segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Espiadinha da Semana: 10 a 14 de Dezembro de 2012

 219
Bem-vindos à nossa 
 
Espiadinha da semana

10 a 14 de Dezembro de 2012
Amigos e amigas,
 
Ninguém consegue viver bem se a bagunça estiver fora de controle. Podemos fazer alguma coisa para melhorar nossas vidas, todos os dias! Queremos ajudar a cada um a sair de seu CAOS e alcançar um pouco de paz.
 
A Espiadinha da Semana é uma agenda do sistema FLYLady com um lema anual de incentivo à organização, um hábito saudável para ser desenvolvido a cada mês e cinco missões muito fáceis e rápidas para serem feitas em uma área do lar durante cada semana. 
 
Os  desorganizados ganham um roteiro semanal para iniciar um processo de organização a longo, médio e curto prazo. Os mais organizados podem juntar novas rotinas à sua agenda diária. 
 
Em nosso grupo, o  Flybabies no Brasil, uma turma animada apóia quem deseja alcançar a meta FLY:  Finally Loving Yourself - FLY, traduzindo "Finalmente Amar a Você Mesma(o)".
 
Para aprender rapidinho e ainda treinar o Inglês, visite a página oficial da FLYLady.  Para conhecer os fundamentos, leia as FLYing Lessons.
 
Prefere ler em Português? Leia um pouquinho por dia, programando um timer por 15 minutos, no blog da Fly Rô Brasileira. Você verá uma porção de dicas para seguir sua jornada FLY, com um toque bem brasileiro!
 
Quer iniciar o sistema FLY? Não é preciso se cansar muito, basta avançar em pequenos passos. O segredo é aprender a  sair do CAOS como os bebezinhos aprendem a caminhar, em passinhos bem curtos - Babysteps - engatinhando, caindo, levantando, ousando, avançando um passinho, caindo novamente e levantando a cada queda, procurando apoio, até conseguir andar com passos firmes e com um jeitinho próprio.
 

 
Missão Hábito do Mês - Dicas para desenvolver atitudes saudáveis            
 A aquisição de um novo hábito começa a mostrar efeitos em cerca de quatro semanas, assim a FLYLady nos orienta a adoção de algo simples, mas geralmente negligenciado quando nos sentimos muito ocupados ou estressados. Cada hábito é apresentado como um mote, para que seja facilmente lembrado. O deste mês é: 
  

       Mimar-se       

 LEIA MAIS SOBRE ESSE HÁBITO AQUI 

Amigas e amigos, amem-se e dediquem algum tempo para voar neste novo hábito! Ganhem ânimo, acompanhando as missões na lista do grupo Flybabies no Brasil.
 
Vamos investir na  nossa qualidade de vida. Nós podemos fazer qualquer coisa em 15 minutos!
 
FLYLady/Fly Rô
 170

Missão Espiadinha - Dicas para simplificar a manutenção da casa
A cada semana, a FLYLady Kelly  indica atividades para uma área da casa. Geralmente são aquelas ações que costumamos adiar no corre-corre diário, mas que fazem muita diferença. Quem é muito disperso encontra um roteiro mínimo para cuidados, sem esquecer uma área da casa. Ao final de um mês, cada cômodo terá recebido mais de uma hora de cuidados especiais. Isso faz diferença!
Caso a missão diária não seja útil ou necessária num dia, tente fazer uma outra tarefa rápida, de até 15 minutos, na mesma área. Vamos continuar firmes no declutter - se você já fez estas missões há dois meses, verá o quanto são mais fáceis de serem feitas hoje. Tente observar se o nível de tralhas não aumentou nesse período.  
 
148
Zona 03 - Banheiro principal e outro cômodo à sua escolha. Além do banheiro, vamos cuidar daqueles esconderijos que sempre temos em casa e "entocamos" coisas que não sabemos  o que fazer com elas ou não temos onde guardar. Talvez este esconderijo esteja no porão, em  um canto do  quarto, no quarto  de hóspedes ou na garagem.  Pode ser "aquela" estante ou uma pilha de objetos amontoados. Vamos dedicar apenas cinco minutos a cada dia para abrir caminhos nestes montes de coisas.
Depois de eliminar o CLUTTER (tralha, bagunça), você poderá fazer a Limpeza Detalhada da Zona 03

