segunda-feira, 19 de março de 2012

Espiadinha da Semana: Zona 04

Bem-vindos à nossa Espiadinha da Semana!
http://www.flylady.net/c/sp.php
Espiadinha da Semana: 18  a 24 de março de 2012
Olá,  FLYMigas e FLYLords!!! Uma boa semana!
A Espiadinha da Semana é uma orientação da FLYLady a todos que se interessam por seu sistema de organização. É uma publicação especial, pois foca cinco missões muito rápidas em uma área do lar e são de fácil execução.  Quem é muito desorganizado se beneficia bastante com este roteiro semanal, pois, muitas vezes, não sabe nem como iniciar uma tarefa; já quem é organizado incorpora facilmente  novas rotinas à sua agenda diária.
Na versão original, a FLYLady nos orienta sobre as cinco missões, sobre o hábito que devemos desenvolver ou reforçar a cada mês e nos estimula com o mote escolhido a cada ano. Ela ainda recomenda uma agenda on-line, em inglês, que é formatada de acordo com os princípios do sistema. Está disponível aqui. Na nossa apresentação, acrescentamos a Missão Mimo Semanal da FLY Dana e dicas sobre alimentação, cardápios e tabela semanal de frutas e hortaliças. 
Amigos e amigas, estamos aqui para ajudar a cada um a sair de seu CAOS e viver em Paz. 
Em nosso grupo, Flybabies no Brasil, há muitas pessoas que os ajudam a tirar dúvidas sobre o sistema, apoiando a todos que desejem alcançar a meta e mote do sistema FLY:
 "Finalmente Amar a você Mesma(o)" (Finally Loving Yourself -FLY).
Outra forma de você aprender rapidinho é a página oficial da FLYLady (bom para treinar o Inglês): http://www.flylady.net/, lá na faixa cinza no final da página há um Link chamado FLYing Lessons: http://flylady.net/d/getting-started/flying-lessons/ 
Agora já temos em Português, não deixe de programar seu TIMER e ler um pouquinho por dia: http://flyrobrasileira.blogspot.com/2008/10/introduo-lies-sistema-fly-lady.html
Programe seu TIMER para 15minutos e dê uma olhada nessa seção. Você verá uma porção de dicas para seguir sua jornada FLY! Lembre-se, tudo em BABYSTEPS!
ARQUIVE O PERFECCIONISMO EM 2012!!!
Novo Hábito para o mês de Março de 2012  

 Vestir-se completamente, inclusive calçados de amarrar !!!!

Amigas e amigos, amem-se e dediquem algum tempo para voar nestes novos hábitos!
 Zona 01 - 01 a 03 de março 
Zona 02 - 04 a 10 de março 
Zona 03 – 11 a 17 de março
Zona 04 – 18 a 24 de março 
Zona 05 - 25 a 31 de março 
Nessa Semana passaremos pela ZONA 04:
Quarto do Casal, Banheiro do Quarto Principal, Closet
Nessa semana, trabalharemos a Zona 04  dos nossos Lares - cada Missão não leva mais do que 15 Minutos para serem efetuadas e quando vocês já eliminaram o CLUTTER (TRALHA) já podem investir na "Limpeza Detalhada da Zona 04"
Aqui, como aprofundar a limpeza na Zona da semana: Lista de Limpeza Detalhada Zona 04

Zona 4: Missão #1 segunda-feira
Hoje eu quero que você invista15 minutos na parte debaixo da sua cama. Tire este tempo para verificar o que você tem embaixo da cama, aquelas coisas que enfiou lá numa hora de pressa ou desespero de não ter onde colocar. 15 minutos podem não ser suficientes, mas por hoje apenas tente fazer algum espaço entre as coisas escondidas ali. Coisas que não deveriam estar ali. Se você não tem nada debaixo da cama, então pegue um aspirador de pó ou uma vassoura e livre-se da poeira que tem se multiplicado lá embaixo. Divirta-se com isto, apenas 15 minutos, programe seu TIMER e vá!
Com carinho,
Kelly/Rô
Zona 4: Missão #2 Terça-feira
É tempo de jogar fora algumas meias e meias-calças. Você sabe, aquela gaveta que está cheia de meia-calça velha e desfiada e meias que perderam o par, mas que você guardou sabe-se lá a razão. É tempo de jogar fora. Seja boa com você mesma e livre-se dessas coisas que ficam entulhando o seu quarto. Escondido numa gaveta ou não, ainda é CLUTTER. Invista 15 minutos e jogue fora! TOSS TOSS TOSS!!!
Missão Bônus - Declutter: Veja a pilha que está em cima da cômoda. Isso vai se tornar um hotspot, se não cuidar disso logo. Ajuste o TIMER em 5 minutos - eu aposto que você pode se livrar de tudo antes dos cinco minutos.
Com carinho,
Kelly/Rô
Zona 4: Missão #3 Quarta-feira
Hoje é o dia que você conseguiu uma missão realmente curta. A única coisa que você tem a fazer é pegar seu espanador de pó ou o pano e tirar o pó dos batentes de porta e janelas. Eu sou baixinha e não consigo enxergar estas áreas, então tenho a tendência de esquecê-las. Pegue o espanador ou o pano e passe pelos batentes e esquadrias das janelas. Dê uma boa passada pelas dobradiças, elas parecem fazer coleção de poeira também. Isto é rápido e faz uma boa diferença.
Missão Bônus - Declutter: Ajuste o TIMER em 5 minutos e  descarte adequadamente 27 itens, fazendo a dancinha do fling boogie em seu quarto (jogar rapidamente 27 itens fora, enviar para reciclagem  ou separar para doação, conforme o estado e utilidade de cada item).
Com carinho,
Kelly/Rô

Zona 4: Missão #4 Quinta-feira
Hoje, verifique o HOTSPOT que pode estar "queimando" em cima da sua mesinha de cabeceira. Comece rápido antes que se transforme em um grande incêndio! Invista alguns minutos hoje para arrumar em cima da sua mesinha de cabeceira. Divirta-se, isto não é um trabalho desagradável, é Abençoar seu Lar.
Missão Bônus - Declutter: Livre-se de 5 peças de roupa em seu quarto que você não usa mais. Estou dando um desconto, não peço que descarte 27 peças, comece com apenas 5.   
Com carinho,
Kelly/Rô
Zona 4: Missão #5 Sexta-feira
Hoje é o último dia no quarto principal. 
Invista 15 minutos para fazer o DECLUTTER em sua cômoda. Pegue as coisas que você colocou lá em cima para guardar depois. Depois é agora. Programe seu tempo para cuidar disso, realmente fará uma grande diferença.
Missão Declutter Bônus:  Escolha entre separar outras 5 peças de roupa que estão sobrando em seu armário ou  arrumar o cesto de roupas lavadas.
Com carinho,
Kelly/Rô
Missão Mimo Semanal
Marque um compromisso diário consigo, você merece amar e ser amada:
A FLY Dana nos sugere uma Missão Mimo Semanal, mas é para ser usada todos os Dias, pois merecemos o Mimo SEMPRE!!!! http://www.flylady.net/d/taking-care-of-you/ e http://www.flylady.net/d/taking-care-of-you/danas-weekly-pampering-mission/
Nesta semana, a Fly Dana nos oferece uma dica que não é acessível a todos, mas é sensacional para quem pode desfrutar de uma banheira. Parece até que ela andou se inspirando no blog da Rô, que andou comentando sobre banhos e banheiras durante a semana, rs!  Quem não tem banheira, pode buscar inspiração neste post da Rô: http://www.flyrobrasileira.blogspot.com.br/2012/03/dia-75-inspire-se.html.  
Vamos à Missão Mimo da semana, lembrando que a temperatura está baixa na região que a Fly Dana vive e que secadoras de roupas são muito comuns lá:
Caros amigos e caras amigas,
Uma das minhas missões mimos favoritas e mais relaxantes  é desfrutar de um bom tempo mergulhada num banho quente .... É necessário um pouco de preparação e estar disposta para alguma despesa. A fechadura da porta do banheiro garante que  vou desfrutar de alguns momentos de privacidade. Trinta minutos de puro deleite por apenas algumas moedas! O que poderia ser melhor?
Para realmente tornar  o  banho um acontecimento digno de um  mimo, assegure de ter tempo para acender algumas velas, selecionar e tocar  um pouco de música suave e encher a banheira com água morna com "toneladas" de  espuma. Use seus sais e cremes especiais, você merece! Ao final, envolva-se num roupão macio e perfumado, peça a alguma alma caridosa para  lhe trazer uma toalha morna ou robe diretamente da secadora  para cobrir o corpo, se o temperatura já estiver muito baixa em sua região. Se  estiver só em casa, programe o tempo de seu banho de espuma coincidindo com o término do processamento de  uma carga de toalhas na lavadora/secadora de roupas. Assim, quando estiver terminando, você terá completado uma tarefa e mimado-se ao mesmo tempo!
Chuveiradas poupam nosso tempo, mas, de vez em quando, tente alternar com banhos em banheira,  permitindo-se um mimo extra. Você vale alguns minutos a mais investidos no relaxamento!
Com carinho,
FlyLady Dana/Mila
Abaixo, as dicas para um bom banho relaxante, adaptado do blog Coisa Nossa  http://blogcoisanossa.wordpress.com/2010/04/16/aromas-para-um-bom-banho/ :
Aromas para um bom banho!
210

Algumas informações interessantes mudaram meus conceitos sobre o uso de aromas para o nosso cotidiano:

"Em 1950, a cosmetóloga Marguerite Mauri foi a primeira a observar a eficácia dos óleos essenciais no sistema nervoso central, utilizando os óleos essenciais mesclados ao óleo carreador. Reneé Maurice Gatefossé foi quem introduziu a palavra aromaterapia em nossos vocabulários quando comprovou a eficácia da composição química natural dos óleos essenciais, após um acidente no laboratório. Gatefossé queimou a mão e mergulhou-a em um recipiente contendo óleo de lavanda e percebeu que esta não apresentou bolhas ou marcas de queimaduras.
As moléculas aromáticas flutuam até a câmara olfativa situada na parte mais alta do nariz, atrás da região entre as duas sobrancelhas; entram em contato com os receptores presentes no epitélio olfativo, que conduzem então estas informações ao cérebro, para o sistema límbico (tálamo, hipotálamo), que é a área dos sentimentos, memórias, reações aprendidas e arquivadas na forma de emoções. De uma forma sutil, os aromas afetam os sentimentos, relaxando ou revigorando, excitando ou ajudando a afastar o estresse. Trabalhos científicos sérios indicam que alguns aromas desencadeiam relaxamento e outros aumentam a concentração". (1)
Gostei E depois, uma palavra me chamou a atenção: relaxamento…. nada mais apropriado para uma sexta-feira do que falar sobre isso! Então, pensando nele e  em aromas, fui atrás de receitas de banho relaxante para fazer em casa, e no começo pensei que só fosse encontrar receitas para banho de banheira, mas logo percebi que quem não tem banheira em casa, como eu por exemplo, também pode tomar um super banho relaxante com sais e tudo o que se tem direito!
A revista Saúde, da Editora Abril, deu uma boa dica relaxante que serve tanto para banheira quanto para o chuveiro:"enriqueça a  água da banheira com algumas gotas de óleo de eucalipto e uma xícara de leite. Se você não tem banheira em casa, tudo bem. Espalhe a essência no corpo inteiro após a chuveirada e o resultado será o mesmo".  (2)
Outra dica que eu achei sensacional para um banho relaxante no chuveiro de casa: fazer um saquinho com sais de banho, ervas e flores e "vestir" o chuveiro; assim, conforme a água do chuveiro passa pelo saquinho, ela vai levando o perfume e as propriedades relaxantes do seu conteúdo! (3)
Para preparar seu saquinho você vai precisar de:
  • 30cm² de TNT (Tecido não tecido)
  • 1 cordão comprido (O suficiente para dar duas voltas no seu chuveiro)
  • Sais de banho
  • Flores da sua preferência
  • Ervas da sua preferência
Modo de Fazer:
Coloque os sais as flores e ervas no centro do tecido e formando um trouxinha amarre com o cordão no chuveiro. Tome seu banho relaxante e depois é só descartar o saquinho.
Depois, surgiu a dúvida: esta receita fala "ervas da sua preferência". Pois bem, sou leiga no assunto, algo me diz que não dá certo colocar tomilho e cheiro verde neste saquinho, mas não sabia exatamente o que colocar.
Imaginando que você pudesse ter a mesma dúvida, fui atrás da resposta e encontrei alguns principais:

Óleos essenciais/ervas revigorantesÓleos essenciais/ervas relaxantes
CedroAlfazema
SândaloLavanda
Pau-rosaLaranja
Petit grain (não me pergunte) Malva
AlecrimCamomila
TangerinaEucalipto
Capim-limãoErva-doce

Mais dicas para fazer um banho relaxante caseiro:
Utilizando óleos essenciais: quando for tomar banho de chuveiro, misture quatro gotas do óleo essencial escolhido com duas colheres de sopa (cerca de 20 ml) de óleo de semente de uva ou de amêndoas doces. Depois é só colocar esta mistura em uma esponja e espalhar diretamente no corpo. Se for usar a banheira, coloque 10 gotas de óleo essencial para cada colher de sopa de óleo vegetal e misturar esta concentração diretamente na água. Não utilize o óleo essencial puro, já que sua alta concentração pode causar irritação à pele.
Utilizando ervas naturaisfaça uma infusão com plantas para relaxar: ferva água (cerca de 1 litro), coloque a erva escolhida (cerca de 40g) e deixe tampada a mistura por cerca de 15 minutos. Depois é só coar e colocar na banheira ou jogar diretamente no corpo antes de desligar o chuveiro.
Atenção! É fundamental é usar no máximo 4 óleos essenciais em uma mistura, sempre em conjunto com um óleo vegetal (como de amêndoa ou semente de uva).
Obs: alguns conceitos importantes:
  • Óleos essenciais: aromas destilados retirados da natureza, agem terapeuticamente porque desempenham uma função na memória olfativa da pessoa. Não podem ser aplicados diretamente na pele.
  • Óleos vegetais: chamados de carreadores, são condutores dos óleos essenciais, usados para diluí-los. "Às vezes, uma gota de óleo essencial equivale a 30 gramas de determinada planta. O óleo vegetal é usado para dispersar esse conteúdo. Os exemplos mais comuns são o de semente de uva e o óleo de amêndoas doces.
  • Essências sintéticas: imitam os aromas produzidos pela natureza e, por esse motivo, podem causar bem-estar, mas não servem como tratamento a longo prazo.
Fontes consultadas:
(1)   Aromas: Quais os seus mistérios? Disponível em: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/alternative-medicine/1710866-aromas-quais-os-seus-mist%C3%A9rios/. Acessado em 14 de abril de 2010.
(2)   Banho relaxante. Saúde é vital, Ed. Abril. Disponível em:http://saude.abril.com.br/edicoes/0274/bem_estar/conteudo_139127.shtml. Acessado em 14 de abril de 2010.
(3)   Banho relaxante caseiro: receitas de beleza. Toda perfeita (blog). Disponível emhttp://todaperfeita.com.br/banho-relaxante-caseiro-receitas-de-beleza/.  Acessado em 14 de abril de 2010.
Missões Mimo tornam cada dia especial!
 Dicas para o cardápio semanal:
Adaptação de matéria publicada no site BemStar
Segunda-feira
Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de agrião e mini cenouras
1 filé médio (110 g) de peito de frango ao forno
3 col. (sopa) de arroz branco ou 2 ½ integral
1 xíc. (chá) de couve-flor ao vapor
1 pêra
Jantar
1 prato (sobremesa) de salada de palmito e alface americana
2 almôndegas médias (50 g cada) ao sugo
2 col. (sopa) de milho cozido
2 1/2 col. (sopa) de arroz integral
1 xíc. (chá) de salada de frutas
Terça-feira
Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de alface crespa e cenoura ralada
1 fatia média de carne cozida
3 col. (sopa) de creme de milho
2 col. (sopa) de arroz
1 laranja)
Jantar
1 prato (sobremesa) de salada de acelga e beterraba cozida
2 conchas (120 g) de estrogonofe de frango
2 col. (sopa) de arroz
2 pêssegos
Quarta-feira


Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de acelga com ½ pepino e
1 tomate fatiado
1 filé médio (120 g) de peixe grelhado
1 batata assada com azeite
3 col. (sobremesa) de couve refogada
1 fatia média de melão
Jantar
1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes com berinjela
1 filé médio (120 g) de peito de frango cozido sem pele
3 col. (sopa) de vagem e cenoura refogadas
3 col. (sopa) de arroz branco
1 laranja

Quinta-feira

Almoço


1 prato (sobremesa) de salada de rúcula com tomate cereja
Clara de ovo cozida (1 ovo)
3 col. (sopa) de arroz
2 col. (sopa) de feijão
Jantar
1 prato (sobremesa) de salada de tomate com alface americana
1 xíc. (chá) de macarrão cozido com 2/3 de xíc. (chá) de legumes refogados
1 goiaba
Sexta-feira
Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de alface com mussarela 
4 fatias de carpatio ou 2 de presunto magro
1 col. (sopa) de arroz
3 col. (sopa) de purê de cenoura
1 figo
Jantar
1 prato (sobremesa) de legumes no vapor
1 filé médio (120 g) de frango grelhado
2 col. (sopa) de arroz
½ papaia
Sábado

Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de legumes
2 conchas (120 g) de nhoque à bolonhesa
1 xíc. (chá) de salada de frutas


Jantar
1 prato (sobremesa) de salada à vinagrete
1 posta média (120 g) de peixe assado
3 col. (sopa) de arroz
3 col. (sopa) de espinafre cozido
1 pera
Sugestões para vegetarianos:
Amigas e amigos, a primeira receita é de estrogonofe de PVS, fiz para o almoço de hoje, a pedido de um primo que veio me visitar:
Stroganoff de soja 
Ingredientes
2 xícaras proteína de soja grossa
1 lata de molho de tomate temperado
1 caixinha ou vidro de leite de coco
1 vidrinho de mini champignon
2 colheres sopa de ketchup
2 colheres de sopa de mostarda
cebola picada a gosto
suco de meio limão
sal a gosto
Modo de preparo
Coloque as duas xícaras de proteína de soja em uma panela, sem óleo, para torrar, quando elas começarem a ficar douradinhas, com alguns pontos mais queimadinhas, retire e coloque em uma vasilha com no mínimo 4 xícaras de água e suco de meio limão.
Esqueça ela aí enquanto pica a cebola e separa o resto dos ingredientes.Quando estiver macia, escorra a água e esprema com as mãos ou com um espremedor de batatas.Corte cada bolinha da soja em dois, com as mãos ou com a faca.
Em uma panela aquecida, coloque azeite e deixe esquentar para quando jogar a cebola fazer aquele "tchiiii…", ouvi dizer que assim fica mais saboroso pois frita a cebola no azeite e não cozinha ela.Junte a soja, cozinhe um pouco e coloque o molho de tomate, deixe por um tempinho para que a soja pegue o sabor do molho.
Agora é só misturar o ketchup,a mostarda, champignon, sal, leite de coco e saborear!!Sempre experimentem para ver se esta do gosto de vocês, se não falta mais mostarda ou sal.
OBS: Ao invés do leite de coco, pode-se usar creme de leite de soja, todo mundo aqui adora leite de coco, então o meu fica assim mesmo.
Adaptações que fiz para preparar o estrogonofe:
Não gosto muito do sabor residual da proteína texturizada de soja (PTS), mas aprendi um dica ótima: hidratar por alguns minutos, espremer bem e tornar a hidratar, repetindo até que não saia mais uma água amarelada e não tenha cheiro de óleo de soja.
Depois,  deixei secar bem, de um dia para outro, na geladeira. Pela manhã, coloquei os pedaços numa vinha d'alhos feita com alho, pimenta,  louro, molho inglês e vinagre de maçã. Deixei em repouso por umas três a quatro horas e depois coloquei para cozinhar na panela de pressão, juntando um pouco de água e a vinha d'alhos. Deixei por meia hora e escorri bem, ficou com um gosto ótimo. 
Cortei cada pedaço de PTS em camas finas e reservei.
Segui a receita acima a partir do refogado da cebola, juntei um pouco de alho poró, gengibre ralado  e curry (uma pitadinha) e refoguei junto a PTS reservada. Usei só uma colher de chá de mostarda e um pouquinho de noz moscada.
Não usei leite de coco, mas uma caixinha de leite de soja Naturis (da Batavo)
Servi com arroz, salada de alface e rúcula e batata palha. Para quem quisesse: gersal, salsinha e cebolinha picadinhas, azeitonas fatiadas e cenoura ralada.
Arroz Integral na Panela de Pressão
Apesar de ser muito mais nutritivo, muitas pessoas deixam de consumir o arroz integral por causa do preparo. Aproveitando que o tema "preparo em panela de pressão" foi retomado em nosso grupo, aproveito para compartilhar um receita que dá certo:
Ingredientes
• 1 xíc. (chá) de arroz integral 
• 1 col. (sopa) de óleo 
• Sal moído a gosto 
• ½ cebola picada 
• 3 xíc. (chá) de água quente
Modo de preparo
Selecione e lave o arroz. Na panela de pressão destampada, toste o arroz sozinho até ficar bem seco. Adicione o óleo, o sal, a cebola, a água e cozinhe por 20 minutos em fogo médio depois que a válvula começar a chiar. Desligue o fogo, mantenha a panela fechada por 10 minutos e sirva com um fio de azeite.
É possível juntar ervilhas, milho ou cenoura picadinha, após 12 a 15 minutos do cozimento a pressão ter começado (chiado da panela). Um outro truque saboroso é juntar talos de salsinha ou agrião (sem as folhas) bem picadinhos no início do cozimento, colocar pouquíssimo ou nenhum sal e polvilhar gersal na hora de servir.
Vamos conferir a tabela com frutas e hortaliças da época? 
Que tal aproveitar para conferir os valores nutricionais e planejar um cardápio equilibrado? 
Cuidar da alimentação também é amar a si e à família!!!
Chegamos ao fim da "Espiadinha da Semana"!!
Tenha uma ótima semana e lembre-se:
NÓS ESTAMOS ORGULHOSAS DE VOCÊ!!!!!!!!!!!!!!
Kelly/Dana/Rô/Mila

Um comentário:

Luma Rosa disse...

Melhor eleger prioridades e evitar o consumismo. Se você não usa algo a mais de 6 meses, melhor desfazer-se dela. Coisas acumuladas é poeira acumulada, mais coisas para limpar. Casa com bibelos, jamais!! Boa sorte em sua organização!! Beijus,