento podem ficar à frente.
  6. Os utensílios de cozinha podem ser separados por função. A localização deve ser a mais próxima de onde serão usados. As panelas, por exemplo, ficam mais perto do fogão, e os pratos, da mesa.
  7. Os potes de plástico devem ser guardados com tampas.
  8. Para limpar a parte interna dos armários e gavetas use uma escova de dentes velha a fim de tirar a sujeira dos cantos internos. Depois remova farelos, pó e sujeira com o aspirador, e borrife um produto de limpeza multiuso. Passe um pano úmido e espere que seque totalmente antes de recolocar os utensílios.


Como cuidar e organizar sua cozinha

http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=2740

Dicas para manter sua geladeira e o freezer sempre impecáveis e em boa conservação.

O refrigerador é, com certeza, a peça mais importante da cozinha. Nele, ficam armazenados nossos alimentos perecíveis, e por isso é muito importante que o funcionamento seja perfeito, ou o bem-estar e a saúde da família serão comprometidos.

Para cuidar bem de sua geladeira ou freezer, é essencial realizar uma limpeza completa periodicamente (pelo menos de dez em dez dias). Esta limpeza deve ser feita em todo o interior da geladeira, sem os alimentos dentro e usando algum tipo de bactericida natural, como o vinagre de maçã. Siga as nossas dicas e cuide bem destes eletrodomésticos:

Como limpar a geladeira ou freezer
Desligue o eletrodoméstico da tomada. Retire todos os alimentos da geladeira, colocando-os em uma caixa de isopor ou embalando-os com jornal para minimizar a diferença de temperatura do ambiente. Limpe a geladeira sem esquecer nenhum detalhe,  de preferência utilizando água e detergente neutro. Prepare uma mistura de água e vinagre de maçã – um bactericida natural – e aplique em toda a geladeira ou freezer, incluindo a borracha da porta.
Para combater o mau cheiro, coloque um copo de café descartável com um pouco de bicarbonato de sódio. Mantenha na geladeira durante o ano inteiro, trocando o bicarbonato uma vez por semana.

Cuidados essenciais
Alguns cuidados evitam o mal funcionamento do eletrodoméstico e ajudam até a economizar energia. Conheça algumas dicas:
- Mantenha a seu refrigerador ou o freezer em local ventilado e longe de fontes de calor, como o fogão ou a luz do sol.
- Não seque roupas ou outros tipos de tecidos na parte traseira do refrigerador.
- Em estações mais frias, regule o termostato para uma temperatura mais alta. Isso evitará o consumo desnecessário de energia e também ajuda no degelo semanal.
- Realize a operação de degelo, seja frost-free ou não, quando a camada congelada atingir 1cm ou mais.
- Cheque periodicamente a borracha da porta da geladeira, para verificar se não está com algum defeito e deixando escapar o ar frio.
- Evite o armazenamento de alimentos ainda quentes.
- Guarde somente recipientes tampados. Isso diminui consideravelmente o mau cheiro dentro do refrigerador.
- Abra a porta da geladeira ou do freezer somente quando souber exatamente o que quer pegar.
- Não forre as prateleiras com plásticos ou panos. Isso impede a livre circulação do ar frio.
- Não deixe a geladeira ou freezer desligados durante a noite.
Limpe periodicamente sua geladeira e também o freezer e mantenha a saúde de sua família.
e mais dicas para a área de Serviço

Upgrade na área de serviço

Da pá ao sabão em pó, deixe esse espaço tão organizado quanto o resto da casa

http://www.portalvital.com/sua-casa/casa/upgrade-na-area-de-servico


É verdade que a área de serviço costuma ser o ambiente mais escondido dentro de uma casa. Mas isso não é motivo para a bagunça reinar absoluta por lá. Colocar em ordem produtos de limpeza e objetos, como pás e vassouras, é fundamental para não perder tempo na hora da faxina. Veja algumas sugestões para organizar esse espaço.
  1. Instale um compensado de madeira furado em uma parede. Use ganchos para pendurar os objetos usados para a limpeza da casa (escada, espanador, escovas e pás, por exemplo).
  2. Limpe as vassouras antes de guardá-las. Faça o mesmo com a pá de recolher o lixo.
  3. Deixe os produtos de limpeza em lugares altos, principalmente se você tem crianças ou animais em casa.
  4. Os produtos usados com mais frequência, como o detergente em pó, podem ser colocados na frente dos armários e prateleiras. Deixe na parte de trás os produtos que você usa eventualmente.
  5. Encaixe baldes e bacias um no outro e acomode-os num armário baixo ou num canto que não atrapalhe a circulação da área de serviço.


e mais um LINK interessante:

Dicas para organizar sua área de serviço

areadeserviço Dicas para organizar sua área de serviço Um dos grandes segredos da organização do espaço é por incrível que pareça manter as coisas arrumadas. Digo isso porque montar um plano básico para organizar sua área de serviço é simples. O sucesso está em, durante a correria do dia, manter tudo em seu devido lugar. Mesmo sabendo disso você ainda tem dificuldade? Então, acompanhe estas dicas?

Primeiro: criar seu plano de organização.

A área de serviço, na maioria dos casos, serve como lavanderia e espaço para ferramentas e utensílios da casa. Com esta função previamente definida o primeiro passo é saber qual o espaço que você tem à disposição. Meça a área total, não se esquecendo dos espaços aéreos, que são as paredes em cima do tanque, da janela etc. Assim, fica mais fácil escolher os móveis que você vai colocar aí.
Uma boa dica são os balcões para passar roupas, pois são bastante versáteis, com armários prateleiras e divisórias para você distribuir seus utensílios. Sobrando espaço, os armários de lavanderia são ainda mais práticos pois neles até vassouras podem ser acomodadas em espaços apropriados.
Quanto às ferramentas da casa, que normalmente são guardadas nesta área, uma opção para manter tudo em ordem é comprar o kit completo que já vem com organizador em formato de maleta. Em nossa seção de Ferramentas&Segurança temos vários modelos.

Segundo passo: manter organizado o seu espaço.

Existem algumas regrinhas para que o esforço daquele “final de semana de arrumação” no qual você se esmerou tanto para deixar tudo do jeito que você sempre quis, seja recompensado com uma casa sempre arrumada e em dia. Tome nota:
- Usou, guardou: não deixe nada pela casa. Após a lavagem, panos de chão devem ir para seu lugar no armário até a nova utilização
- Cada coisa para sua função:
não utilize várias ferramentas (ou utensílios) para a mesma função. Compre e mantenha o hábito de ter as ferramentas certas para cada tipo de trabalho.
- Reavalie a utilização de ferramentas:
De tempos em tempos, avalie sua utilidade de suas ferramentas. Quando não for útil, isole-a.
- Lembre-se: quanto menos coisas para se organizar, mais rápido você se organiza.
E vocês, que tipo de organização fazem na área de serviço

Destaque:

Missões de DECLUTTER (Desapego) Abril 2024

O que você conseguirá com o Declutter no mês de Abril? Você será guiado em pequenos passos, para (1) organizar toda a sua casa, lentamente, ...

google.com, pub-4681516712279906, DIRECT, f08c47fec0942fa0