segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Espiadinha da Semana Zona 05

birds
Bem-vindos à nossa 
Espiadinha da semana

26 de Novembro a 30 de Novembro de 2012

Amigos e amigas,
Ninguém consegue viver bem se a bagunça estiver fora de controle. Podemos fazer alguma coisa para melhorar nossas vidas, todos os dias! Queremos ajudar a cada um a sair de seu CAOS e alcançar um pouco de paz.
A Espiadinha da Semana é uma agenda do sistema FLYLady com um lema anual de incentivo à organização, um hábito saudável para ser desenvolvido a cada mês e cinco missões muito fáceis e rápidas para serem feitas em uma área do lar durante cada semana. 
Os  desorganizados ganham um roteiro semanal para iniciar um processo de organização a longo, médio e curto prazo. Os mais organizados podem juntar novas rotinas à sua agenda diária. 
Em nosso grupo, o  Flybabies no Brasil, uma turma animada apóia quem deseja alcançar a meta FLY:  Finally Loving Yourself - FLY, traduzindo "Finalmente Amar a Você Mesma(o)".
Para aprender rapidinho e ainda treinar o Inglês, visite a página oficial da FLYLady.  Para conhecer os fundamentos, leia as FLYing Lessons.
Prefere ler em Português? Leia um pouquinho por dia, programando um timer por 15 minutos, no blog da Fly Rô Brasileira. Você verá uma porção de dicas para seguir sua jornada FLY, com um toque bem brasileiro!
Quer iniciar o sistema FLY? Não é preciso se cansar muito, basta avançar em pequenos passos. O segredo é aprender a  sair do CAOS como os bebezinhos aprendem a caminhar, em passinhos bem curtos - Babysteps - engatinhando, caindo, levantando, ousando, avançando um passinho, caindo novamente e levantando a cada queda, procurando apoio, até conseguir andar com passos firmes e com um jeitinho próprio.


Missão Hábito do Mês - Dicas para desenvolver atitudes saudáveis                                                                                                                 
                               
A aquisição de um novo hábito começa a mostrar efeitos em cerca de quatro semanas, assim a FLYLady nos orienta a adoção de algo simples, mas geralmente negligenciado quando nos sentimos muito ocupados ou estressados. Cada hábito é apresentado como um mote, para que seja facilmente lembrado. O deste mês é: 

   Planejar Cardápio   

 LEIA MAIS SOBRE O HÁBITO DESTE MÊS AQUI 

 Novo Hábito para o Mês de Novembro
Control Jornal Etapa 8: Planejamento de Cardápios
Queridas FLYMIGAS, Leanne nos dá mais algumas receitas para nosso CONTROL JOURNAL:
O objetivo é ter cerca de cinco semanas de menus diferentes e receitas para esses menus, e também listas de compras para esses menus. Estabeleça o menu para cada semana e atenha-se a ele. Mantenha simples. - FLYLady


Planejar o menu faz toda a diferença em ser capaz de fazer jantares de sucesso e sem STRESS.
Por acaso eu ouvi um "Amém"?

A chave para o sucesso é ter os ingredientes à mão: geladeira e despensa bem estocadas, uma lista de compras que lhe informe quando algum ingrediente está para acabar para que você possa providencia-lo a tempo e, é claro, cardápios e cozinhar.
Na maioria, nós somos mulheres extraordinariamente ocupadas – nós temos família, carreira, trabalho voluntário e igreja – para enumerar alguns. E nós estamos todas aprendendo a FLY (Finalmente Amar nós Mesmas). A recompensa do sistema é que sobra mais tempo para nós

Como nós podemos fazer tudo isso com sucesso? Como nós conseguimos manter todas as bolas no ar sem deixar nenhuma cair? No meu livro (Healthy Foods) algumas vezes eu uso um sistema chamado, "Se é segunda-feira, tem que ser espaguete". Em outras palavras, Eu NÃO tenho tempo para pensar sobre isso, agora NÃO é hora de ser criativa na cozinha e eu só tenho que ter certeza de que a comida será feita.

Então aqui vai a dica: planejamento de menu, sem-pensar, "se é segunda-feira, tem que ser espaguete".
a.. Segunda-feira: Espaguete e salada (sua receita)
b.. Terça-feira: Café da manhã (estilo americano) para o jantar (as crianças adoram – panquecas, ovos, o que você quiser)
c.. Quarta-feira: carne de panela (sua receita, feita na panela de pressão)
d.. Quinta-feira: Salada e Sanduíche
e.. Sexta-feira: Frango elástico – primeiro dia
f.. Sábado: Frango elástico – segundo dia
g.. Domingo: Frango elástico – terceiro dia (sua receita favorita de sopa)
Em todas as refeições, sirva montanhas de saladas e vegetais – nós precisamos de ficar bem nutridas!
Página de Cardápio personalizável em Excel para 2 semanas:
Cardápio Semanal em EXCEL (BROFFICE) -
Basta inserir sua Alimentação e Ingredientes Favoritos e combinar, para duas semanas
Em Português: Clique Aqui
Em Inglês: Clique Aqui

Reforce sua disposição, acompanhando as missões diárias na lista do grupo Flybabies no Brasil. 
Amigas e amigos, amem-se e dediquem algum tempo para voar neste novo hábito! Ganhem ânimo, acompanhando as missões na lista do grupo Flybabies no Brasil.
Vamos investir na  nossa qualidade de vida. Nós podemos fazer qualquer coisa em 15 minutos! 

FLYLady/Fly Rô


Missão Espiadinha - Dicas para simplificar a manutenção da casa                                                                                      

A cada semana, a FLYLady Kelly  indica atividades para uma área da casa. Geralmente são aquelas ações que costumamos adiar no corre-corre diário, mas que fazem muita diferença. Quem é muito disperso encontra um roteiro mínimo para cuidados, sem esquecer uma área da casa. Ao final de um mês, cada cômodo terá recebido mais de uma hora de cuidados especiais. Isso faz diferença!
Caso a missão diária não seja útil ou necessária num dia, tente fazer uma outra tarefa rápida, de até 15 minutos, na mesma área. Vamos continuar firmes no declutter - se você já fez estas missões há dois meses, verá o quanto são mais fáceis de serem feitas hoje. Tente observar se o nível de tralhas não aumentou nesse período.  

145
Zona 05 – Sala de estar e TV
  
Trabalharemos na Zona 05 dos nossos Lares - cada Missão não leva mais que 15 minutos para ser feita e quando vocês já tiverem eliminado o CLUTTER (TRALHA) poderão investir na Lista de Limpeza Detalhada da Zona 05

Segunda-feira
Missão 1




Hoje vamos investir 15 minutos retirando de nossas salas tudo que não deveria estar lá. Coisas esquecidas em um canto, em uma cadeira ou mesmo no chão, coisas que você quase não vê porque já se acostumou com elas ali, retire tudo. Se não faz parte da Sala, elimine de lá, devolva a seu devido lugar, jogue fora ou doe...
Não significa que você precise investir 3 horas nessa tarefa, é uma Missão que precisa ser efetuada em 15 minutos. Eu aposto que você consegue fazer em menos tempo!


Terça-feira
Missão 2


Hoje, invista 5 minutos e elimine o pó (espanando ou passando um pano) dos itens decorativos de sua sala. As molduras dos quadros, abajures, porta-retratos e enfeites precisam de uma limpeza cuidadosa. Coloque uma música e mova-se rapidamente, você ficará surpreso com quão rápido pode fazer isso!!! Não pense demais sobre a missão, apenas faça a missão! Divirta-se!

Quarta-feira
Missão 3

Hoje cuidaremos das áreas negligenciadas da nossa sala: Pegue um espanador ou pano de tirar pó (flanela) e passe acima dos batentes das portas, acima dos quadros, das janelas, nos cantos dos tetos e no alto das cortinas. Tire o pó de toda a área perto do teto de sua sala. Você ficará surpresa com o que se tira de pó, teias de aranha  nesta parte alta! Eu, particularmente, prefiro fazer essa Missão usando Aspirador de Pó, pelo menos não preciso subir em escada, nem colocar extensor na vassoura, e dependendo da cor da parede a vassoura pode mais espalhar o pó e sujar...Raramente olhamos para CIMA, principalmente se você for baixinha (que é o meu caso - LOL)!Agora não é para ser perfeito! Apenas olhe para cima e aspire o pó! Se você tiver algo com cabo longo ficará mais fácil. Uma dica é pegar um cano PVC e prender o espanador dentro dele, prenda com fita adesiva e comece a tirar o pó. Canos de PVC são encontrados com facilidade em lojas de material de construção.

Quinta-feira
Missão 4


É hora dos 27 fling boogie (eliminar 27 itens)!
Programe 5 minutos e faça um passeio pela sua sala! Nada muito difícil, apenas jogar fora 27 itens! Pegue um saco de lixo e livre-se das coisas que não pertencem á sala, ou é lixo, ou estão no lugar errado ou pode ser doado... a regra de ouro: não ama, não a faz sorrir e não é usado... TOSS!! TOSS!! TOSS!! Jogue fora aquelas revistas e jornais velhos! Jogue fora os folhetos de propaganda que não interessam!!! Restos de Alimentos, latinhas de Bebidas, Saquinhos de Salgados e Guluseimas.... Divirta-se!


Sexta-feira
Missão 5

Hoje vamos usar rapidamente o aspirador de pó. Isto significa aspirar a sala no meio e chegando o mais perto possível dos rodapés e da mobília (sem mover a mobília do lugar). Não é para aspirar detalhadamente, apenas rapidinho. Não fique obcecada, levará menos de 10 minutos. Divirta-se e não se distraia da missão com outras coisas!
Progredir não é cobrir-se de perfeição! Faça as missões com calma e a seu jeito. Não tenha pressa, a bagunça não se instalou em um dia e não desaparecerá em outro! Faça com prazer, divirta-se! 
 
FlyLady Kelly/FlyBaby Rô/FlyBaby Mila


 

 Arquive o perfeccionismo em 2012!!! 




Missão Mimo - Dicas para tornar você uma pessoa especial                                                                                   

A FlyLady Dana nos envia uma Missão Mimo Semanal para elevar sua auto-estima e bem-estar. A enviada nesta semana é muito fácil de ser feita. Vamos nos divertir e relaxar?
 
Caras FLYmigas,


À medida que entramos em uma longa temporada de comemorações e férias, começam uma quantidade de eventos e obrigações sociais, além de idas e vindas às lojas e supermercados, é fácil deixar de lado nossos momentos de mimar-se e parecer que nossos Mimos podem ser mais um fardo do que de fato  um momento agradável de relaxamento.


Eu tinha uma festa para ir na semana passada e estava realmente sofrendo em imaginar  como arranjar tempo para pintar as unhas.Eu finalmente decidi encurtar a minha manicure em  apenas aplicar uma demão de esmalte antes de executar algumas atividades e a segunda demão antes da festaMinhas unhas teriam muito tempo para secar entre aos demãos e eu não precisei me preocupar com encontrar muito tempo para fazer duas camadas de uma vez.

Não deixe que o tempo perdido para outras obrigações elimine seu momento de mimo. 

Mimo é ainda mais essencial nos momentos de mais stress. Você terá que ser cuidadosa sobre a programação de seu tempo para mimos especiais e talvez um pouco mais criativa sobre a economia do tempo para suas sessões, mas lembre-se: tempo que você gasta em si mesma será um excelente investimento.

Invista algum  tempo em si! Você merece o mimo e o tempo bem empregado a abençoa e aqueles ao seu redor!
Com carinho,

FlyLady Dana/FlyBabies Rô e Mila


Missão Alimentação  -  Dicas para facilitar o planejamento do cardápio     

145Onívoros - o excesso de gordura e proteinas de origem animal pode ser prejudicial ao organismo humano - consumir com moderação pode preservar a saúde. Incluir hortaliças , boas gorduras e fibras melhora a qualidade da refeição. 
Fonte das sugestões (adaptadas)
Vegetarianos - uma alimentação variada pode garantir saúde e equilíbrio, sem prejudicar tanto o meio-ambiente nem cometer crueldade contra os animais.  Incluir sementes e proteínas vegetais ajuda a suprir as necessidades de nutrientes.Inspiração: http://migre.me/arPjU
Segunda-feira
Salada de almeirão 
Yakissoba de legumes
Banana nanica congelada e batida no liquidificador com um pouco de água e canela

Salada de almeirão 
Yakissoba de legumes
Banana nanica congelada e batida no liquidificador com um pouco de água e canela
Terça-feira
Salada de escarola (chicória)
Arroz
Feijão
Carne Louca
Repolho refogado
Melancia ou abacaxi

Salada de alface, hortelã  e pepino
Puré de batata baroa
Abacaxi grelhado
Laranja
Quarta-feira
Salada de folhas variadas e pepino
Arroz
Feijão
Moqueca de peixe
Maçã  

 Salada de chuchu e ervas
 Cuscuz
 Tofu grelhado
 Laranja
Quinta-feira
Salada de alface
Arroz
Feijão
Frango ao pomodoro
Panachê de legumes 
Gelatina

Salada de Alface
Risoto Vegano
Salada de frutas
Vídeo da Receita do Risoto
Sexta-feira
Salada de alface, pepino  e tomate
Isca de carne à chinesa
Macarrão alho e óleo
Laranja

Salada de alface, agrião e manga cortada em filetes
Arroz integral
Feijão 
Panachê de legumes
Quibe assado com berijela
Abacaxi
Sábado
Salada de folhas verdes
Arroz de forno
Feijão fradinho
Filé de frango acebolado
Abobrinha refogada
Tangerina

Salada de folhas variadas
Espaguete ao alho poró e tofu
Mamão gelado picadinho com farofa de castanhas
Domingo
Salada de alface e beterraba ralada
Arroz
Feijão
Escondidinho de carne seca
Abóbora sautê
Sobremesa de maçã
Salada de folhas variadas com cenoura e molho agridoce
Nhoque de abóbora com molho rosê e espinafre
Tortinha de frutas (culinária crudívora)
  


200
Tabela de frutas e hortaliças
Vamos aproveitar para conferir os valores nutricionais e planejar um cardápio equilibrado? 
Cuidar da alimentação também é amar a si e à família!!!

Cozi é agenda online  para seguir as rotinas do sistema FLYLADY - pode ser um Control Journal eletrônico. O acesso é gratuito e podemos personalizar de acordo com as necessidades da nossa família; o idioma é o inglês, mas nada complicado para quem já conhece os textos traduzidos pela Rô e algumas flymigas. O guia para uso está disponível nos Arquivos do grupo Flybabies no Brasil.

Não se afobe, você não ficou para trás! Você não precisa alcançar já todos os resultados, apenas queremos que você nos acompanhe e chegue ao ponto que estamos!
Chegamos ao fim desta Espiadinha da Semana!!!
200
Tenha uma ótima semana e lembre-se que
NÓS ESTAMOS ORGULHOSAS DE VOCÊ!
Kelly/Dana/Rô/Mila

2 comentários:

Su disse...

Querida Roseli,

Há tanto tempo que não posto por aqui e nem tenho passado como deve ser por cá tal é a minha deriva.
Estou completamente à toa e acho que vou voltar, mais uma vez, ao B-A- BA (leia-se os primeiros 31 passos) no início do ano de 2013.
Para o final este ano decidi não tentar introduzir rotinas pois não estou a conseguir e sinto-me frustrada com isso.
Decidi investir em limpezas gerais e declutter em 1 divisão por mês. Nem isso tem corrido muito bem pois não faço de forma sistemática (ou seja, um pouco todos os dias) mas por ataques de várias horas. Mas lá tenho conseguido vencer uma divisão por mês e pelo menos entrar no novo ano com menos "peso" em casa para tornar a volta menos difícil.
beijocas e obrigada por estar por cá pois é sempre uma inspiração e uma grande ajuda.

Roseli Gomes disse...

Bom dia Su!!

Fiquei muito feliz com sua visita, de coração...

Não se preocupe, são fases que passam, eu, pelo menos passo por essas fases diversas vezes: é na reeducação alimentar, é na leitura de algum livro, é nos cuidados com a casa... graças a Deus passa... somos constantes e por isso a necessidade das pausas e mimis!!

Cuide-se e já já tá animada para tudo!!!

Beijos em seu coração!!