segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Espiadinha Zona 03 - de 12 a 16 de Novembro



138


Bem-vindos à nossa 
 
Espiadinha da semana

12 a 16 de Novembro de 2012
Amigos e amigas,
 
Ninguém consegue viver bem se a bagunça estiver fora de controle. Podemos fazer alguma coisa para melhorar nossas vidas, todos os dias! Queremos ajudar a cada um a sair de seu CAOS e alcançar um pouco de paz.
 
A Espiadinha da Semana é uma agenda do sistema FLYLady com um lema anual de incentivo à organização, um hábito saudável para ser desenvolvido a cada mês e cinco missões muito fáceis e rápidas para serem feitas em uma área do lar durante cada semana. 
 
Os  desorganizados ganham um roteiro semanal para iniciar um processo de organização a longo, médio e curto prazo. Os mais organizados podem juntar novas rotinas à sua agenda diária. 
 
Em nosso grupo, o  Flybabies no Brasil, uma turma animada apóia quem deseja alcançar a meta FLY:  Finally Loving Yourself - FLY, traduzindo "Finalmente Amar a Você Mesma(o)".
 
Para aprender rapidinho e ainda treinar o Inglês, visite a página oficial da FLYLady.  Para conhecer os fundamentos, leia as FLYing Lessons.
 
Prefere ler em Português? Leia um pouquinho por dia, programando um timer por 15 minutos, no blog da Fly Rô Brasileira. Você verá uma porção de dicas para seguir sua jornada FLY, com um toque bem brasileiro!
 
Quer iniciar o sistema FLY? Não é preciso se cansar muito, basta avançar em pequenos passos. O segredo é aprender a  sair do CAOS como os bebezinhos aprendem a caminhar, em passinhos bem curtos - Babysteps - engatinhando, caindo, levantando, ousando, avançando um passinho, caindo novamente e levantando a cada queda, procurando apoio, até conseguir andar com passos firmes e com um jeitinho próprio.
 


 
Missão Hábito do Mês - Dicas para desenvolver atitudes saudáveis                                                                                                                
                                
A aquisição de um novo hábito começa a mostrar efeitos em cerca de quatro semanas, assim a FLYLady nos orienta a adoção de algo simples, mas geralmente negligenciado quando nos sentimos muito ocupados ou estressados. Cada hábito é apresentado como um mote, para que seja facilmente lembrado. O deste mês é: 
 
O  hábito a ser desenvolvido no mês de Novembro é  

Planejar o Cardápio

LEIA MAIS SOBRE O HÁBITO DESTE MÊS AQUI

Reforce sua disposição, acompanhando as missões diárias na lista do grupo Flybabies no Brasil.

Amigas e amigos, amem-se e dediquem algum tempo para voar neste novo hábito! Ganhem ânimo, acompanhando as missões na lista do grupo Flybabies no Brasil.

Vamos investir na  nossa qualidade de vida. Nós podemos fazer qualquer coisa em 15 minutos!

Amigas e amigos, amem-se e dediquem algum tempo para voar neste novo hábito! Ganhem ânimo, acompanhando as missões na lista do grupo Flybabies no Brasil.
 
Vamos investir na  nossa qualidade de vida. Nós podemos fazer qualquer coisa em 15 minutos!
 
FLYLady/Fly Rô

 
Missão Espiadinha - Dicas para simplificar a manutenção da casa                                                                                    
 
 
A cada semana, a FLYLady indica atividades para uma área da casa. Geralmente são aquelas ações que costumamos adiar no corre-corre diário, mas que fazem muita diferença. Quem é muito disperso encontra um roteiro mínimo para cuidados, sem esquecer uma área da casa. Ao final de um mês, cada cômodo terá recebido mais de uma hora de cuidados especiais.
 
Caso a missão diária não seja útil ou necessária num dia, tente fazer uma outra tarefa rápida, de até 15 minutos, na mesma área. 


    
Zona 03 – Banheiro e outro cômodo.
  
Trabalharemos na Zona 03 dos nossos Lares - o banheiro e escritório - o home office, como estamos nos habituando a chamar. Parece que a palavra "escritório" nos lembra trabalho externo e a expressão em inglês começa a fazer parte de nossas conversas. Vale lembrar que é aquele canto de estudos, trabalho e ou de lazer onde colocamos o computador, livros, nossos arquivos, objetos de estudo e outros que nunca encontam lugar no resto da casa. Ops, risco de bagunça!
 
Cada Missão não leva mais que 15 minutos para ser feita e, quando vocês já tiverem eliminado o CLUTTER (TRALHA), poderão investir na Lista de Limpeza Detalhada da Zona 03 
 

Segunda-feira
Missão 1
 
Banheiro: Nossa missão de hoje é olhar para cima e tirar as teias de aranha do teto e limpar tudo o que estiver naquela área. Eu sei que é uma coisa horrível de fazer; então use uma escada e é melhor calçar sapatos. Limpe a grade da ventilação, se tiver em seu banheiro, e a luminária de teto. Você sabe o que fazer, tirar aqueles insetos mortos e lavar o vidro ou acrílico, depois colocar de volta. Não precisa demorar muito quando fizer essa missão.
Escritório: Olhe para os lados de seu computador e vasculhe a pilha de papel, então arquive, jogue fora ou coloque tudo em seus devidos lugares. Depois invista 5 minutos e escreva sua rotina do escritório. Numa folha de papel escreva tudo o que você precisa fazer assim que chega ao escritório. Você sabe: fazer café, verificar e-mails, ouvir recados na secretária eletrônica, enfim, tudo aquilo que precisa ser feito no escritório. Apenas escreva os afazeres, você pode colocar na ordem correta depois. A dica de hoje também vale para o escritório do seu trabalho, que tal dar um voo por lá, também?


Terça-feira
Missão 2
 

Banheiro: Nossos banheiros ficam cheios de marcas de mãos sujas, sejam elas pequenas ou grandes, de quando as pessoas vêm ao banheiro para lavá-las. Hoje nós vamos pegar um pano úmido com um produto de limpeza favorito e vamos limpar a porta, as maçanetas e os interruptores. Vamos tirar aquelas marcas que nós quase não percebemos, mas que estão lá. Mas não exagere, não precisa limpar a porta inteira, basta limpar a área próxima à maçaneta. Leva apenas 2 minutos ou  um pouco mais.

Escritório: Agora para o escritório. Sobrou alguma pilha de coisas que você não olhou ou não mexeu perto do seu computador? Pois então chegou a vez dela, arquive, jogue fora ou guarde no lugar correto. Depois invista 5 minutos e escreva num papel sua rotina de "quando está indo para casa" ou de "quando termina o trabalho".

Quarta-feira
Missão 3
 
Banheiro: Hoje nós vamos olhar para a frente do nosso espelho e bancada do banheiro. Se você tem um grande talvez não seja possível fazer tudo de uma vez só, portanto não se preocupe. A maioria dos respingos de pastas de dente sai com um pano úmido. Não use produtos químicos fortes em madeira ou superfícies pintadas. Faça uma gaveta ou uma porta de cada vez. Limpe as maçanetas e puxadores também. Passando um paninho todo dia e em pouco tempo as camadas de sujeira terão ido embora.
Escritório: Olhe para a tela do seu computador. Passe um pano úmido, não ensopado, apenas úmido, você pode usar um produto próprio para isso, se tiver um. Eu quero que você pense sobre um plano de ação básico semanal para seu escritório. Que dia você vai ao banco? Quando você tem reuniões semanais? Você tem uma hora na semana para esvaziar a lixeira e fazer as coisas parecerem melhores? Algumas pessoas fazem isso na sexta-feira à tarde, pois na segunda-feira de manhã você chega num escritório limpo e arrumado. Apenas pense sobre tudo o que precisa ser feito semanalmente e estabeleça um dia para cada coisa. Se uma coisa precisa ser feita todos os dias, coloque-a na rotina diária.


Quinta-feira
Missão 4
 
Banheiro:  Hoje nós vamos pensar sobre coisas que nós gostaríamos de mudar em nosso banheiro e fazer uma lista. Você não precisa sair e comprar um monte de coisas. Pense nas cores, tinta, toalhas e cortina do chuveiro, por exemplo. Fly significa aprendermos a realizar os projetos em BABYSTEPs e não nos matar ou matar nossos orçamentos para consegui-los.
Depois faça uma lista de coisas que estejam acabando no banheiro, tais como xampu, condicionador, sabonete, pasta de dente, papel higiênico,... Você sabe o que usa. Faça um levantamento e veja o que está faltando ou vai faltar. Você tem uma lista geral das coisas que usa no banheiro? Não estou pedindo que você faça essa lista agora,mas pense no assunto e um dia desses coloque-a em seu CONTROL JOURNAL.

Escritório: Você gosta da sua escrivaninha? Limpou-a o suficiente para sorrir quando levanta a cabeça do trabalho e olha para ela? Se não, termine a limpeza. É uma mentira dizer que uma mesa vazia é sinal de uma mente vazia. Uma superfície limpa e clara vai ajudar você a se concentrar e não ficar sobrecarregada. Tente! Você pode até gostar do que vai sentir. Mantenha os enfeites e fotografias ao mínimo. Mais não é melhor. Não há nada pior do que um dos seus hotspots acabar empurrando a foto da sua família para o chão. Você já pensou em dividir seu escritório em zonas como nós fizemos com a nossa casa? Zona da escrivaninha, zona do arquivo/prateleira de livros, zona do computador, zona do piso. Pense em cinco zonas, nesta semana nós nos concentramos na zona da escrivaninha, na próxima semana você pode se concentrar em uma das outras. Isto vai manter seus hotspots sob controle, você sabe como as coisas das quais você está precisando e que estavam aqui agora mesmo, desaparecem nos HOTSPOTS.



Sexta-feira
Missão 5
 
Banheiro:  Nós começamos a semana no alto de nossos banheiros e viemos trabalhando em direção ao chão. Hoje nós vamos cuidar de nossos rodapés. Eu sei que é difícil para nós ajoelhar e cuidar disso, mas os rodapés ficam cheios de pó, depois com o vapor do chuveiro o pó se transforma em lama e em limo. Se faz algum tempo que você não dá atenção aos rodapés, faça isso uma parede por vez. Uma boa idéia é usar a própria escovinha sanitária para isso, pois, além de tudo, ainda não precisamos nos abaixar tanto. Seja criativa. Faça isso enquanto as crianças estão tomando banho, deixe-os limparem os rodapés, eles são mais baixos e depois coloque-os no chuveiro. Faça disso um jogo e divirta-se com os pequenos.
Escritório: A missão de hoje é verificar se precisamos de qualquer tipo de suprimento de papelaria. Faça uma lista: papel A4, envelopes, bobina de fax, toner, cartucho de impressora, canetas, etc.. Nós precisamos de uma lista de materiais completa para facilitar o trabalho, então você pode iniciar uma. Você pode manter uma reserva e quando começar a usá-la,  será hora de comprar mais. Apenas mantenha a sua lista de necessidades quando fizer as compras, materiais de escritório muitas vezes são fascinantes para nós e podemos acabar estourando o orçamento com coisas bonitas, mas não essenciais.

 
 
Progredir não é cobrir-se de perfeição! Faça as missões com calma e a seu jeito. Não tenha pressa, a bagunça não se instalou em um dia e não desaparecerá em outro! Faça com prazer, divirta-se! 
 
Fly Kelly/Fly Rô/Fly Mila


 

 Arquive o perfeccionismo em 2012!!! 




Missão Mimo - Dicas para tornar você uma pessoa especial                                                                                 

A FLY Dana nos envia uma Missão Mimo Semanal para elevar sua auto-estima e bem-estar. A desta semana foi inspirada numa missão antiga, que a FLY Dana costuma  nos lembrar em tempo de férias ou feriados longos.
Amigos e amigas,
 
Se você precisa de férias, mas o preço dos combustíveis e demais despesas a desanimam, confira o que está disponível perto de casa. Finja que você está recebendo amigos de fora da sua cidade e que pretende mostrá-la a eles. Onde é que você os levaria para lhes mostrar a beleza do local? Aproveite para aproveitar estes tesouros, sem esperar por uma "desculpa" para tirar proveito do que está nas redondezasl!
Recentemente,  alguns velhos amigos de fora do estado vieram nos visitar e passamos algum tempo em nossos parques, caminhadando e apreciando as cachoeiras.  O belo som da água jorrando perto de nós, a bela paisagem e o riso das nossas crianças brincando em volta acalmaram minha alma.

 
Você merece o mimo! Aproveite as oportunidades que estão perto de você!
Com carinho,
Fly Dana/Fly Mila
 


Missão Alimentação  -  Dicas para facilitar o planejamento do cardápio                                                                                                              

Vamos continuar aproveitando as sugestões do site Trigo é Saúde para as pessoas que consomem carnes, ovos e laticínios. As sugestões são da nutricionista Vanderlí Marchiori, segundo o site. Você pode adaptar algumas indicações ou escolher um dia especial. Quem optar pela dieta vegetariana encontrará dicas ao lado, para montar seu  cardápio.
 
 Sugestões para o cardápio semanal

Alternativas saudáveis para vegetarianos e para quem quer reduzir o consumo de carnes, ovos e laticínios

Segunda-feira


Salada de palmito
Filé de frango grelhado
Arroz integral
Feijão-carioquinha
Laranja lima 
Salada de cenoura ralada e alface
Arroz com lentilhas
Abobrinha Assada
Creme de abacate com laranja

Terça-feira



Salada de folhas

Macarrão do Mediterrâneo

Chicória refogada

Maçã assada

Que tal um talharim com molho de vegetais, acompanhado de salada de folhas com mix  de castanhas?
Sirva uma sobremesa leve, pode ser ponkan ou outro tipo de tangerina.

Quarta-feira


Salada de acelga, tomatinhos e cebolaPeito de frango assado Arroz com cenoura e vagem
Banana com flocos de aveia e mel

Salada de folhas, com cenoura ralada e limãoTorta de legumesLaranja lima

Quinta-feira


Salada de couve com tomates
Carne de panela
Arroz integral
Tutu de feijão
Tangerina
O arroz integral, um tutu de feijão com tomates e aveia e uma saladinha já fazem a festa. Para incrementar, asse fatias já cozidas e temperadas de abóbora madura com cobertura de castanhas de caju moídas e um pouco de melado - é só deixar um pouco no forno para caramelar a abóbora.
A sobremesa pode ser laranja

Sexta-feira


Salada de pepino japonês e tomateArroz com brócolisFilé de peixe grelhadoMaçã

Salada de folhas e  tomate 
Arroz com quinoaEnsopado de favas com alho-poró
Banana com canela

Sábado

Salada de palmito
Filé de frango acebolado
Arroz integral
Feijão-preto
Laranja

Incremente o arroz com feijão e a salada de palmito, acompanhando-os  com uma tofulete.
Salada de frutas

Domingo


Salada de alface roxa com tomates
Macarrão com legumes e salsinha
Almôndegas
Salada de frutas

Hoje, a sugestão é um Chilli Vegetariano, um prato de sustância para o inverno. Lembre-se de colocar os feijões de molho no dia anterior. Sirva com tortilhas ou pão francês sem miolo e uma salada de folhas cortadas bem fininhas.
Maçã assada 
   
 
   

260 
Tabela de frutas e hortaliças
 
Que tal aproveitar para conferir os valores nutricionais e planejar um cardápio equilibrado? 
Cuidar da alimentação também é amar a si e à família!!!
 

 
Cozi é agenda online  para seguir as rotinas do sistema FLYLADY - pode ser um Control Journal eletrônico. O acesso é gratuito e podemos personalizar de acordo com as necessidades da nossa família; o idioma é o inglês, mas nada complicado para quem já conhece os textos traduzidos pela Rô e algumas flymigas.
 


 Não se afobe! Você não precisa alcançar já todos os resultados, apenas queremos que você nos acompanhe e chegue ao ponto que estamos!
 
 
Chegamos ao fim desta Espiadinha da Semana!!!
 
200
 
Tenha uma ótima semana e lembre-se que
NÓS ESTAMOS ORGULHOSAS DE VOCÊ!
Kelly/Dana/Rô/Mila
 
 
2012-07-15  18:06:11   by Mila/Rô

Nenhum comentário: