segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Espiadinha da Semana: Zona 03

Bem-vindas à nossa Espiadinha da Semana!
http://www.flylady.net/c/sp.php
Espiadinha da Semana: 12  a 18 de fevereiro de 2012
Olá,  FLYMigas e FlyLords!!
Esse e-mail vai mostrar a vocês as missões e uma geral da semana, inclusive a Missão Mimo da Fly Dana! É um e-mail bem extenso, mas cheio de novidades e divertimentos... A FLY Lady não vai deixar de enviar os e-mails durante a semana. Para aquelas que gostam de receber cada mensagem diariamente, continuarão a recebê-los. Nós não temos controle sobre quem vai receber tal e qual e-mail. Não adianta pedir para parar de enviar alguns tipos de e-mails, isso não está sob nosso poder de decisão.
Nós enviamos as mensagens e você tem o poder de escolher o quê e como você quer ler!
Por favor, saiba que estamos aqui para ajudá-la a sair de seu CAOS e viver em Paz.
Nós sabemos que esse Sistema pode parecer impossível por causa da quantidade de e-mails - Mas eu prometo - com o tempo como tudo acontece  junto.
Nós temos muitas pessoas que a ajudam a tirar dúvidas e a ajuda durante o processo de
 "Finalmente Amar você Mesma" (Finally Loving Yourself -FLY).
Outra forma de você aprender rapidinho é a página oficial da FLYLady (bom para treinar o Inglês): http://www.flylady.net/, lá na faixa cinza no final da página há um Link chamado FLYing Lessons: http://flylady.net/d/getting-started/flying-lessons/ 
Agora já temos em Português, não deixe de programar seu TIMER e ler um pouquinho por dia: http://flyrobrasileira.blogspot.com/2008/10/introduo-lies-sistema-fly-lady.html
Programe seu TIMER para 15minutos e dê uma olhada nessa seção. Você verá uma porção de dicas para seguir sua jornada FLY! Lembre-se, tudo em BABYSTEPS!
ARQUIVE O PERFECCIONISMO EM 2012!!!
Novo Hábito para o mês de Fevereiro de 2012 -  Declutter - 15 minutos por dia!!! 
LEIA MAIS SOBRE O HÁBITO DO MÊS AQUI:
FLYLady/Rô
Amigas e amigos, amem-se e dediquem algum tempo para voar nestes novos hábitos!
Não sabe como começar o Declutter?
A Rô responde aqui  como iniciar!
Continuem trabalhando em pequenos processos de DECLUTTER em cada Zona, assim você fica com seu lar com menos "CLUTTER" e assim a casa fica mais fácil de colocar em Ordem!! 
Nessa Semana passaremos pela:
Zona 03 -  Banheiros, Lavanderias, Quarto das Crianças/outros cômodos 
Aqui, como aprofundar a limpeza na Zona da semana: Lista de Limpeza Detalhada Zona 03
Zona 01 - 01 a 04 de fevereiro 
Zona 02 - 05 a 11 de fevereiro 
Zona 03 – 12 a 18 de fevereiro
Zona 04 – 19 a 25 de fevereiro
Zona 05 - 26 a 29 de fevereiro 
Nossos Banheiros, Lavanderias, Quarto das Crianças/outros cômodos
Nessa semana, trabalharemos a Zona 03 dos nossos Lares - cada Missão não leva mais do que 15 Minutos para serem realizadas e quando vocês já tiverem eliminado o CLUTTER (TRALHA) poderão investir na "Limpeza Detalhada da Zona 03"
Lista de Limpeza Detalhada Zona 03 - Clique Aqui   
Zona 3: Missão #1 segunda-feira
Para o banheiro: Nossa missão de hoje é olhar para cima e tirar as teias de aranha do teto e limpar tudo o que estiver naquela área. Eu sei que é uma coisa horrível de fazer; então use uma escada e é melhor calçar sapatos. Limpe a grade da ventilação, se tiver em seu banheiro, e a luminária de teto. Você sabe o que fazer, tirar aqueles insetos mortos e lavar o vidro ou acrílico, depois coloque de volta. Não precisa demorar muito ao fazer essa missão.
Para o outro cômodo: Nós vamos trabalhar em mais um quarto nesta semana e nós escolhemos o Escritório, pode ser o escritório que você tem em casa ou o do serviço. Nossos escritórios tornam-se lugares acumuladores de coisas, tal como nossos quartos.
Olhe para os lados de seu computador e vasculhe a pilha de papel, então arquive, jogue fora ou coloque tudo em seus devidos lugares. Depois invista 5 minutos e escreva sua rotina do escritório. Numa folha de papel escreva tudo o que você precisa fazer assim que chega ao escritório. Você sabe: fazer café, verificar e-mails, ouvir recados na secretária eletrônica, enfim, tudo aquilo que precisa ser feito no escritório. Apenas escreva os afazeres, você pode colocar na ordem correta depois.
Com carinho,
Kelly/Rô
 Zona 3: Missão #2 Terça-feira
Para o banheiro: Nossos banheiros ficam cheios de marcas de mãos sujas, sejam elas pequenas ou grandes, de quando as pessoas vêm ao banheiro para lavá-las. Hoje nós vamos pegar um pano úmido com um produto de limpeza favorito e vamos limpar a porta, as maçanetas e os interruptores. Vamos tirar aquelas marcas que nós quase não percebemos, mas que estão lá. Mas não exagere, não precisa limpar a porta inteira, basta limpar a área próxima à maçaneta. Leva apenas 2 minutos.
Para o outro cômodo: Agora para o escritório. Sobrou alguma pilha de coisas que você não olhou ou não mexeu perto do seu computador? Pois então chegou a vez dela, arquive, jogue fora ou guarde no lugar correto. Depois invista 5 minutos e escreva num papel sua rotina de "quando está indo para casa" ou de "quando termina o trabalho".
Com carinho,
Kelly/Rô
Zona 3: Missão #3 Quarta-feira
Para o banheiro: Hoje nós vamos olhar para a frente do nosso espelho e bancada do banheiro. Se você tem um grande talvez não seja possível fazer tudo de uma vez só, portanto não se preocupe. A maioria dos respingos de pastas de dente sai com um pano úmido. Não use produtos químicos fortes em madeira ou superfícies pintadas. Faça uma gaveta ou uma porta de cada vez. Limpe as maçanetas e puxadores também. Passando um paninho todo dia e em pouco tempo as camadas de sujeira terão ido embora.
Para o outro cômodo: Olhe para a tela do seu computador. Passe um pano úmido, não ensopado, apenas úmido, você pode usar um produto próprio para isso, se tiver um. Eu quero que você pense sobre um plano de ação básico semanal para seu escritório. Que dia você vai ao banco? Quando você tem reuniões semanais? Você tem uma hora na semana para esvaziar a lixeira e fazer as coisas parecerem melhores? Algumas pessoas fazem isso na sexta-feira a tarde, pois assim na segunda-feira de manhã você chega num escritório limpo e arrumado. Apenas pense sobre tudo o que precisa ser feito semanalmente e estabeleça um dia para cada coisa. Se uma coisa precisa ser feita todos os dias, coloque-a na rotina diária
Com carinho,
Kelly/Rô
  
Zona 3: Missão #4 Quinta-feira
Para o banheiro: Nossa missão é passar pelo banheiro e verificar os itens que tem a tendência de acabar. Pasta e escova de dentes, higienizador bucal, fio dental, shampoo, condicionador, spray para os cabelos, gel, algodão, cotonetes, band-aids, etc. Nada diz mais eu te amo do que ter papel higiênico suficiente na casa o tempo todo!!! Faça a lista das coisas que estão acabando ou em pouca quantidade e priorize a reposição. Se o dinheiro está curto, fique de olho nas ofertas dos diversos supermercados e farmácias e aproveite para comprar os itens mais necessários. Estamos próximos a um feriadão, nada pior que ser surpreendido pela falta de algo assim e ter que apelar para as farmácias de plantão!
Para o outro cômodo: Para o escritório. Você gosta da sua escrivaninha? Limpou-a o suficiente para sorrir quando levanta a cabeça do trabalho e olha para ela? Se não, termine a limpeza. É uma mentira dizer que uma mesa vazia é sinal de uma mente vazia. Uma superfície limpa e clara vai ajudar você a se concentrar e não ficar sobrecarregada. Tente! Você pode até gostar do que vai sentir. Mantenha os enfeites e fotografias ao mínimo. Mais não é melhor. Não há nada pior do que um dos seus hot spots acabar empurrando a foto da sua família para o chão. Você já pensou em dividir seu escritório em zonas como nós fizemos com a nossa casa? Zona da escrivaninha, zona do arquivo/prateleira de livros, zona do computador, zona do piso. Pense em cinco zonas, nesta semana nós nos concentramos na zona da escrivaninha, na próxima semana você pode se concentrar em uma das outras. Isto vai manter seus hot spots sob controle, você sabe como as coisas das quais você está precisando e que estavam aqui agora mesmo, desaparecem nos HOT SPOTS.
Com carinho,
Kelly/Rô
  Zona 3: Missão #5 Sexta-feira
Para o banheiro:  Nós começamos a semana no alto de nossos banheiros e viemos trabalhando em direção ao chão. Hoje nós vamos cuidar de nossos rodapés. Eu sei que é difícil nos ajoelharmos e cuidarmos disso, mas os rodapés ficam cheios de pó, depois com o vapor do chuveiro o pó se transforma em lama e em limo. Se faz algum tempo que você não dá atenção aos rodapés, faça isso uma parede por vez. Uma boa ideia é usar uma escovinha sanitária para isso, pois além de tudo ainda não precisamos nos abaixar tanto. Seja criativa. Faça isso enquanto as crianças estão tomando banho, deixe-os limparem os rodapés, eles são mais baixos e depois coloque-os no chuveiro. Faça disso um jogo.
Para o outro cômodo: Para o escritório a missão de hoje é verificar se precisamos de qualquer tipo de suprimento de papelaria. Faça uma lista: papel de fax, toner, cartucho de impressora, caneta, etc.. Nós precisamos de uma lista de materiais completa para facilitar o trabalho, então você pode iniciar uma. Você pode ter uma reserva e quando entrar nessa reserva será hora de comprar mais.
Com carinho,
Kelly/Rô
Missão Mimo Semanal
Marque um Compromisso Diário com Você Mesma: A FLY Dana nos sugere uma Missão Mimo Semanal, mas é para ser realizada todos os dias, pois merecemos o Mimo SEMPRE!!!!
Missão Mimo para esta Semana (adaptada):
Queridas amigas,
Nos Estados Unidos, comemoramos nesta semana o  Dia dos Namorados! No Brasil, estamos nos dias que antecedem  o Carnaval, que também  é uma divertida oportunidade de mostrar a estas pessoas especiais o quanto eles significam para nós.  As duas datas são propícias para umas certas brincadeirinhas e muito  romance.  Que tal surpreender seu amor com uma surpresa especial antes da folia, viagem ou mesmo se vocês forem ficar em casa durante o Carnaval? Imagine algo especial e divertido para "abrir os festejos", ainda nesta semana. Talvez planejar um jantar romântico em casa, deixar bilhetinhos amorosos no carro ou na mesa dele ou fazer algo mais prático para o  seu amor, como organizar e incrementar a cesta de produtos de higiene pessoal dele?  Está pensando  numa  grande sobremesa para este dia especial? Tente  o delicioso bolo Veludo Vermelho! Fiz este bolo na semana passada  e recebi toneladas de elogios. É minha nova sobremesa favorita de todos os tempos! É fácil de preparar e faz uma bela apresentação na mesa. Como é geladinho,  cai bem no verão brasileiro. 
Caso  viaje nos feriados, além de celebrar com uma  romântica "abertura especial" nesta semana, antecipe os preparativos, cheque as reservas, revisão do carro ou passagens, prepare tudo para não ter que passar por situações estressantes que poderão estragar seu feriado especial.  Aproveite e coloque uma surpresinha  na mochila dele – um bilhete provocante,  algo que o  deixe "aceso".  Se vocês forem brincar o Carnaval – também antecipe tudo , confira os  ingressos de bailes ou desfiles, os horários de saída dos  blocos e cheque as roupas ou fantasias e teste a maquiagem;  ganhe tempo para ter energia  em todos os dias, prepare sucos e lanches leves para equilibrar os excessos na folia.  Ao sair, deixe o quarto preparadíssimo para a volta... 
A programação é ficar em casa nos feriados? Que tal programar um SPA a dois – ambiente relaxado, comidinhas especiais, muito carinho e descanso, que pode ser quebrado por algumas  estripulias inspiradas em  Momo – o quarto (ou outros locais da casa) podem "pegar fogo", prepare-se! Planeje um cardápio especial e selecione cds, dvds, velas perfumadas, cremes, pétalas de rosas. Separe aqueles lençóis especiais e jogos de toalhas fantásticos para ficarem à disposição. Nem precisa falar, a lingerie   e roupões em dia. No início desta semana, dê uma conferida e veja se precisa fazer algo para deixá-los macios e perfumados. Caso possível, programe algumas atividades ao ar livre, como caminhadas, praia ou banho numa cachoeira, confira o que é necessário e providencie protetor solar e repelente.  Isso já vai provocando um certo clima de "férias românticas". Durante esta semana, vá lançando pequenas pistas  sobre  o que acontecerá - atice a curiosidade do seu parceiro, faça pequenas mostras diárias, mas não entregue toda a programação - quem sabe ele também não retribui com alguma surpresa bacana?
*********
Os períodos que antecedem um   feriado são dolorosos para você, pois  você não tem um parceiro  ou  o perdeu recentemente? Uma maneira para ajudar a aliviar a dor é fazer algo agradável para outra pessoa. Quando estamos sofrendo, se nos concentrarmos em ajudar alguém mais,  sentiremos menos o que nos machuca, nossos próprios problemas tornam-se mais fáceis de suportar. O que pode ser feito?  Mandar flores a alguém que poderá alegrar-se com seu gesto.  Que tal fazer trabalho voluntário na escola do seu filho, uma ação de caridade que aprecie fazer; doar sangue ou cuidar de um animal de uma família que vai viajar nos feriados? Agendar um  plantão durante um dia de carnaval numa casa de repouso para idosos ou num orfanato também pode direcionar seu pensamento para outras formas de amar.
Envie uma mensagem para alegrar o dia de alguém e você iluminará o seu próprio. Não se esqueça de mimar-se com uma pequena surpresa! Nós não temos que esperar por alguém para descobrir o desejo do nosso coração. Podemos escolher a rosa mais bonita no setor de flores do supermercado ou num quiosque para alegrar a entrada da nossa casa. Os docinhos em forma de coração com mensagens românticas trazem boas recordações? Compre uma caixa pequena para você! Um banho de espuma  à luz de velas, depois de um dia de mimos para si  e seus entes queridos pode ser um belo final de um dia especial.
Os feriados são o que nós fazemos para serem agradáveis. Faça  estes dias ficarem na memória, prepara-se para vivê-los com intensidade!
**********
A receita do bolo Veludo Vermelho está neste link: http://cake-lover.blogspot.com/2009/02/red-velvet-cake-bolo-veludo-vermelho.html.
Com carinho,
Fly Danna/Mila (adaptação)
Caso queira umas dicas quentes, consulte o blog da Rôhttp://www.flyrobrasileira.blogspot.com/search/label/8%20-%20Date%20Night#axzz1ldPcTod6
Haja fôlego e inspiração! Há tantas dicas que dá para começar no Carnaval e alcançar o nosso Dia dos Namorados, em junho, brincando!
 Sugestão Cardápio Semanal 
(O cardápio apresenta uma sugestão de Almoço ou Jantar, por isso, uma dica por dia da semana) 

Cozinhe uma vez, coma em cinco dias
Complementando a sessão Mimo da Semana, que tal um cardápio especial, mas prático?
Sua agenda semanal e seu orçamento têm algo em comum: é difícil encaixar algum item extra neles. A boa notícia é que você pode preparar jantares relativamente baratos para cinco dias. De quebra, vai passar menos de 30 minutos diários na cozinha

Segunda-feira

FRANGO ASSADO COM POLENTA CREMOSA E RAGU DE COGUMELO 
FRANGO ASSADO
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de cozimento: 2 horas e 25 minutos
• 3 kg de frango (inteiro)
• ½ col. (sopa) de sal
• ½ col. (sopa) de alho em pó
• ¼ de col. (sopa) de pimentado- reino preta moída
• ½ limão cortado em quatro partes
• 4 dentes de alho, sem casca e divididos pela metade
1. Preaqueça o forno a 220 ºC. Salpique por dentro e por fora do frango o sal, o alho em pó e a pimenta-do-reino. Esprema o suco do limão dentro do frango. Preencha a cavidade do frango com o alho e os pedaços de limão, vire o frango com o peito para cima e coloque-o em uma fôrma.
2. Asse o frango por 10 minutos a 220 ºC, reduza a temperatura a 180 ºC e continue assando por 2 horas. Espete um palito na coxa do frango e verifique se o líquido que sai está clarinho, sem ser rosado. Isso significa que está pronto.
3. Tire o frango do forno e espere 15 minutos antes de fatiá-lo. Corte seis pedaços, retire a pele e sirva no prato (três fatias por pessoa). Retire e descarte a pele do resto do frango. Guarde numa vasilha na geladeira até precisar da carne para outras receitas. Se preferir, congele as partes separadamente de acordo com as receitas para garantir a segurança alimentar. 
POR PORÇÃO: 141 calorias, 3 g de gordura (1 g de gordura saturada), 1 g de carboidrato, 159 g de sódio, 0 g de fibra e 26 g de proteína
POLENTA CREMOSA
Tempo de preparo: nenhum
Tempo de cozimento: 20 minutos
• ¾ de xíc. de caldo de galinha
• ¾ de xíc. de leite desnatado
• ½ xíc. de água
• ½ xíc. de polenta pré-cozida
1. Numa panela média, ferva o caldo de frango, o leite e a água. 
2. Reduza o fogo e adicione a polenta aos poucos para não empelotar. Mexa sempre, por 10 a 15 minutos ou até a polenta estar cremosa e sem grãos. 
POR PORÇÃO: 177 calorias, 1 g de gordura (1 g de gordura saturada), 32 g de carboidrato, 77 g de sódio, 2 g de fibra e 7 g de proteína.
RAGU DE COGUMELO
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos
• 2 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem
• ½ xíc. de cebola picada
• 1 dente de alho picado
• 3 xíc. de cogumelo-de-paris
• 1 pitada de sal
• 1 pitada de pimenta-doreino preta moída
• 1 pitada de tomilho seco
• ½ xíc. de caldo de galinha
• 1 col. (sopa) de molho inglês
• 1 col. (sopa) de molho de tomate
1. Aqueça o azeite numa frigideira grande no fogo médio. Refogue a cebola até perfumar (cerca de 3 minutos), adicione o alho e deixe por mais 1 minuto. Acrescente o cogumelo até amolecer, por cerca de 5 ou 6 minutos. 
2. Tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o tomilho. Adicione o caldo de galinha, o molho de inglês e o molho de tomate. Mexa bem até misturar.
3. Reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos. Sirva sobre a polenta. 
POR PORÇÃO: 95 calorias, 5 g de gordura (<1 g de gordura saturada), 10 g de carboidrato, 180 g de sódio, 2 g de fibra e 5 g de proteína. 
Terça-feira
SALADA DE FRANGO CROCANTE
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 10 minutos
• 1 pão sírio pequeno, cortado em seis partes
• 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
• 1 pincel de cozinha
• Suco de ½ limão
• 1 col. (sopa) de vinagre de vinho branco
• ¼ de col. (sopa) de açúcar
• ¼ de col. (sopa) de mostarda Dijon
• 1 pitada generosa de raspas de limão
• 1 ½ col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem
• 1 pitada de pimenta-doreino preta moída
• 1 xíc. de peito de frango cozido e desfiado
• 1 xíc. de alface lisa picada
• 1 tomate médio cortado em oito partes
• ½ xíc. de feijão-branco ou grão-de-bico cozido
• ¼ de pepino picado
• 4 fatias finas de cebola
• ¼ de pimentão vermelho picado finamente
• ¼ de pimentão amarelo picado finamente
1. Unte o pão sírio utilizando o azeite e o pincel. Asse-o no forno a 200 ºC por 8 a 10 minutos até dourar. Reserve.
2. Misture o suco do limão, o vinagre, o açúcar, a mostarda e as raspas de limão numa vasilha pequena. Adicione o azeite e a pimenta-doreino. Mexa e reserve.
3. Posicione os demais ingredientes numa vasilha média e cubra com o molho. Pique o pão sírio em pedaços grandes e salpique sobre a salada. Misture e sirva. POR
PORÇÃO: 356 calorias, 14 g de gordura (2 g de gordura saturada), 30 g de carboidrato, 416 g de sódio, 7 g de fibra e 30 g de proteína.
Quarta-feira
SALADA ORIENTAL DE FRANGO
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 8 minutos
• 2 col. (sopa) de óleo de amendoim ou canola
• ½ xíc. de cebola picada
• 1 ½ dente de alho picado
• 1 ½ col. (sopa) de gengibre ralado
• 1 xíc. de coxa ou sobrecoxa de frango desfiada e sem pele
• 2 col. (sopa) de caldo de galinha
• 1 col. (sopa) de shoyu light
• 2 col. (sopa) de vinagre de vinho branco
• 1 pitada de pimentado-reino preta moída
• 2 xíc. de arroz integral cozido
• 2 talos de cebolinha picados
• 4 folhas de alface lisa
• 1 col. (sopa) de gergelim
1. Aqueça o óleo numa frigideira em fogo médio. Refogue a cebola até perfumar (cerca de 3 minutos). Reduza o fogo, adicione o alho e o gengibre e refogue 1 minuto.
2. Adicione o frango, o caldo de galinha, o shoyu, o vinagre e a pimenta-doreino. Mexa. Acrescente o arroz e cozinhe por 3 minutos. Desligue o fogo e adicione a cebolinha.
3. Divida o recheio do frango igualmente entre as folhas de alface. Salpique com o gergelim e sirva.
POR PORÇÃO: 420 calorias, 14 g de gordura (3 g de gordura saturada), 48 g de carboidrato, 371 g de sódio, 4 g de fibra e 24 g de proteína.
Quinta-feira
CUSCUZ DE FRANGO COM CURRY
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos
• 1 col. (sopa) de noz ou castanha-do-pará ou pinole
• 2 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem
• ½ xíc. de cebola picada
• ¾ de xíc. de caldo de galinha
• ½ xíc. de cuscuz marroquino
• ½ col. (chá) de sal
• ½ col. (sopa) de curry em pó
• 1 pitada de canela
• ¼ de xíc. de uva passa
• 1 xíc. de coxa ou sobrecoxa de frango desfiada e sem pele
• 2 talos de cebolinha picados
1. Torre a noz (ou a castanha-do-pará ou o pinole) no forno a 200 ºC por 2 minutos. Reserve e espere esfriar. 
2. Aqueça o azeite numa frigideira média no fogo médio. Refogue a cebola até perfumar (cerca de 3 minutos). Acrescente o caldo de galinha, espere ferver e retire do fogo. 
3. Adicione o cuscuz, o sal, o curry em pó, a canela e a uva passa. Mexa bem. Tampe a frigideira e deixe descansar por 10 minutos. 
4. Enquanto isso, aqueça o frango no micro-ondas por 30 segundos. Mexa o cuscuz com um garfo e acrescente o frango, a cebolinha e a noz. Misture e sirva. 
POR PORÇÃO: 454 calorias, 14 g de gordura (3 g de gordura saturada), 56 g de carboidrato, 334 g de sódio, 12 g de fibra e 28 g de proteína. 
Sexta-feira
TORTILHA DE FRANGO COM QUEIJO
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 10 minutos
• 45 g de ricota ou queijo de cabra em temperatura ambiente
• 2 col. (sopa) de requeijão light 
• ½ col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem
• ¼ de xíc. de cebola picada
• ½ xíc. de milho verde cozido (descongelado ou fresco) 
• 1 pitada de pimenta-do-reino preta moída 
• ½ xíc. de peito de frango desfi ado 
• 1 col. (sopa) de coentro picado
• 4 fatias de pão tipo tortilha ou rap
• Azeite para untar
1. Misture os queijos numa vasilha. Reserve.
2. Aqueça o azeite numa frigideira média no fogo médio. Refogue a cebola até perfumar (cerca de 3 minutos). Acrescente o milho e a pimenta-do-reino e refogue por 1 minuto. Adicione o frango e refogue por mais 1 minuto. Desligue o fogo, acrescente o coentro, mexa e reserve.
3. Divida a mistura de queijos e espalhe sobre duas tortilhas. Cubra as tortilhas com metade do frango e feche com as outras tortilhas. 
4. Unte uma frigideira com o azeite e aqueça as tortilhas no fogo médio por 5 a 6 minutos, virando de lado na metade do tempo.
POR PORÇÃO: 361 calorias, 14 g de gordura (6 g de gordura saturada), 38 g de carboidrato, 340 g de sódio, 3 g de fi bra e 21 g de proteína.
Às compras!
Leve esta lista ao supermercado para preparar as cinco receitas

Hortifrúti
• 1 limão
• 1 cabeça de alho
• 2 cebolas grandes
• 400 g de cogumelo-de-paris
• 1 pedaço pequeno de gengibre
• 1 tomate médio
• 1 pepino
• 1 pimentão vermelho
• 1 pimentão amarelo
• 1 pé de alface lisa
• 1 maço de coentro
• 1 maço de cebolinha
• 1 maço de salsinha
• 1 milho verde

Carnes
• 1 frango inteiro de 3 kg
• Frios e laticínios
• Leite desnatado
• 45 g de ricota ou queijo de cabra
• Requeijão light

Mercearia
• Fubá
• Arroz integral
• Cuscuz marroquino
• Açúcar
• Feijão-branco ou grão-de-bico
• Azeite de oliva extravirgem
• Óleo de amendoim ou canola
• Pinole ou noz ou castanhado-pará
• Uva passa

Padaria
• 1 pacote de pão sírio integral
• 1 pacote de pão tipo tortilha ou rap

Molho e tempero
• Sal marinho
• Pimenta-do-reino
• preta
• Tomilho seco
• Alho em pó
• Curry em pó
• Canela
• Louro
• Molho inglês
• Shoyu light
• Vinagre de vinho branco
• Mostarda Dijon
• Gergelim
• 1 lata de molho de tomate
Caldo de galinha caseiro
Uma receita super saúdavel e prática

Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 2h30
Rendimento: 8 xícaras (chá)

1 frango de 1,8 kg
5 litros de água fria
1 cenoura grande cortada ao meio
1 alho-porró (só a parte branca) médio cortado em pedaços
1 talo de salsão cortado em pedaços
1 cebola grande picada
4 ramos de salsinha
1 folha de louro
1 dente de alho
½ col. (chá) de pimenta-do-reino preta em grãos
1. Lave o frango em água corrente até a água sair limpa. Coloque-o em uma panela grande e adicione a água.
2. Quando ferver, abaixe o fogo e durante 30 minutos retire os resíduos que subirem à superfície.
3. Junte os ingredientes restantes, mexa, aumente o fogo até ferver e abaixe o fogo novamente.
4. Cozinhe em fogo baixo por 2 horas. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Coe o líquido em uma peneira fina e ponha-o em banho-maria e gelo. Despreze as verduras e guarde o frango (você pode congelá-lo) para sanduíches ou saladas.
5. Leve o caldo à geladeira e espere a gordura subir à superfície.
6. Retire a gordura com uma colher. Use o caldo em seguida ou congele em potes limpos com a data em que foi preparado.

Dica: Não use sal no caldo.
Agora, sugestões para o sábado e domingo de Carnaval:
Sábado
Salada de pimentão em rodelas, alface, tomate, cebola e couve-flor à vontade
Purê de batata-baroa
Arroz integral com palmito
Filé de peixe com molho de tomatreceita
Domingo
Cozido de legumes com carne receita
Arroz
Pirãozinho feito com o caldo do cozido
Salada de rúcula e tomate,  temperada somente com um fio de azeite

Sugestões para Vegetarianos:
YAKIMESHI VEGANO
Sabe quando ficam aquelas pontinhas  de vegetais na geladeira? Mesmo com o cardápio seguido à risca, pode acontecer de termos um pouquinho de cenoura ralada, um toquinho de alho poró, um nadinha de pimentão colorido, algumas ervilhas tortas, um pedacinho de palmito, dois cogumelos e por aí vai...
A receita de Yakimeshi (arroz frito com temperos, tofu e vegetais) pode fazer o saldo semanal destas "aparas" render um delicioso prato único, que pode ser servido acompanhado por uma salada verde e tiras de abobrinha grelhadas.
Segue a receita da Andréa N. do blog Brazil nut:
 1 xícara e 1/2 de arroz integral cozido, cebolinha picada, um pouco de alho-poró picado, 300 gramas de tofu firme cortado em cubos, óleo de canola (pra fritar), sal, molho de soja, gergelim preto torrado, tempero chinês em pó (5-spices) e coentro em pó. Rende 2 porções. Você pode adicionar os ingredientes que quiser e os temperos que preferir. Esse prato é ótimo pra quando se quer "limpar" a geladeira.
Leve uma frigideira grande ou panela wok ao fogo alto e espere-a esquentar bem, antes de colocar o óleo (1 colher de sopa) pra fritar. Adicione a cebolinha e o alho-poró. Deixe fritar por 1 minuto enquanto mexe. Acrescente o tofu e vá mexendo tudo enquanto ele doura. Agora adicione o arroz e o resto dos ingredientes e de novo, vá mexendo tudo -- uns 3 ou 4 minutos. Se perceber que está muito seco, pode acrescentar um pouquinho de água, mas bem pouco. Quando estiver tudo dourado, é hora de tirar do fogo e servir.

Esse prato oriental é um ótimo exemplo de como é fácil e barato preparar comida vegana.
Comentário: Costumo fazer, mas reduzindo bastante a quantidade de tofu, uso em torno de 100g ou 25g de tofu defumado. Aproveito tudo que estiver sobrando e puder ser refogado com o arroz, depois de cortado em pedacinhos ou tiras. Não uso o tempero chinês, nunca vi para vender e não sei a proporção de cada um dos seus cinco ingredientes - pimenta, canela, erva-doce, anis e cravo. Uso a pimenta, cominho e coentro, shoyo e gergelim. Depois de pronto, acrescento a cebolinha fresca picadinha, gersal, castanha de caju ou do pará trituradas e sementes de girassol torradas (o que tiver, muitas vezes vai apenas gersal e a cebolinha). Esse Yakimeshi funciona para mim como aqueles pratos de arroz de forno que as pessoas fazem para acabar com um arroz de ontem e as porções de ingredientes que sobraram de outros pratos ou uma lata de seleta de legumes.
Quando tenho macarrão, faço o mesmo procedimento, substituindo o arroz. Meu primo gaiato chama de "Yakisobra", rss.  
Ingredientes
1 batata média cozida
1/2 cenoura cozida
suco de meio limão
1/4 de cebola
1 colher de sopa de tahine
sal a gosto
óleo ou azeite
Modo de Preparo
Bater tudo no liqüidificador e ir acrescentando o óleo/azeite aos poucos, em fio; não precisa colocar  muito pra não ficar gorduroso, só o suficiente pra ficar em ponto de pasta. Substitui muito bem a maionese tradicional em saladas e sanduíches. 
Comentário: Para aumentar o valor nutricional, junte uma colher de chá de chia hidratada em um pouquinho de água. 
Vamos conferir a tabela com frutas e hortaliças da época?
Que tal aproveitar para conferir os valores nutricionais e planejar um cardápio equilibrado? 
Cuidar da alimentação também é amar a si e à família!!!
Wow! Chegamos ao fim da "Espiadinha da Semana"!!
Tenha uma ótima semana e lembre-se:
NÓS ESTAMOS ORGULHOSAS DE VOCÊ!!!!!!
Kelly, Roseli e um tequinho da Mila

5 comentários:

AnaVal disse...

Boa Tarde querida Roseli!
Queria aproveitar para agradecer-te.
Agradeço a Deus por ter encontrado o seu blog.
Você nem imagina o quanto mudou minha vida e tem me ajudado! Se eu fosse descrever tudo, com certeza não iria caber neste comentário.
Obrigada.
Deus te abençoe

Claudiana (25/11/2010) disse...

Boa tarde, tudo bem?
Também faço parte do Blogueiras Unidas e entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
Claudiana
http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com

Femininaefashionrio disse...

Poxa! Que blog ótimo.
Preciso me organizar cada vez mais.
Um beijo
Fefa
femininaefashionrj.blogspot.com

Femininaefashionrio disse...

Poxa! Que blog ótimo.
Preciso me organizar cada vez mais.
Um beijo
Fefa
femininaefashionrj.blogspot.com

Roseli de Araujo Gomes disse...

Boa Tarde meninas!!

Ana, é muito bom saber que estou ajudando, me faz sentir ra realização de dois sonhos: casas mais harmoniosas e mulheres mais unidas...

Claudiana e Fefa, sintam-se bem-vindas ao meu cantinho, vou visitá-las e agradecer a visita...

Bjins e bom Carnaval!!

FLYRoBrasileira