Segunda-feira
Missão 1
 
Nossa missão de hoje é limpar o vaso sanitário por fora e atrás. Esta é uma área que nós todos tendemos a esquecer, até que um dia percebemos e então parece que não há nada que se possa fazer a respeito de tão ruim que ficou! Pegue papel toalha e o limpador de sua preferência e limpe atrás do vaso sanitário! Existe todo tipo de coisa ali atrás, no chão e no próprio vaso; como essas coisas chegam lá, eu nunca consegui descobrir, mas  estão lá!!! Pegue o limpador, espirre e limpe.
Sua missão para o canto de coisas entocadas é pegar um saco de lixo e simplesmente tirar de lá  qualquer coisa que precisa ser jogada fora ou reciclada


Terça-feira
Missão 2
 
Estamos de volta ao banheiro e sua missão para hoje é limpar a lixeira. Use a água quente do chuveiro e um pouco de limpador multiuso. Deixe de molho por algum tempo e então esfregue o fundo, as laterais e o exterior. E não se esqueça da tampa. Enxágue e deixe escorrer, depois coloque de volta, antes que alguém precise dela.
A missão no canto das coisas amontoadas deixará você e o ambiente melhores - em cinco minutos, retire objetos que você não gosta mais, não usa ou não não tem mais necessidade de manter. Coloque numa caixa para doação e deixe-a próxima à porta ou leve-a para o carro, não corra o risco de tudo voltar para aquele canto da vergonha que você está bravamente atacando nesta semana.


Quarta-feira
Missão 3

Hoje é  dia de fazer algo que sempre adiamos!  É tempo de dar uma olhada no armário de remédios e jogar fora os vidros e caixas vazios que só estão ocupando espaço. Enquanto você está fazendo isso dê uma olhada nas datas de validade dos medicamentos que você guarda lá. Se houver algum medicamento vencido, jogue fora também. Pegue um pano e limpe as prateleiras. Não tire tudo para fora, apenas levante, passe um pano e coloque de volta.
A missão para aquele amontoado de coisas  é gastar cinco minutos para guardar os itens que têm um lugar definido, você sabe onde cada um é guardado, mas acabou "socando" tudo num canto quando soube que algumas visitas estavam chegando. Entocou e esqueceu, rs, estes cantinhos servem para alimentar a procrastinação...


Quinta-feira
Missão 4
 
A pia do banheiro está chamando por você! Vamos fazer brilhar nossas pias do banheiro e gabinetes. Esfregue a pia e as torneiras, passe limpa vidros (tenha cuidado e não misture limpa vidros com nenhum produto alvejante, enxágue bem antes de usar o limpa vidros). Tire um tempo e passe um pano no gabinete e faça-o brilhar também.
A missão para o canto de coisas estocadas e esqucidas é voltar com um saco de lixo e retirar o que deve ser jogado fora ou reciclado. Ok, você já está chegando na segunda camada de clutter retirado. Quem disse que cinco minutinhos não fazem diferença?


Sexta-feira
Missão 5
 
Nossa missão para o banheiro é passar um pano ou MOP no piso (ou Super Rodo). Você pode fazer isso com água quente e sabão e pode usar um pano, um MOP ou SR, tanto faz. Não há maneira perfeita de limpar. Apenas molhe o piso, limpe e seque!
Agora, volte ao cantinho de coisas entocadas, leve seu player e coloque uma música animada para uma dancinha dos 27 itens jogados fora, doados ou reciclados. 
Se ainda sobrar bagunça, planeje voltar diariamente par auma missão de apenas cinco minutos, até você desbravar toda a montanha de coisas.  

 Progredir não é cobrir-se de perfeição! Faça as missões com calma e a seu jeito. Não tenha pressa, a bagunça não se instalou em um dia e não desaparecerá em outro! Faça com prazer, divirta-se! 
 
FlyLady Kelly/FlyBaby Rô/FlyBaby Mila
 
 
 


Arquive o perfeccionismo em 2012!!! 




Missão Mimo - Dicas para que se torne uma pessoa especial 

A FlyLady Dana nos envia uma Missão Mimo Semanal para elevar sua auto-estima e bem-estar. A dessa semana é muito divertida. Vamos nos cuidar um pouquinho?
Queridas Flybabies,
Além do fator da higiene o banho pode ser um momento de relaxamento e cuidado consigo!
 A lenda diz que Cleópatra costumava tomar banho com leite de cabra. Quando pensamos em banho na antiguidade, logo lembramos das famosas casas de banho romanas. Para os romanos a água tinha uma função central em sua cultura. Na antiga Grécia há notícias de piscinas com águas com propriedades de cura. As famílias abastadas do antigo Egito também tinham chuveiros improvisados. Além do fator da higiene o banho pode se transformar em um grande momento para relaxar após um dia agitado. É bom para colocar os pensamentos em dia.

É um instante dedicado só a si, de cuidados e atenções. Um momento inesquecível não precisa ser em um Spa, você mesma, em sua casa, pode criar um instante especial. A variedade de produtos disponível é imensa. Os pequenos “luxos” passam por sais de banho, óleos de banho, pelos sabonetes líquidos, cremes de esfoliação. São aromas, texturas e tratamentos que lembram um SPA. Mesmo para as pessoas que não têm banheira em casa é possível tornarem o seu banho uma experiência inesquecível. Permita-se um “mimo” de um sabonete especial. Esqueça um pouco a conta de água e permaneça alguns minutos a mais debaixo do chuveiro. Faça uma boa massagem corporal, porém, nada de exagero, não fique esfregando esfoliantes ou sabonetes por minutos seguidos na pele durante o banho. Já dos óleos abuse. Depois de todos estes cuidados, enrole-se em um roupão e deite um pouco, relaxe e deixe sua mente vagar... para finalizar nada como uma boa hidratação. Fonte: Wmulher

Reserve um tempo para você! Você merece!
Com carinho,
FlyLady Dana/FlyBaby Rô/FlyBaby Mila


Missão Alimentação  -  Dicas para facilitar o planejamento do cardápio 
     
146 
Onívoros - o excesso de gordura e proteinas de origem animal pode ser prejudicial ao organismo humano - consumir com moderação pode preservar a saúde. 
Fonte das sugestões (adaptadas)
 
 Vegetarianos - uma alimentação variada pode garantir saúde e equilíbrio, sem prejudicar tanto o meio-ambiente nem cometer crueldade contra os animais.  

Segunda-feira 

Salada de alface
Brócolis no vapor
Torta de legumes 
Inhame no azeite e ervas
Manga ou laranja

 

Salada de alface
Brócolis no vapor
Torta de legumes 
Inhame no azeite e ervas
Manga ou laranja
Terça-feira 

Salada de alface e tomates
Arroz
Feijão
Escondidinho de carne seca
Melão ou melancia

  
Salada de alface com cenoura e beterraba raladas e castanhas do  pará picadas
Iscas de tofu 
Salada de frutas 


Quarta-feira 

Salada de alface ou chicória com pepino
Macarrão parafuso ao molho de frango desfiado
Abobrinha em cubinhos  e vagem picadinha refogadas
Maçã picadinha com suco de laranja

 

Salada de alface ou chicória com pepino
Abobrinha em cubinhos  e vagem picadinha refogadas
Maçã picadinha com suco de laranja

Quinta-feira 

Salada de rúcula e tomates
Arroz de forno
Fritada de presunto ou tofu
Gelatina com frutas

 

Salada de alface e tomates
Arroz
Feijão
Melão ou melancia

Sexta-feira 

Salada de acelga
Berinjela ao vinagrete
Arroz
Feijão
Filé de peixe grelhado
Creme de milho
Banana com canela

 

Salada de rúcula e tomates
Arroz (opcional)
Cenoura com molho agridoce
Laranja
Sábado 

Salada de alface
Vinagrete com repolho
Isca de carne ou frango à chinesa
Macarrão alho e óleo 
Morango

 

Salada de chuchu com ervas
Arroz integral
Feijão azuki
Cogumelos salteados
Maça assada

Domingo 

Salada tricolor
Arroz
Feijão
Bife em tirinhas 
Berinjela napolitana
Mousse de chocolate com maracujá
Mamão 

 
Saladinha de alface
Arroz integral
Ervilhas tortas no vapor
Tofu Grelhado (congele o tofu por 24 horas e sepois grelhe, fica ótimo!)
Creme de mamão

    
200 
Tabela de frutas e hortaliças
 
Vamos aproveitar para conferir os valores nutricionais e planejar um cardápio equilibrado? 
Cuidar da alimentação também é amar a si e à família!!!

Cozi é agenda online  para seguir as rotinas do sistema FLYLADY - pode ser um Control Journal eletrônico. O acesso é gratuito e podemos personalizar de acordo com as necessidades da nossa família; o idioma é o inglês, mas nada complicado para quem já conhece os textos traduzidos pela Rô e algumas flymigas. O guia para uso está disponível nos Arquivos do grupo Flybabies no Brasil.
 

Não se afobe, você não ficou para trás! Você não precisa alcançar já todos os resultados, apenas queremos que você nos acompanhe e chegue ao ponto que estamos!

Chegamos ao fim desta Espiadinha da Semana!!!
 
200
 
Tenha uma ótima semana e lembre-se que
NÓS ESTAMOS ORGULHOSAS DE VOCÊ!
Kelly/Dana/Rô/Mila
 

Nenhum comentário: