segunda-feira, 5 de março de 2012

Espiadinha da Semana: Zona 02

Bem-vindos à nossa Espiadinha da Semana!
http://www.flylady.net/c/sp.php



Olá,  FLYMigas e FlyLords!!
Esse e-mail vai mostrar a vocês as missões e uma geral da semana, inclusive a Missão Mimo da Fly Dana! É um e-mail bem extenso, mas cheio de novidades e divertimentos... A FLY Lady não vai deixar de enviar os e-mails durante a semana. Para aquelas que gostam de receber cada mensagem diariamente, continuarão a recebê-los. Nós não temos controle sobre quem vai receber tal e qual e-mail. Não adianta pedir para parar de enviar alguns tipos de e-mails, isso não está sob nosso poder de decisão.

Nós enviamos as mensagens e você tem o poder de escolher o quê e como você quer ler!
Espiadinha da Semana: 04  a 10 de março de 2012

Por favor, saiba que estamos aqui para ajudá-la a sair de seu CAOS e viver em Paz.
Nós sabemos que esse Sistema pode parecer impossível por causa da quantidade de e-mails - Mas eu prometo - com o tempo como tudo acontece  junto.
Nós temos muitas pessoas que a ajudam a tirar dúvidas e a ajuda durante o processo de
 "Finalmente Amar você Mesma" (Finally Loving Yourself -FLY).
Outra forma de você aprender rapidinho é a página oficial da FLYLady (bom para treinar o Inglês): http://www.flylady.net/, lá na faixa cinza no final da página há um Link chamado FLYing Lessons: http://flylady.net/d/getting-started/flying-lessons/ 

Agora já temos em Português, não deixe de programar seu TIMER e ler um pouquinho por dia: http://flyrobrasileira.blogspot.com/2008/10/introduo-lies-sistema-fly-lady.html

Programe seu TIMER para 15minutos e dê uma olhada nessa seção. Você verá uma porção de dicas para seguir sua jornada FLY! Lembre-se, tudo em BABYSTEPS!
ARQUIVE O PERFECCIONISMO EM 2012!!!
Bom Dia FLYMigas e FLYLords!!

Novo Hábito para o Mês de Março de 2012  - Vestir-se completamente, inclusive  calçados de amarrar !!!!

Amigas e amigos, amem-se e dediquem algum tempo para voar nestes novos hábitos!

Continuem trabalhando em pequenos processos de DECLUTTER em cada Zona, assim você fica com seu lar com menos "CLUTTER" e assim a casa fica mais fácil de colocar em Ordem!! 

Nessa Semana passaremos pela:
Zona 02 - Nossas Cozinhas e Área de Churrasco!!!
Aqui, como aprofundar a limpeza na Zona da semana: Lista de Limpeza Detalhada Zona 02

Zona 01 - 01 a 03 de março 
Zona 02 - 04 a 10 de março - Cozinha e Área de Churrasco
Zona 03 – 11 a 17 de março
Zona 04 – 18 a 24 de março

Zona 05 - 25 a 31 de março 



 #Dica para iniciantes #
 Como fazer a espiadinha!

A  Espiadinha da semana é uma lista de  5 tarefas (uma para cada dia da semana) que a FlyLady nos sugere para fazermos no cômodo da semana. Elas ajudam a dar uma aprofundada na limpeza daquele cômodo e também a mantê-lo em ordem.

Nesta semana o Cômodo é A COZINHA, então cada dia separe uns 15 minutinhos (no máximo) para fazer as missões! Lembre-se: A FlyLady sugere que se você ainda não fez os 31 BabySteps, vá até eles primeiro e depois você estará  devidamente preparada para as missões da Semana!


Segunda-feira:
Chegou a hora de cuidar das bancadas! Sua missão para hoje é limpar essas bancadas. Não apenas passar um paninho do jeito que fazemos normalmente após o jantar. Passe um pano com água morna e o seu produto de limpeza favorito. Mas olhe, é muito fácil transformar esta missão numa coisa difícil, mas você pode facilitar se fizer devagar e com calma! NÃO TIRE TUDO DE CIMA DE TODAS AS BANCADAS DE UMA SÓ VEZ!!! Eu juro que você vai se desviar do objetivo. Você deve mover apenas a torradeira (ou cafeteira, seja lá o que for que você tem em cima da bancada, isto é apenas um exemplo!) para o lado e então limpar embaixo dela, então mova de volta e faça o mesmo para tudo o que houver em cima das bancadas. Nós não estamos numa maratona de limpeza da cozinha aqui, estamos apenas limpando as migalhas, farelos e pequenos lixos que se acumulam embaixo das coisas e nos cantinhos.
Divirta-se! Não seja perfeccionista! Aproveite!
Kelly/Rô
Terça-feira:
Sua missão hoje é o DECLUTTER da sua gaveta ou armário de potes plásticos. Nós todas temos esses potes! Você tem tampas sobrando? Mais potes que tampas? Potes manchados, rachados ou derretidos? Nós precisamos mesmo falar sobre aqueles potes velhos de margarina, de sorvete e de maionese???
É hora de jogar este CLUTTER no lixo. Não estamos sugerindo que não possamos guardar algum pote, estou dizendo para você se livrar dos que estão sem tampa, manchados e esses que ficam sempre lá atrás, pois não é um tamanho que funcione para você e sua família. Eu não sei o número de potes necessários, isso é uma escolha pessoal que pode ser feita a partir da sua rotina na cozinha, pelo que você conserva em sua geladeira/freezer e pelo tamanho de sua família. Sei apenas que se não usamos estes potes nos últimos 6 meses, realmente é hora de nos livrar deles!
Com amor,
Kelly/Rô
Quarta-feira:
Vamos dar uma olhada nos eletrodomésticos pequenos hoje. A torradeira, a cafeteira, o microondas, etc., aqueles aparelhos que usamos com mais frequência.
Quando foi a última vez que você limpou a torradeira, abriu o fundo e tirou as migalhas? Como está sua cafeteira? Ela era branca, mas está marrom? E a parte de fora do microondas? E por dentro, está mofado? Limpe tudo e faça-os brilhar. Não estou dizendo para tirar do fundo do armário cada aparelhinho que tem e limpar todos, apenas limpe as marcas de dedo, pó, pedaços de comida seca e gordura dos itens que você usa com frequência. Retire os aparelhos da tomada antes de limpar! Programe seu TIMER para 15 minutos!
Com amor,
Kelly/Rô
Quinta-feira:
Hoje a missão envolve escova de dente velha e creme hidratante! Sim, você adivinhou! Pegue uma daquelas escovas de dente velha e um bom produto de limpeza e esfregue as torneiras da pia da cozinha! É incrível quanto limo pode sair das partes escondidas. Brilhamos nossas Pias todos os dias, mas hoje nós vamos fazer as torneiras brilharem também! Não precisa desmontar a torneira, mas pode aproveitar e trocar a borrachinha se a torneira estiver pingando! Enquanto você faz essa missão, pegue a escova de dente com sabão e esfregue esses anéis que você está usando, faça-os brilhar também! E para que serve o creme hidratante? Para o cotovelo.... se você se apoiou na pia com os cotovelos vai querer dar um trato neles depois! Não leva muito tempo. Programe seu TIMER para 5 minutos e vá.
Divirta-se!
Kelly/Rô
Sexta-feira:
Hoje é o nosso último dia na Zona 02 - nossa Cozinha!
Hoje vamos limpar os armários suspensos e paneleiros da cozinha, ficaremos surpresa com a diferença que faz ter esses móveis limpos e brilhantes. Não existe um jeito certo de fazer isso, depende do material do revestimento, mas no geral um pano úmido com detergente neutro resolve bem, mas você pode usar outro produto de limpeza. Aproveite e limpe as bancadas, se ainda não fez isso.
Com carinho,
Kelly/Rô
Missão Extra, faça em qualquer  dia:
Vamos praticar o DECLUTTER das portas e laterais de nossas geladeiras e freezer.  Isto significa retirar todos os menus, calendários, horário da academia, cartas do último ano de escola, avisos antigos e até mesmo aqueles imãs velhos ou quebrados..  Tire-os de lá!!!
Você ficará espantada com o quanto irá querer jogar fora quando olhar como sua geladeira parece maior sem todo esse "material" sobre ela. Pegue também um espanador e tire a poeira do alto de sua geladeira. Eu tenho certeza que isto é algo que nós temos que ser lembradas para executar.  Em 10 minutos faça um "exame" sobre todo o material retirado da porta e de cima da geladeira e jogue fora o que achar que está velho ou sem utilidade, limpe então a parte dianteira e em cima da sua geladeira. Tire toda a poeira/sujeira e gordura que se esconderam lá enquanto não estava olhando! Um membro americano mandou um e-mail para a FLYLADY na última vez que ela mandou essa missão e deu uma ótima idéia a ela: a pessoa coloca plástico filme (PVC) em cima da geladeira. Ninguém vê, mas quando está sujo, empoeirado e engordurado é só amassar e jogar no lixo, e colocar outro filme plástico novo e limpinho no lugar! Eu adoro esses truques espertos!!
Missão Mimo Semanal
Marque um Compromisso Diário com Você Mesma: A FLY Dana nos sugere uma Missão Mimo Semanal, mas é para ser realizada todos os dias, pois merecemos o Mimo SEMPRE!!!!
Link: http://www.flylady.net/d/taking-care-of-you/danas-weekly-pampering-mission/
Missão Mimo para esta Semana:

Queridas amigas e queridos amigos,

Um aspecto da aparência pessoal que é  muitas vezes esquecido é manter as cutículas com bom aspecto. Mesmo que tenhamos o hábito de aplicar rapidamente uma base ou esmalte para as unhas, que muitas vezes não amolecemos bem  as cutículas em nosso esforço para fazer s unhas rapidamente. Em pouco tempo,  as cutículas tornam-se grossas,  endurecidas e sem um pingo de graça.

Para cuidar das minhas cutículas, eu gosto de fazer uma massagem esfoliante de açúcar em toda a mão. Uma mistura de açúcar e sabonete líquido vai funcionar bem, mas para  ter um grau de umidade extra, use azeite em vez de sabão para as massagens. Enxague bem e retire esta mistura e, em seguida, use um pauzinho de laranjeira para empurrar cuidadosamente as suas  cutículas para trás. Evite cortar as cutículas, se possível, porque cutículas intactas formam uma barreira que protege as unhas e pele contra infecções. Termine o polimento ou desbaste as unhas, da forma que gostar;  em seguida, aplique um hidratante para as cutículas e as mãos. Para um tratamento extra, cubra as mãos com luvas ou meias para permitir que o calor do corpo otimize a ação do seu hidratante enquanto você dorme. Durante o dia, você pode usar luvas de limpeza para dar às mãos um tratamento de spa enquanto lava pratos ou realiza tarefas de limpeza.

Cremes comerciais para amolecimento das cutículas vai ajudar a mantê-las em boas condições por mais tempo. Você pode manter alguns por sua cabeceira ou em sua bolsa para tornar as aplicações mais convenientes, basta ter cuidado para manter afastado de crianças e animais domésticos, se o produto que você escolher tiver produtos químicos em sua uma fórmula. Azeite funciona muito bem!

Abençoe as mãos que você usa para abençoar os outros!  Valorize-se, cuidar de si  vale a pena!
Com carinho,
Fly Dana/Mila
Sugestões para o cardápio semanal


 As sugestões desta semana são do Programa de Reeducação Alimentar e foram elaboradas pela Nutricionista Camilla M. Centurion. O link é
 SEGUNDA-FEIRA
ALMOÇO
Arroz integral
Feijão
Coxa/sobrecoxa de frango assadas (sem pele)
Quiabo cozido
Salada de rúcula com maçã (com casca)
JANTAR
Arroz
1 grelhado 
Salada variada
TERÇA-FEIRA
ALMOÇO
Arroz 
Feijão
Bife de lagarto grelhado
Couve refogada
Salada de folhas verde
JANTAR
Salsicha light
Salada alemã*
QUARTA-FEIRA
ALMOÇO
Arroz integral
Feijão
Filé de frango recheado*
Milho verde refogado com tomate picadinho
Salada de acelga com tomate
JANTAR
Pão de fôrma light 
Rosbife*
QUINTA-FEIRA
ALMOÇO
Arroz
Feijão
Frango Assado
Vagem refogada
Saladão folhas verdes
JANTAR
Pizza crock 
Frios magros (1 fatia de cada)
Requeijão light
Ervilha fresca, cozida

SEXTA-FEIRA
ALMOÇO
Arroz integral
Salada quente de grão de bico*
Peixe grelhado
JANTAR
Arroz
Suflê de palmito*
Carne moída refogada com cebola
*RECEITAS:
 Salada nas Abobrinhas (4 porções de 50 calorias)
Ingredientes 

2 abobrinhas médias 
½ xícara (chá) de palmitos picados 
1 tomate pequeno em cubos 
1 colher (sopa) de alcaparras 
1 colher (sopa) de salsa picada 
1 colher (sopa) de manjericão picado 
2 colheres (chá) de azeite 
2 colheres (sopa) de vinho branco 
4 xícaras (chá) de escarola crua picada

Preparo
Corte as abobrinhas ao meio, no sentido do comprimento e coloque em uma panela com meia xícara (chá) de água. Tampe e cozinhe por cerca de 10 minutos ou até amaciar. Reserve. Misture o palmito, o tomate e as alcaparras. Misture o restante dos ingredientes. Retire as sementes do meio das abobrinhas e coloque a mistura de vegetais. Regue com o tempero e sirva fria sobre a escarola picada
 Sopa de Capeleti (6 porções de 225 calorias)
Ingredientes

2 litros de água 
2 tabletes de caldo de galinha 
400 gr de capeletti ( frango ou carne )
1 unidade de cebola pequena
1 unidade de cenoura média
1 unidade de talo de salsão picado


Preparo


Em uma panela grande, coloque a água, a cebola, a cenoura e o salsão, e tempere com os caldos de galinha. 
misture bem e deixe cozinhar, em fogo alto, com a panela semi-tampada, por 20 minutos após o início da fervura. 
espere amornar, transfira para o copo do liqüidificador e bata até que fique homogêneo. volte à panela e leve novamente para cozinhar em fogo alto. ao abrir fervura, junte o capeletti e cozinhe, com a panela semi-tampada, por 10 minutos, ou até que a massa esteja al dente. retire do fogo e sirva em seguida.

Peixinho oculto (4 porções de 110 calorias)
Ingredientes 

400 g de badejo em filés
suco de limão
1 colher (chá) de sal 
2 dentes de alho amassados 
a parte branca de 1 alho poró em rodelas 
1 pimentão vermelho em cubinhos 
1 pimentão amarelo em cubinhos 
2 colheres (sopa) de suco de tomate 
1 colher (sopa) de azeite

Preparo
Tempere o badejo com o suco de limão, o sal e o alho amassado. Coloque em um refratário. Misture o alho poró e os pimentões e coloque sobre o peixe. Regue com o azeite e leve ao forno médio (180ºC), por cerca de 20 minutos.

Carne de panela de pressão (8 porções de 140 calorias)

Ingredientes
1kg de carne (acém, patinho, coxão mole ou duro)
6 cebolas grandes cortadas em rodelas 
sal a gosto

Preparo

Forrar o fundo da panela de pressão com metade das cebolas temperadas com sal, adicionar a carne, por cima desfazer outro cubo de caldo de carne, cobrir a carne com o restante das cebolas e desfazer o outro cubo por cimas das cebolas. Fechar a panela de pressão, sem adicionar água, deixar mais ou menos uns 25 minutos, abrir a panela, verificar se a carne está mole, senão deixar mais uns 10 minutos. Está pronta uma carne saborosa, prática e rápida de fazer.
Rosbife (16 porções de 220 calorias)
Ingredientes

2 kg de picanha ou lagarto
1 colher de chá de tomilho 
1/4 de colher de chá de pimenta-do-reino 
água 
1/4 de xícara de chá de farinha de trigo 
1/4 de colher de chá de sal 
1 xícara de chá de leite



Preparo 
Esfregue a carne com o tomilho e a pimenta. Coloque-a em uma assadeira. Asse-a por 1 hora e 45 minutos a 2 horas, até que fique rosada ou no ponto desejado. Calcule cerca de 25 minutos para cada 1/2 quilo. Quando estiver pronta, coloque-a numa travessa aquecida ou tábua de carne. Deixe-a descansar por 10 minutos, o que facilitará o corte. Enquanto isso, prepare o molho: coe o caldo da assadeira e leve-o à geladeira. Coloque 1/4 de xícara (chá) de água na assadeira e mexa para que os resíduos dourados se soltem do fundo. Reserve. Pegue o caldo da geladeira e retire a gordura que se formou na superfície. Coloque-a em uma panelinha e derreta. Meça 1/4 de xícara (chá) e elimine a gordura restante. Junte o caldo a assadeira e adicione mais água, se necessário, para obter 1 xícara (chá). Coloque a gordura na panelinha e leve ao fogo. Assim que estiver quente, em fogo médio, junte a farinha e o sal, mexendo bem. Aos poucos, acrescente o leite e o caldo. Cozinhe mexendo sempre, até engrossar e ferver. Ferva por 1 minuto. Despeje o molho em uma molheira. Sirva a carne.
 Salada quente de grão-de-bico (5 porções de 230 calorias)
Ingredientes

sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite 
1 xícara (chá) de vinagre de maçã 
2 colheres (sopa) de tomate seco picado
1 xícara (chá) de grão-de-bico

Preparo
Lave o grão-de-bico, coloque-o em uma panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos, ou até ficar macio. Retire, escorra a água e transfira-o para uma panela. Acrescente o tomate seco, o vinagre, o azeite e o sal. Misture e leve ao fogo por 3 minutos, apenas para aquecer a mistura. Retire do fogo e sirva a salada ainda quente.



Suflê de palmito

Ingredientes
1 colher (sobremesa) de margarina 
1 cebola média picada
1 vidro de palmito cortado em cubos
4 dentes de alho espremidos
2 tomates sem sementes, cortados em cubos
1 colher (sopa) de óleo 
6 colheres (sopa) de farinha de trigo 
1 colher (sopa) de cream cheese light 
4 ovos separados
1 pote de iogurte natural desnatado 
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto


Preparo

Derreta a margarina e refogue a cebola, o palmito, o alho e os tomates. Tempere com sal e cheiro verde. Reserve. Em outra panela, doure, no óleo a cebola e a farinha de trigo. Retire do fogo, junte o cream cheese, as gemas ligeiramente batidas e misture. Acrescente iogurte  e mexa. Junte esta mistura ao refogado de palmito e mexa com cuidado. Tempere com sal e a pimenta. Bata as claras em neve e junte à mistura anterior. Despeje numa forma refratária e leve ao forno pré-aquecido moderado por 40 minutos.

Sugestões para Vegetarianos:
Feijão Tropeiro Vegetariano

Ingredientes
500 gr de feijão preto
250 gr de farinha de mandioca
01 xícara de PVT médio
01  maço de couve
03   bananas da terra
Preparo
Cozinhe o feijão e tempere a gosto, corte a couve e refogue a gosto, depois de ter deixado o PVT de molho se for o médio OK se for o grande corte em pedaços pequenos e frite até dourar, corte a banana em cubinhos e frite até dourar. Use óleo de girassol(preferência).
em uma panela com um pouquinho de óleo coloque a farinha ao poucos e vá mexendo, acrescente a couve aos poucos desfie, coloque o pvt e a banana, mexa para dourar um pouco a farinha, acrescente o feijão( escorra o caldo) e vá colocando até a quantidade que te satisfaça  mexendo sempre, misturou tudo, OK está pronto.
Dicas
Tempo de preparo +- 1 hora.
Rende 8 porções generosas. Caso sejam poucas pessoas diminua as quantidades, pode  ser acompanhado por arroz e salada verde.
Comentário da Mila: pode-se adicionar tofu defumado e palmito cortados em cubinhos.

Feijão Azuki com Quiabo e Abóbora
Fonte: http://michelevege.blogspot.com/2010/05/feijao-azuki-com-quiabo-e-abobora.html
Ingredientes
2 xícaras de feijão azuki
1 folha de louro
150g de abóbora descascada e picada
150g de quiabo
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho
1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre
50g de tofu defumado 
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
1 colher de chá de gengibre picado
sal
Preparo
Coloque o feijão na panela de pressão com água, o louro e o tofu defumado. Tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.
Lave, seque e corte o quiabo em rodelas. Numa frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite e refogue o alho. Junte em seguida o quiabo, o suco de limão e refogue, pingando água somente o suficiente para que fique cozido. Tempere com sal e reserve.
Refogue a cebola com as duas colheres de sopa de azeite.Tire a pressão da panela, veja se o feijão já está cozido. Acrescente a cebola bem douradinha e a abóbora. Deixe cozinhar até que a abóbora esteja macia. Tempere e junte o quiabo. 


Comentário da Mila: o feijão azuki também deve ser colocado de molho antes de cozinhar. Quando for servido, pode ser polvilhado com salsinha e cebolinha bem picadinhos.


Laranjada aromática
Fonte: http://guiadacozinha.uol.com.br/receitas/2151-Receita-de-Laranjada-aromatica
Ingredientes
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
3 cravos-da-índia
1 canela em pau
1 pedaço de gengibre de 2cm sem casca
2 litros de suco de laranja concentrado
Folhas de hortelã para decorar
Cubos de gelo para acompanhar
Preparo
Leve ao fogo a água, o açúcar e as especiarias. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos ou até formar uma calda rala. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. 
Misture ao suco de laranja, coe, distribua em copos altos e decore com folhas de hortelã. Sirva com cubos de gelo.
Dicas
Tempo  20min (+2h de geladeira)
Rende seis a sete copos 
Vamos conferir a tabela com frutas e hortaliças da época?
Que tal aproveitar para conferir os valores nutricionais e planejar um cardápio equilibrado? 
Cuidar da alimentação também é amar a si e à família!!!
Wow! Chegamos ao fim da "Espiadinha da Semana"!!
Tenha uma ótima semana e lembre-se:
NÓS ESTAMOS ORGULHOSAS DE VOCÊ!!!!!!
Kelly, Dana, Roseli e Mila

Nenhum comentário: