sábado, 13 de novembro de 2010

Dicas de Como Organizar os Quartos

Quarto espaçoso: http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=305

Como organizar seu quarto e aproveitar melhor o espaço

A melhor maneira de organizar seu quarto é, sem dúvida, manter o ambiente sempre arrumado. Parece óbvio, mas é o primeiro grande passo e que muitos deixam de fazer.
Se o intuito é ter os quartos de seus filhos organizados, é importante que você dê o exemplo.Não adianta cobrar uma postura dos pequenos que eles não enxergam em você. É inútil também querer o quarto das crianças impecável se o seu deixa a desejar.


Para facilitar a organização

Pode ser que as tarefas domésticas não sejam o melhor programa a ser feito, mas se nós nos dedicamos, elas ficam mais fáceis, agradáveis e simples de serem executadas.

Para otimizar  o espaço, elimine todos os objetos e roupas que você já não usa mais. 
Desfazer-se de coisas velhas não é tão doloroso, libera mais espaço e garante um lugar específico para novas aquisições. Aproveite para avaliar as peças e doe- nas a quem precisa.

Tire tudo dos armários e gavetas e reorganize os espaços avaliando o acesso a cada item. 

Recolha o que pode ser dispensado e separe as peças que precisam de algum ajuste ou conserto. Deixe as coisas mais requisitadas e mais utilizadas em locais de fácil acesso: nos lugares altos guarde objetos pouco usados e rotule caixas, gavetas e prateleiras.

Utilize as divisões do seu armário para separar as roupas por categorias: roupas caseiras, uniformes e roupas de passeio. Você pode classificá-las também por cor e tipo de peça.
 
Destine cada gaveta do armário para um tipo de roupa: meias, lingeries, camisetas, shorts, camisas, calças, etc.

Tenha uma sapateira para guardar todos os seus sapatos e mantenha os pares sempre juntos.

Instale um gaveteiro portátil ou uma caixa organizadora para ganhar mais espaço no quarto. 

Coloque-os debaixo das camas ou dentro do armário.

Mantenha sempre os objetos no mesmo lugar. Tudo o que você mantém em seu quarto deve ter um espaço específico para que você não perca seus objetos facilmente e saiba onde encontrá-los sempre que quiser e precisar.
Se possível, equipe as camas com gavetas, suportes para livros, escrivaninha e outros acessórios.
 
Se um único móvel puder atender a maior parte das suas necessidades antes atendidas por diversos deles, melhor ainda: mais economia e otimização de espaço.

Coloque no quarto um cesto de roupas sujas para evitar que roupas fiquem espalhadas pelo chão.

Atenção! Se o quarto for dividido por mais de uma pessoa, as tarefas e espaços devem ser delimitados claramente, principalmente se eles forem irmãos.

Com pequenos truques como esse você facilita o entendimento da responsabilidade de cada um e a convivência em harmonia!

E mais uma dica!!!

Quarto de Dormir
http://www.fazfacil.com.br/manutencao/quarto_organizacao.html
Se usássemos o quarto somente para dormir, para arrumá-lo bastaria fazer a cama, mas também o usamos para trocar de roupa, ver televisão, entre outras atividades.


Se ao chegar, você tem medo de entrar em seu quarto com a luz apagada e tropeçar nos objetos e roupas que estão espalhados pelo chão, ou de olhar debaixo da cama e dentro do armário, chegou o momento de iniciar a busca pela tranqüilidade, até porque o quarto é o seu lugar de descanso.

Esse ambiente deve transmitir serenidade, conforto e demais condições para proporcionar uma boa noite de sono.

Arrume sua camaPara manter o quarto sempre organizado, comece arrumando a cama imediatamente após se levantar, todos os dias. Isso toma pouco mais do que um minuto, e torna o local convidativo para a próxima noite de sono. Além disso, esse hábito atribui ao cômodo uma maior sensação de frescor, limpeza e organização. Após fazer isso, a ordenação do espaço restante é extremamente facilitada.

Deposite sua roupa de cama em locais apropriadosMantenha as peças dos jogos de lençóis juntas e guarde tudo próximo à cama, em gavetas acopladas à cabeceira da própria cama, ou em cômodas e armários. No caso de sua cama não ter gavetas, você pode mandar construí-las ou comprar caixas organizadoras a serem colocadas embaixo dela. Estes lugares são perfeitos para alojar cobertores e roupas volumosas da estação passada. Assim você evita jogar e deixar a bagunça debaixo da cama.

Guarde com cuidado seus edredons e cobertores Certifique-se de que os edredons e cobertores estão limpos antes de guardá-los e ponha sachês entre eles para mantê-los perfumados e frescos. Os edredons devem ser enrolados com folga e não ponha nada pesado sobre eles para não prejudicar o acolchoado.

Utilize fronhas de boa qualidadeNos travesseiros, tente substituir os revestimentos simplesmente decorativos por fronhas de boa qualidade, que ainda possam cumprir o papel decorativo, sem a necessidade de serem retiradas todas as noites e recolocadas pela manhã.

Deixe seu criado-mudo livre de bagunçaEm seu criado-mudo, deixe apenas o livro ou revista que você está lendo no momento. Guarde o restante na pasta ou estante apropriada. Livre-se também do excesso de colônia e perfumes que tem em seu quarto. Guarde apenas aqueles que você realmente gosta e usa.

Roupa SujaColoque no quarto uma cesta para recolher a roupa suja, evitando assim as roupas pelo chão.

Mantenha sempre os objetos no mesmo lugarTudo o que você tem em seu quarto deve ter um espaço específico, pois tudo que não tem seu cantinho certo se perde facilmente. Por exemplo, se você decidir que o lugar de colocar o seu relógio é uma caixa de jóias, ela deve estar sempre no mesmo lugar.

Delimite espaços de responsabilidade e usoCada pessoa da casa deve ser a responsável por seu próprio quarto, cama, guarda-roupas e gavetas. Se o quarto não é só de uma pessoa, cada um deve arrumar a parte que ocupa. Para tornar essa tarefa mais simplificada e transmitir uma maior sensação de organização ao cômodo, equipe as camas com gavetas, suportes para livros, escrivaninha e outros acessórios, de modo que um único móvel atenda a maior parte das necessidades antes atendidas por vários deles.
 

Nenhum comentário: