terça-feira, 29 de maio de 2012

Espiadinha Zona 05 e Zona 01

193
Bem-vindos à nossa 
Espiadinha da semana
28 a 31 de maio de 2012
e 1º de Junho
 
Amigos e amigas,
Ninguém consegue viver bem se a bagunça estiver fora de controle. Podemos fazer alguma coisa para melhorar nossas vidas, todos os dias! Queremos ajudar a cada um a sair de seu CAOS e alcançar um pouco de paz.

A Espiadinha da Semana é uma agenda do sistema FLYLady com um lema anual de incentivo à organização, um hábito saudável para ser desenvolvido a cada mês e cinco missões muito fáceis e rápidas para serem feitas em uma área do lar, durante cada semana. 

Os  desorganizados ganham um roteiro semanal para iniciar um processo de organização a longo, médio e curto prazo. Os mais organizados podem juntar novas rotinas à sua agenda diária. 
Em nosso grupo, o  Flybabies no Brasil, uma turma animada apóia quem deseja alcançar a meta FLY:  Finally Loving Yourself - FLY, traduzindo "Finalmente Amar a Você Mesma(o)".
Para aprender rapidinho e ainda treinar o Inglês, visite a página oficial da FLYLady.  Para conhecer os fundamentos, leia as FLYing Lessons.
Prefere ler em Português? Leia um pouquinho por dia, programando um timer por 15 minutos, no blog da Fly Rô BrasileiraVocê verá uma porção de dicas para seguir sua jornada FLY, com um toque bem brasileiro!
Quer iniciar o sistema FLY? Não é preciso se cansar muito, basta avançar em pequenos passos. O segredo é aprender a  sair do CAOS como os bebezinhos aprendem a caminhar, em passinhos bem curtos - Babysteps - engatinhando, caindo, levantando, ousando, avançando um passinho, caindo novamente e levantando a cada queda, procurando apoio, até conseguir andar com passos firmes e com um jeitinho próprio.


Missão Hábito do Mês - Dicas para desenvolver atitudes saudáveis                                                                                                
A aquisição de um novo hábito começa a mostrar efeitos em cerca de quatro semanas, assim a FLYLady nos orienta a adoção de algo simples, mas geralmente negligenciado quando nos sentimos muito ocupados ou estressados. Cada hábito é apresentado como um mote, para que seja facilmente lembrado. O deste mês é: 

Mexa-se no Maio Movimentado!

FLYer: Finally Loving Your Exercise Routine - Finalmente amando sua rotina de exercícios

LEIA MAIS SOBRE O HÁBITO DESTE MÊS AQUI
Reforce sua disposição, acompanhando as missões diárias na lista do grupo Flybabies no Brasil.
Amigas e amigos, amem-se e dediquem algum tempo para voar neste novo hábito! Ganhem ânimo, acompanhando as missões na lista do grupo Flybabies no Brasil.
Vamos investir na  nossa qualidade de vida. Nós podemos fazer qualquer coisa em 15 minutos!
FLYLady/Fly Rô
133 

Missão Espiadinha - Dicas para simplificar a manutenção da casa                                                                                     
  
A cada semana, a FLYLady indica atividades para uma área da casa. Geralmente são aquelas ações que costumamos adiar no corre-corre diário, mas que fazem muita diferença. Quem é muito disperso encontra um roteiro mínimo para cuidados, sem esquecer uma área da casa. Ao final de um mês, cada cômodo terá recebido mais de uma hora de cuidados especiais.
Caso a missão diária não seja útil ou necessária num dia, tente fazer uma outra tarefa rápida, de até 15 minutos, na mesma área. 


 154
Zona 05 – Sala de Estar/TV/Família

 Estaremos na Zona 05 e Zona 01dos nossos Lares - cada Missão não leva mais que 15 minutos para ser feita. Quando o CLUTTER (TRALHA)tiver sido eliminado, vamos para a
Lista de Limpeza Detalhada Zona 05 - Clique aqui 
Lista de Limpeza Detalhada Zona 01 - Clique Aqui
Segunda-feira
Missão 1
Nós estamos nessa semana por 4 dias na Zona 5, nos EUA tem a Sala da Família, aqui consideramos Sala de Estar/TV/Visitas e etc
o Hoje nós vamos cuidar das áreas negligenciadas da nossa sala de estar e sala da família.
Pegue um espanador ou pano de tirar pó (flanela) e passe acima dos batentes das portas, acima dos quadros, das janelas, nos cantos dos tetos e no alto das cortinas. Tire o pó de toda a área perto do teto de sua sala de estar. Você ficará surpresa com o que se tira de pó, teias de aranha... nesta parte alta! Raramente olhamos para CIMA, principalmente se você for baixinha! ;)... Agora não fique obcecada! Apenas olhe para cima e tire o pó! Se você tiver algo com cabo longo ficará mais fácil.
Uma dica é pegar um cano PVC e prender o espanador dentro dele, prenda com fita adesiva e comece a tirar o pó. Canos de PVC são encontrados com facilidade em lojas de material de construção.
Outra dica: Usar o Aspirador de Pó, tanto para eliminar o Pó, quanto as Teias de Aranha, da parede, do teto e perto das lâmpadas, o meu QM fez essa semana na casa toda

Terça-feira
Missão 2
Hoje nós vamos passar o aspirador de pó direitinho, limpando todos os cantinhos. Isso significa passar o aspirador de pó na sala, certificando-se de limpar bem os rodapés e embaixo dos móveis. Por favor, tenha cuidado para não se machucar tentando mover os móveis. Caso puder peça ajuda ao QM ou a alguém mais forte, evite fazer esforço. Se for muito difícil limpar embaixo dos móveis, tente limpar o mais próximo possível da base do móvel que puder. Não esqueça os cantos!! Divirta-se e não se distraia!
Quarta-feira
Missão 3

Estamos na sala de estar/família só hoje, nesta semana.   Veja quanta coisa espalhada fora de lugar, sem contar os montinhos de tralha que já estão aparecendo  no canto da estante ou do lado do sofá, então vamos apagar estes "focos" antes que tomem conta de tudo! Invista alguns minutos  para arrumar os maiores HOTSPOTS em sua sala, antes que eles realmente comecem a queimar. Jogue fora o que for inútil ou lixo e devolva as coisas aos seus lugares!  Em apenas 15 minutos, você verá os resultados!

Quinta-feira
Missão 4
Hoje é o dia em que vamos cuidar das coisas deixadas na Sala. Sapatos, agasalhos, guarda-chuvas, cadernos de escola, roupas sujas...
Programe seu TIMER para 15 minutos e vá atrás das coisas que precisam ser guardadas em outro lugar. Apenas coloque-os nos cômodos em que elas deveriam estar e volte à sala  e pegue outra coisa para guardar (aqui sugiro pegar uma caixa ou cesta e recolher o máximo de objetos possível, até de outros cômodos, uma sessão limpeza de superfície de emergência). Não se desvie do objetivo em outro cômodo ao começar a guardar as coisas que estavam fora de lugar lá também. 
Por exemplo, ao guardar um sapato em um outro cômodo, não se desvie arrumando a cama (aprenda a se focar em um único afazer). Apenas guarde o sapato e volte para os cômodos da zona em que estamos trabalhando. 
Se você notar que tem outras coisas para arrumar no outro cômodo, então verifique sua programação para ver se consegue fazer um resgate daquele cômodo em 5 minutos. Se sua programação não permite que faça esse resgate ainda hoje, então já programe para o próximo dia em que der tempo!!! Isto não é uma questão de tudo ou nada! Isto é sobre BABYSTEPS e ficar orgulhosa das pequenas coisas que conseguimos fazer!
Sexta-feira
Zona 01
Missão 1
Hoje nós vamos a uma caça ao lixo! Programe seu TIMER para 15 minutos e invista 5 minutos em cada área. Comece pela varanda (garagem) e junte tudo o que precisa ser jogado fora. Em seguida vá até o Hall de entrada e dê uma olhada nas correspondências, sempre tem propaganda (mala direta) e jornais velhos (promoções), que parecem acumular-se aí. Jogue fora! Em seguida vá até a Sala de Jantar, pegue qualquer coisa que seja realmente lixo, mas que não tenha notado. Os guardanapos usados perdidos, revistas velhas, propagandas, papéis velhos de escola, etc. Vocês todas sabem o que costuma se acumular nos nossos lares! Pegue e jogue fora! Lembre-se de ficar apenas 5 minutos em cada área, não se distraia e não seja perfeccionista!

Missão Extra:
Pegue uma vassoura e/ou um aspirador de pó/MOP ou Rodo Mágico. Programe o TIMER para 5 minutos em cada área. Varra e/ ou aspire a varanda e sacuda o tapete de entrada. Em seguida dê uma varrida rápida no Hall ou aspire o carpete. Por último varra e/ou aspire a Sala de Jantar, ou passe o Rodo Mágico, a escolha é sua....


Progredir não é cobrir-se de perfeição! Faça as missões com calma e a seu jeito. Não tenha pressa, a bagunça não se instalou em um dia e não desaparecerá em outro! Faça com prazer, divirta-se! 
Fly Kelly/Fly Rô/Fly Mila

 Arquive o perfeccionismo em 2012!!! 

Missão Mimo - Dicas para tornar você uma pessoa especial                                 
A FLY Dana nos envia uma Missão Mimo Semanal para elevar sua auto-estima e bem-estar. A desta semana é pode parecer um pouco fora de alcance, mas quem sabe não conseguimos?
Caros Amigos e Amigas,
Não espere o fim de semana para relaxar
Todo dia parece ter algo que nos deixa tensos. Às vezes é um problema no trabalho no qual ficamos envolvidos um bom tempo e que levamos para casa. Outras vezes é uma preocupação com um filho. Podem ser também conflitos, preocupações e ansiedades com dinheiro, relacionamentos e por aí vai. O resultado disto é tensão e estresse, em níveis variados.
De fato, parece mais realista esperar que ao longo de cada dia passemos por situações e emoções variadas. Mas se você não tem uma alternativa para lidar com os problemas, ou tem que esperar o fim de semana para relaxar, as tensões geradas vão se acumulando no corpo. Quer testar? Observe sua testa. Está relaxada? E seus ombros? Que dizer das tensões que você pode nem estar mais notando?
Neste artigo descrevemos uma estratégia simples para relaxar, seja como remédio, prevenção ou simplesmente para melhorar o que já está bom. Siga os passos:
1) Coloque-se em uma posição confortável, na qual possa ficar imóvel por alguns minutos.
2) Faça uma declaração de propósito e intenção, como por exemplo, "Minha intenção é relaxar corpo e mente por X minutos". Se preferir não usar linguagem, pode imaginar o que quer que aconteça.
3) Respire lenta e profundamente, três vezes. Antes de alternar de inspiração para expiração e vice-versa, conte até três. Quando expirar, solte o corpo em seus apoios.
4) Enquanto inspira lentamente, tensione os pés, depois as pernas, o quadril, braços, cabeça, rosto, todo o corpo. Diga para si mesmo enquanto isto, o mais rápido que puder: "Contrai, contrai, contrai...". Em seguida, solte o corpo de uma vez enquanto expira, deixe tudo cair. Repita este passo 3 vezes.
5) Agora você vai usar sua atenção para relaxar ainda mais cada parte do corpo. Para guiá-la melhor, imagine uma fonte de luz relaxante, da sua cor preferida ou da que lhe parecer mais eficaz, posicionada no alto da sua cabeça. Da fonte emana lentamente (mas não muito) uma luz que inicialmente desce pela cabeça. A luz passeia pela parte interior do corpo, não só pela superfície da pele. Faça a luz passar pelo pescoço, ombros, braços e mãos, pela coluna, tórax, pelos órgãos internos, assim descendo até os pés. 
Nesta etapa você pode apoiar o relaxamento também com sugestões tipo "Agora minha coxa está ficando ainda mais relaxada". Evite palavras como "totalmente", a transição é gradual.
6) Neste ponto você já atingiu um grau bastante bom de relaxamento. Você tem agora as seguintes opções:
a) Simplesmente fique neste estado quanto tempo quiser, usufruindo.
b) Você pode iniciar algum tipo de meditação. A mais simples é ficar prestando atenção na respiração, no ar que entra e sai pelo nariz (veja Meditação Atenciosa de Deepak Chopra).
c) Pode acontecer de você dormir. Isto é uma indicação de que está com sono atrasado.
d) Imaginar uma paisagem relaxante, como uma floresta, cachoeira ou o que preferir, e ficar saboreando, enquanto intensifica o estado de relaxamento.
e) Ativar experiências relacionadas a algum tema, dizendo palavras apropriadas, como "amor", "paz", "alegria". Em estado relaxado normalmente ficamos muito receptivos a sugestões, e cada palavra fará com que seu cérebro busque imagens, sons e sentimentos correspondentes.
f) Alguma outra coisa que lhe seja agradável e prazerosa.
7) Quando decidir que é hora de encerrar, vá mexendo devagarinho o corpo, começando pelas extremidades, até ativar toda a musculatura. Espreguice-se com prazer. Para levantar-se mais suavemente, vire o corpo para o lado e erga-o com o apoio dos braços e mãos. Espreguice-se mais um pouco após ficar de pé.
Você pode usar este procedimento, por exemplo, antes de dormir. Em dias de mais atividade, pode ser aplicado a qualquer momento para se recuperar antes de prosseguir. Com a prática, pode ocorrer que só imaginar uma luz percorrendo o seu corpo seja o suficiente para relaxar todo ele, e você poderá fazer isto em segundos.
Agora que você está acabando de ler, há uma decisão a ser tomada: fazer ou não fazer. Se houve um interesse inicial, sugiro que faça rapidamente uma primeira vez, só para assimilar as etapas, e uma segunda, para um primeiro teste da estratégia. E para avaliar possíveis benefícios a um prazo maior, imagine o que pode ocorrer com você e seu corpo se usufruir do relaxamento durante duas semanas, por exemplo. Assim você terá boas condições de decidir se vale a pena investir alguns minutos, uma ou duas vezes ao dia.
Virgílio Vasconcelos Vilela
Adaptado de técnica apresentada por Pierre Weil

Fly Dana/Rô

 
Missão Alimentação  -  Dicas para facilitar o planejamento do cardápio                                                                                                            


Vamos continuar aproveitando as sugestões do site Trigo é Saúde. As sugestões são da nutricionista Vanderlí Marchiori, focadas no controle do índice glicêmico. Você pode adaptar algumas indicações ou escolher um dia especial. Quem optar pela dieta vegetariana encontrará dicas ao lado, muito saudáveis e sem carnes, mel, latícinios e ovos
Sugestões para o cardápio semanal

Alternativas saudáveis para vegetarianos e para quem quer reduzir o consumo de carnes, ovos e laticínios

Segunda-feira


Salada de alface roxa com tomates
Macarrão
Polpetone
Banana picada com canela
 Receita de  almôndegas de soja. Outra de almôndegas de legumes.
Use gersal ou castanhas de caju moídas para finalizar o macarrão.
Substitua os laticínios usados no macarrão  por Tofupiry ou creme de soja
Gelado de banana

Terça-feira


Salada de escarola, salsão e tomate em rodelas
Arroz à grega

Carne desfiada com cebola

Laranja
A mesma salada
Arroz com lentilhas, bem acebolado e com pedacinhos de tofu defumado
Seleta de legumes salteados
Laranja

Quarta-feira


Salada de brócolis e cenoura

Risoto de legumes

Contrafilé em tiras

Melancia
 
Salada de beterraba
Arroz Integral com espinafre
Feijão
Hamburger de grão de bico
Tangerina

Quinta-feira

Salada de acelga com milho
Peito de frango assado com tomilho e azeite
Macarrão integral
Morangos
Salada com folhas verdes, tomates, brotos de feijão e azeite
Substitua o molho do macarrão por molho de tofu com cogumelos 
Polvilhe com chia e castanhas do pará moídas
Caqui

Sexta-feira

Salada de pepino japonês e alface
Arroz com cenoura
Feijão 
Filé de peixe grelhado

Maçã
 
Salada de folhas
Feijoada
Arroz 
Farofa de cenoura
Couve picadinha
Laranja

Sábado

Salada de couve-flor com tomates
Bisteca suína grelhada 
Arroz integral
Tutu de feijão
Abacaxi com raspas de limão
Dá para acompanhar o menu ao lado,  dispensando a carne de porco.
Incremente o tutu, colocando chia,  palmito em pedaços. aveia em flocos e rodelas de alho-poró. 
Sirva com castanhas picadinhas.

Domingo


Salada de tomate com milho
Lasanha
Goiaba vermelha 

Salada de folhas, tomatinhos, cenoura ralada e raspas de limão 

Lasanha Especial
Salada de frutas


173
Tabela de frutas e hortaliças

Que tal aproveitar para conferir os valores nutricionais e planejar um cardápio equilibrado? 
Cuidar da alimentação também é amar a si e à família!!!



Cozi é agenda online  para seguir as rotinas do sistema FLYLADY - pode ser um Control Journal eletrônico. O acesso é gratuito e podemos personalizar de acordo com as necessidades da nossa família, mas o idioma é o inglês, mas nada complicado para quem já conhece os textos traduzidos pela Rô e algumas flymigas.


 Não se afobe! Você não precisa alcançar já todos os resultados, apenas queremos que você nos acompanhe e chegue ao ponto que estamos!
Chegamos ao fim desta Espiadinha da Semana 
Tenha uma ótima semana e lembre-se que
NÓS ESTAMOS ORGULHOSAS DE VOCÊ!
Kelly/Dana/Rô/Mila

6 comentários:

Cibeli Gulini disse...

Olá vim visitar seu blog! Achei lindo! Estou seguindo seu blog e convido você a conhecer o meu.
Ficarei feliz se quiser seguir o meu blog também!
Meu blog é esse: http://amorporamigurumis.blogspot.com.br/

Naninha disse...

Querida companheira , estou sentindo muito a sua falta !
Não sei o motivo da sua ausencia , se estiver curtindo a vida , pode demorar mais um pouquinho pois vc merece descansar porém para qualquer tristeza eu estou rezando por vc !Deus esteja sempre com vc!

artecriativa100limite@hotmail.com disse...

Oi amiga achei seu blog muito interessante... Gostaria muito de entender melhor essas dicas pois tenho a impressão de estar sempre enrolada nos afazeres e nunca tenho tempo pra mim, por isso gostaria que me mandasse dicas de como fazer para começar se organizar, pois tenho uma rotina de 40 horas semanais, faço faculdade a distancia,bastante exigente e no sá bado uma pós graduação. Se puder me ajudar agradeço..
Bjo. AHHH e visite o meu blog...

Jéssica Campos Fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sayuri Matsuo disse...

Nossa menina, acabei de conhecer o seu blog e fiquei impressionadíssima logo no primeiro post que me deparo. Sério que você conseguiu seguir isso a risca? Eu sou super cismada com organização de materiais, mas não consigo organizar até o que vou comer, prefiro poder ir variando conforme o que tenho vontade de comer, por exemplo. Mas adorei o blog, parabéns.

Pathy Moreira disse...

Oi, passei aqui para conhecer o seu blog e adorei tudo!! Já estou seguindo para ficar por dentro de todas as novidades.. Também te convido para conhecer o meu cantinho e se gostar me siga! Vou adorar te ver por lá:

www.todacharmosa.com

Se tiver um tempinho curta a fanpage do blog, tem varias dicas e inspirações!

www.facebook.com/blogtodacharmosa

Beijão ♥