20/11/2010

Organizar a Sala de Estar

Organizar a Sala de Estar para uma Vida Melhor

http://www.dihitt.com.br/barra/organizar-a-sala-de-estar-para-uma-vida-melhor
sala organizacao 1 Organizar a Sala de Estar é uma tarefa de extrema importância pois ela é praticamente o centro de convivência da moradia. Nela nos reunimos com parentes, familiares, amigos e visitas para momentos de descontração, conversa, entretenimento etc. A Organização da sala se torna fundamental para um ambiente adequado a estas atividades.

A desorganização acaba por provocar repulsa e até mesmo a falta de interação adequada entre as pessoas. Este ambiente deve ser agradável, apresentar muita vida, e ter espaço suficiente para acomodar todos que fazem uso dele. Por isso, é importante que ele disponha de espaço físico suficiente para isso. Acredito que se o ambiente for por demais pequeno, o melhor a adoção de uma estética minimalista (Veja mais em minimalismo) para que não haja bloqueios e excesso de informação, provocando irritação aos moradores.

Então, a Sala de Estar necessita de móveis e objetos que atendam as necessidades de armazenamento, apoio e tudo mais que se precisa para a organização adequada. É bom lembrar que estes elementos devem mostrar funcionalidade, beleza estética e serem confortáveis no caso dos assentos em geral.

Um dos motivos que provocam a desorganização é a falta de um lugar adequado para guardar ou armazenar as coisas. Por isso, que em qualquer projeto de decoração, é necessário saber o que se possui para a determinação do mobiliário e suas dimensões. Sem o conhecimento deste fato a possibilidade de alguma coisa ficar de fora é muito grande.

sala organizacao 4Então, a organização da Sala de Estar é uma tarefa que exige uma atenção especial e muita paciência uma vez que seja necessário a colaboração por parte de todos que vivem neste ambiente. Sem isto, fatalmente será difícil o sucesso desta tarefa, levando a sala em um ambiente estressante, desolador e aparentemente sem vida comprometendo o aspecto emocional, físico, profissional etc, dos moradores. Esteja atento a isto e vejamos algumas dicas para ajudar na tarefa de organização da sala:

Para Salas pequenas, lembre-se que menos é mais. Mantenha poucas coisas nas paredes para facilitar na hora da limpeza e manter o espaço visualmente pouco poluído. Preferencialmente mantenha, as coisas que gosta como fotos, quadros etc, e que sejam visualmente agradáveis. O mesmo vale para os enfeites em prateleiras, estantes e móveis do tipo.

Cestos para armazenamento feito de materiais naturais podem colaborar intensamente para guardar pequenos objetos gerando um visual mais limpo, além de, em geral, ajudando na decoração. Alguns podem eventualmente se encaixar em vãos e nichos sugerindo a idéia de planejamento. Entretanto, não se esqueça que a arrumação adequada dos objetos no cesto é necessária para facilitar o ato de encontrá-los.

Os vasos de vidro, cerâmica, e outros materiais podem contribuir também para a tarefa acima. Assim, além da tarefa decorativa eles podem guardar canetas, lápis, borrachas e toda uma série de miudezas que ficarem espalhadas pela Sala. Entretanto, vá devagar. Isto não significa que você deva lotar a sala deles. Faça o necessário para manter uma decoração limpa e agradável, e ao mesmo tempo com a quantidade necessária para atender o armazenamento.

A mesa de centro deve ser utilizada apenas se houver possibilidade (Para saber mais acesse Decoração em Salas de Estar para Inspiração e Como Decorar). Caso venha a utilizá-la, cuidado ao manter as coisas sobre ela. Mantenha preferencialmente o mínimo e ao mantê-las, arrume-as de forma a não comprometer o visual. Se tiver livros sobre ela, organize-os em pilhas sob uma geometria simétrica para que apresentem um equilíbrio visual, colaborando na decoração do ambiente.

Preferencialmente aparelhos como controles remotos de TV, DVD, Som etc, devem permanecer em um lugar que proporcione ergonomia como junto ao braço do sofá, senão, próximos aos próprios aparelhos ficando fácil de localizá-los. Existe uma série de organizadores de tecidos que se “instalam” sobre os braços dos sofás e que ajudam nesta tarefa. A mesa de centro e as laterais também podem colaborar intensamente nisto.

Se possuir livros, você precisará verificar se o espaço determinado para o armazenamento deles é suficiente. Em espaços pequenos o ganho só pode ocorrer na vertical. Por isso, uma estante alta ou até mesmo a adoção de prateleiras pode ser necessário. Ao organizá-los, pode fazê-lo por assunto, alfabeto ,autor, editora, dimensões, ou de forma que for mais prática e adequada para localizá-los. Quanto à posição de armazenamento, pode-se utilizar a vertical ou horizontal lembrando que a última facilita a manutenção pelo menor acúmulo de pó. Já a Vertical pode ser mais ergonômica na hora da localização.

As arandelas e luminárias pendentes podem ajudar na tarefa de ganhar espaço não havendo a necessidade das luminárias de mesa e chão e conseqüente sobrando espaço para objetos ou móveis multifuncionais que colaborarem para o armazenamento de outros itens.

CDs, DVDs, e semelhantes preferencialmente podem ser guardados em uma gaveta ou um móvel fechado específico para eles de maneira a não acumularem pó facilitando em muito a manutenção. No mercado há uma série de Racks para CDs e DVDs com design Especial que proporcionam esta facilidade. Escolha uma cor que harmonize com sua decoração (Veja Cores e suas funcionalidades na Decoração)

As Revistas podem ser organizadas da mesma forma que os livros, em cestos, gavetas e principalmente móveis revisteiros que são ideais para isto. O importante, é ter em mãos as mais recentes e aquelas que proporcionarem alguma forma de utilidade ao morador. Se possível recortar e guardar os artigos que realmente são, de alguma forma, úteis. Pode-se armazená-los em pastas com divisões para identificação.

Para as fotos tem-se: No caso das antigas, pode-se escolher caixas ou organizadoresquadro para fotos ou um porta-fotos de mesa para exibir fotos de familiares, amigos, passeios etc, num local ou parede ideal, caso goste de deixá-las à vista. específicos. Para as recentes, com o advento e a evolução da informática e da tecnologia que proporcionam o computador e a câmera digital, o armazenamento pode ser realizado de maneira digital em pastas definas no HD do equipamento, reduzindo em muito o volume de papel e a necessidade de organizadores e espaços especiais para isto. A facilidade vai muito além, proporcionando a revelação a qualquer momento que se queira. Uma boa idéia é a de adquirir um belo


sala organizacao 3Finalizando, existem muitos móveis multifuncionais para a sala de estar que proporcionam formas geniais de armazenamento para prover uma organização da sala de estar fornecendo outras funcionalidades. Para ver alguns deles acesse ….. Não só móveis, mas também existem outros objetos que também possuem esta característica, adicionado do belo aspecto decorativo.

É importante, também, o reconhecimento por parte de todos que vivem neste espaço, da necessidade da organização como um meio de se atingir uma melhor qualidade de vida. É muito difícil conseguirmos a paz, tranqüilidade e harmonia em espaços que não proporcionem a organização e limpeza, necessários para isto.

sala organizacao 2Com certeza uma sala, projetada de acordo com as características dos moradores, e muito bem organizada, influenciará positivamente em suas vidas. Então jamais deixe que a desorganização tome conta deste espaço tão importante.

imagens via

Destaque:

Espiadinha Zona 04 - 22 a 26 de Março de 2024

    Bom dia FLYBabies, sejam bem-vindas a uma nova Semana! Essa é a visão do que sugerimos ser feito em seu Lar durante essa semana: Nessa S...

google.com, pub-4681516712279906, DIRECT, f08c47fec0942fa0