segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Espiadinha da Semana: Zonas 05 e 01

Bem-vindos à nossa
Espiadinha da semana
28 a 31 den Janeiro de 2013
e 1º de Fevereiro
Amigos e amigas,
Ninguém consegue viver bem se a bagunça estiver fora de controle. Podemos fazer alguma coisa para melhorar nossas vidas, todos os dias! Queremos ajudar a cada um a sair de seu CAOS e alcançar um pouco de paz.

A Espiadinha da Semana é uma agenda do sistema FLYLady com um lema anual de incentivo à organização, um hábito saudável para ser desenvolvido a cada mês e cinco missões muito fáceis e rápidas para serem feitas em uma área do lar, durante cada semana.

Os desorganizados ganham um roteiro semanal para iniciar um processo de organização a longo, médio e curto prazo. Os mais organizados podem juntar novas rotinas à sua agenda diária.
Em nosso grupo, o Flybabies no Brasil, uma turma animada apóia quem deseja alcançar a meta FLY: Finally Loving Yourself - FLY, traduzindo "Finalmente Amar a Você Mesma(o)".
Para aprender rapidinho e ainda treinar o Inglês, visite a página oficial da FLYLady. Para conhecer os fundamentos, leia as FLYing Lessons.
Prefere ler em Português? Leia um pouquinho por dia, programando um timer por 15 minutos, no blog da Fly Rô Brasileira. Você verá uma porção de dicas para seguir sua jornada FLY, com um toque bem brasileiro!
Quer iniciar o sistema FLY? Não é preciso se cansar muito, basta avançar em pequenos passos. O segredo é aprender a sair do CAOS como os bebezinhos aprendem a caminhar, em passinhos bem curtos - Babysteps - engatinhando, caindo, levantando, ousando, avançando um passinho, caindo novamente e levantando a cada queda, procurando apoio, até conseguir andar com passos firmes e com um jeitinho próprio.
____________________________________________________________________

Missão Hábito do Mês - Dicas para desenvolver atitudes saudáveis

A aquisição de um novo hábito começa a mostrar efeitos em cerca de quatro semanas, assim a FLYLady nos orienta a adoção de algo simples, mas geralmente negligenciado quando nos sentimos muito ocupados ou estressados. Cada hábito é apresentado como um mote, para que seja facilmente lembrado. O deste mês é:

Brilhar a Pia!

LEIA MAIS SOBRE O HÁBITO DESTE MÊS AQUI
Reforce sua disposição, acompanhando as missões diárias na lista do grupo Flybabies no Brasil.
Amigas e amigos, amem-se e dediquem algum tempo para voar neste novo hábito! Ganhem ânimo, acompanhando as missões na lista do grupo Flybabis no Brasil.
Vamos investir na nossa qualidade de vida. Nós podemos fazer qualquer coisa em 15 minutos!
FLYLady/Fly Rô

___________________________________________________________________________


Missão Espiadinha - Dicas para simplificar a manutenção da casa
A cada semana, a FLYLady indica atividades para uma área da casa. Geralmente são aquelas ações que costumamos adiar no corre-corre diário, mas que fazem muita diferença. Quem é muito disperso encontra um roteiro mínimo para cuidados, sem esquecer uma área da casa. Ao final de um mês, cada cômodo terá recebido mais de uma hora de cuidados especiais.
Caso a missão diária não seja útil ou necessária num dia, tente fazer uma outra tarefa rápida, de até 15 minutos, na mesma área.


Calendário Janeiro 2013
Zona 05 – Sala de Estar/TV/Família

Estaremos na Zona 05 e Zona 01dos nossos Lares - cada Missão não leva mais que 15 minutos para ser feita. Quando o CLUTTER (TRALHA)tiver sido eliminado, vamos para a
Lista de Limpeza Detalhada Zona 05 - Clique aqui
Lista de Limpeza Detalhada Zona 01 - Clique Aqui
Segunda-feira
Missão 1

Nós estamos nessa semana por 4 dias na Zona 5, nos EUA tem a Sala da Família, aqui consideramos Sala de Estar/TV/Visitas e etc
o Hoje nós vamos cuidar das áreas negligenciadas da nossa sala de estar e sala da família.
Pegue um espanador ou pano de tirar pó (flanela) e passe acima dos batentes das portas, acima dos quadros, das janelas, nos cantos dos tetos e no alto das cortinas. Tire o pó de toda a área perto do teto de sua sala de estar. Você ficará surpresa com o que se tira de pó, teias de aranha... nesta parte alta! Raramente olhamos para CIMA, principalmente se você for baixinha! ;)... Agora não fique obcecada! Apenas olhe para cima e tire o pó! Se você tiver algo com cabo longo ficará mais fácil.
Uma dica é pegar um cano PVC e prender o espanador dentro dele, prenda com fita adesiva e comece a tirar o pó. Canos de PVC são encontrados com facilidade em lojas de material de construção.
Outra dica: Usar o Aspirador de Pó, tanto para eliminar o Pó, quanto as Teias de Aranha, da parede, do teto e perto das lâmpadas, o meu QM fez essa semana na casa toda

Terça-feira
Missão 2
Hoje nós vamos passar o aspirador de pó direitinho, limpando todos os cantinhos. Isso significa passar o aspirador de pó na sala, certificando-se de limpar bem os rodapés e embaixo dos móveis. Por favor, tenha cuidado para não se machucar tentando mover os móveis. Caso puder peça ajuda ao QM ou a alguém mais forte, evite fazer esforço. Se for muito difícil limpar embaixo dos móveis, tente limpar o mais próximo possível da base do móvel que puder. Não esqueça os cantos!! Divirta-se e não se distraia!
Quarta-feira
Missão 3

Estamos na sala de estar/família só hoje, nesta semana. Veja quanta coisa espalhada fora de lugar, sem contar os montinhos de tralha que já estão aparecendo no canto da estante ou do lado do sofá, então vamos apagar estes "focos" antes que tomem conta de tudo! Invista alguns minutos para arrumar os maiores HOTSPOTS em sua sala, antes que eles realmente comecem a queimar. Jogue fora o que for inútil ou lixo e devolva as coisas aos seus lugares! Em apenas 15 minutos, você verá os resultados!

Quinta-feira
Missão 4
Hoje é o dia em que vamos cuidar das coisas deixadas na Sala. Sapatos, agasalhos, guarda-chuvas, cadernos de escola, roupas sujas...
Programe seu TIMER para 15 minutos e vá atrás das coisas que precisam ser guardadas em outro lugar. Apenas coloque-os nos cômodos em que elas deveriam estar e volte à sala e pegue outra coisa para guardar (aqui sugiro pegar uma caixa ou cesta e recolher o máximo de objetos possível, até de outros cômodos, uma sessão limpeza de superfície de emergência). Não se desvie do objetivo em outro cômodo ao começar a guardar as coisas que estavam fora de lugar lá também.
Por exemplo, ao guardar um sapato em um outro cômodo, não se desvie arrumando a cama (aprenda a se focar em um único afazer). Apenas guarde o sapato e volte para os cômodos da zona em que estamos trabalhando.
Se você notar que tem outras coisas para arrumar no outro cômodo, então verifique sua programação para ver se consegue fazer um resgate daquele cômodo em 5 minutos. Se sua programação não permite que faça esse resgate ainda hoje, então já programe para o próximo dia em que der tempo!!! Isto não é uma questão de tudo ou nada! Isto é sobre BABYSTEPS e ficar orgulhosa das pequenas coisas que conseguimos fazer!

Sexta-feira
Zona 01
Missão 1
Hoje nós vamos a uma caça ao lixo! Programe seu TIMER para 15 minutos e invista 5 minutos em cada área. Comece pela varanda (garagem) e junte tudo o que precisa ser jogado fora. Em seguida vá até o Hall de entrada e dê uma olhada nas correspondências, sempre tem propaganda (mala direta) e jornais velhos (promoções), que parecem acumular-se aí. Jogue fora! Em seguida vá até a Sala de Jantar, pegue qualquer coisa que seja realmente lixo, mas que não tenha notado. Os guardanapos usados perdidos, revistas velhas, propagandas, papéis velhos de escola, etc. Vocês todas sabem o que costuma se acumular nos nossos lares! Pegue e jogue fora! Lembre-se de ficar apenas 5 minutos em cada área, não se distraia e não seja perfeccionista!

Missão Extra:
Pegue uma vassoura e/ou um aspirador de pó/MOP ou Rodo Mágico. Programe o TIMER para 5 minutos em cada área. Varra e/ ou aspire a varanda e sacuda o tapete de entrada. Em seguida dê uma varrida rápida no Hall ou aspire o carpete. Por último varra e/ou aspire a Sala de Jantar, ou passe o Rodo Mágico, a escolha é sua....


Progredir não é cobrir-se de perfeição! Faça as missões com calma e a seu jeito. Não tenha pressa, a bagunça não se instalou em um dia e não desaparecerá em outro! Faça com prazer, divirta-se!
Fly Kelly/Fly Rô/Fly Mila


Palavras podem ser amáveis ou "mais ou menos", a escolha é sua em 2013!!!!


Missão Mimo - Dicas para tornar você uma pessoa especial
A FLY Dana nos envia uma Missão Mimo Semanal para elevar sua auto-estima e bem-estar. A desta semana é pode parecer um pouco fora de alcance, mas quem sabe não conseguimos?
Caros Amigos e Amigas,

Manicure em casa: 10 dicas para fazer as próprias unhas

Passo a passo para ficar com unhas incríveis, coloridas e feitas por você mesma

Fabiana Neves
Fabiana Neves, 27 anos, é jornalista e produtora. Apaixonada por esmaltes desde os 20, parou de roer as unhas quando descobriu que poderia pintá-las de rosa. Aprendeu a fazer a própria unha de tanto treino (faz a cutícula uma vez por semana, e o esmalte troca no mínimo umas três vezes). Esse ano resolveu deixar de ser egoísta e fazer um curso profissionalizante de manicure e pedicure, para aprender a fazer as unhas das outras pessoas, neste caso, suas amigas. Elas agradecem e muito!
A seguir, ela divide um pouco do que aprendeu sobre fazer as próprias unhas.
TOP 10: FAZER AS UNHAS
 
1- Lugar iluminado e posição correta Dê preferência para a luz natural, que ajuda a enxergar possíveis defeitos.
Procure não ficar muito curvada e muito menos sentar de forma que suas mãos fiquem muito baixas. A altura ideal é manter as mãos no meio do tronco, como se estivesse apoiada em uma mesa.

2- Kit manicure completo
Além de lixa de unha, algodão e solução de acetona ou removedor de esmalte, o ideal é ter em mãos um pequeno kit. Invista nele e você não vai se arrepender: lixa bloco (aquela de polir a superfície da unha), espátula, alicate de cutícula, emoliente, pau de laranjeira, base, esmalte, spray ou óleo secante, borrifador de água, toalhas descartáveis e uma toalha para secar as mãos durante o procedimento, lápis ou pó hemostático, recipiente de água e álcool 70%.
Foto: Editora Globo
Kit unhas: investimento para quem gosta da ideia de fazer as próprias (Foto: Fabiana Neves)

3- Material adequado para uso
A limpeza dos instrumentos deve ser feita da seguinte forma: primeiro lavar com sabão neutro e água e secá-los muito bem. Depois, esterilizá-los: quem não tem uma estufa ou autoclave, pode aplicar álcool 70% com um algodão. E, por fim, armazenar da forma correta (embalados de forma individual). O recipiente de água utilizado para a remoção da cutícula também deve ser limpo com água e álcool 70%.
Foto: Editora Globo
Preparação: emoliente para soltar a cutícula (Foto: Fabiana Neves)

4- Preparação e aplicação do emoliente de cutículas
Existem duas formas de preparar a cutícula. A técnica de “mão a seco”, que consiste em aplicar o emoliente, pedaços pequenos de algodão em cada unha e borrifar água. E a técnica “mão na água”, mais conhecida, que se resume em aplicar o emoliente em todas as unhas, mergulhar os dedos em água morna e deixá-los submersos por cerca de 3 minutos.
Foto:
Técnica mão a seco (Foto: Fabiana Neves)

5- Cutícula – espatulação e remoção Este talvez seja o passo mais importante para alcançar unhas belas em casa! A espatulação deve ser feita com calma. Se essa fase for efetuada de forma adequada, tirar a cutícula vai ser bem mais fácil. Caso tenha optado pela técnica a seco, retira-se apenas o algodão da unha a ser espatulada.
A espátula deve ser segurada como se fosse uma caneta, próxima à ponta redonda. Não é necessário colocar força, o mais importante é empurrar delicadamente a cutícula, acompanhando o formato da unha.
Para a remoção da cutícula, o alicate deve estar devidamente amolado (se não estiver, as chances de se cortar são enormes).
Dicas: • Para quem gosta, e sabe, vale afundar o alicate. Para as iniciantes, não é recomendado, pois as chances de se machucar feio são altíssimas.
• Vale lembrar que os dermatologistas recomendam apenas a retirada parcial da cutícula.
+ Expert em unhas dá dicas para cuidar das mãos
• Lembre-se que a cutícula só pode ser feita uma vez por semana, esse é o tempo mínimo que ela leva para crescer.
• Caso você se corte e não pare de sangrar, aplique um pouco de pó hemostático no local, isso ajuda bastante.
• Ah, em ambas as técnicas as outras unhas devem permanecer úmidas para a cutícula não secar.
Foto:
Tirar cutícula requer prática. Ou seja, vá aos poucos até estar bem treinada (Foto: Fabiana Neves)

++ VEJA MAIS 5 dicas para fazer as próprias unhas
+ Veja mais matérias sobre esmaltes

+ Veja as dicas de 1 a 5
Foto:
O ideal é lixar depois de tirar as cutículas (Foto: Fabiana Neves)

6- Lixar as unhas
Não é indicado lixar as unhas antes de retirar a cutícula, porque elas ainda estão secas e acabam formando muito pó.
Lixe as unhas utilizando a parte mais delicada da lixa. Siga o formato preferido e não se esqueça de retirar os excessos que ficam por baixo das unhas.
A lixa bloco, também conhecida como polidor de unhas, deve ser aplicada na superfície de cada unha. Ela tira as ondulações e deixa todas as unhas uniformes, prontas para receber a melhor parte: o esmalte!

7- Aplicação de base e esmalte
A base, além de proteger, melhora o efeito do esmalte.
Dicas:
• Opte sempre por base cetim ou base seda, porque elas não alteram a cor do esmalte.
• Antes de passar o esmalte, retire o excesso do pincel e aplique nas unhas. Procure manter o pincel mais fechado.
• Geralmente a cor que está no frasco só é atingida após duas ou três demãos. Não se preocupe em limpar os excessos na primeira aplicação, apenas na segunda.
Foto:
Estamos quase lá... Limpeza do esmalte em excesso (Foto: Fabiana Neves)

8- Limpeza e remoção dos excessos
Após a segunda demão, é aconselhado retirar o excesso, principalmente das laterais, com o pau de laranjeira.
Para cada unha que for aplicada a camada de esmalte, retire o excesso e coloque-o em um pedaço de papel descartável. Isso deve ser feito com todas as unhas.
Depois que todas já tiverem prontas para a limpeza final, coloque um pouquinho de algodão na ponta do palito, dê uma molhadinha na solução de acetona e passe nos cantos das unhas para tirar o resto de esmalte que tem ali.
Não é necessário colocar força, nem ensopar o algodão.
Sempre que o algodão estiver muito colorido, ou sobrecarregado de esmalte, troque-o, para não manchar as outras unhas e nem os dedos.

9- Extra brilho ou Top Coat
O extra brilho, ou top coat, ou superbrilho, como é conhecido, é um finalizador para as unhas. Ele cria uma película protetora sobre elas, por isso deve sempre ser aplicado depois que já estiverem prontas e limpas.
Caso isso não aconteça, você corre o risco de estragar todo o trabalho, pois, no momento em que for limpar as laterais, provavelmente o extra brilho vai arrastar o esmalte com ele.

10- Óleo secante ou spray
Fique atenta: extra brilho e óleo secante não são a mesma coisa. O óleo secante ajuda na secagem, enquanto o extra brilho tem a função de proteger. Algumas pessoas passam o óleo secante quando terminam de fazer as unhas, outras preferem os sprays que auxiliam na secagem do esmalte. Esses sprays devem ser aplicados com uma distância de 15cm das unhas, sob pena de estragar o esmalte.
Independentemente da técnica utilizada ou da escolha do óleo secante ou spray, é muito importante fazer as unhas com calma. Arrume tempo. Depois que terminar, procure ficar alguns minutos sem encostar-se a nada, assim você não corre o risco de estragar todo o trabalho.
Foto:
Resultado final: unhas bem feitas. Agora, é esperar até secar (Foto: Fabiana Neves)

++ Veja mais matérias sobre unhas


Fly Dana/Rô



Missão Alimentação - Dicas para facilitar o planejamento do cardápio


Vamos continuar aproveitando as sugestões do site Trigo é Saúde. As sugestões são da nutricionista Vanderlí Marchiori, focadas no controle do índice glicêmico. Você pode adaptar algumas indicações ou escolher um dia especial. Quem optar pela dieta vegetariana encontrará dicas ao lado, muito saudáveis e sem carnes, mel, latícinios e ovos
Sugestões para o cardápio semanal

Alternativas saudáveis para vegetarianos e para quem quer reduzir o consumo de carnes, ovos e laticínios

Segunda-feira


Salada de alface roxa com tomates
Macarrão
Polpetone
Banana picada com canela
Receita de almôndegas de soja. Outra de almôndegas de legumes.
Use gersal ou castanhas de caju moídas para finalizar o macarrão.
Substitua os laticínios usados no macarrão por Tofupiry ou creme de soja
Gelado de banana

Terça-feira


Salada de escarola, salsão e tomate em rodelas
Arroz à grega

Carne desfiada com cebola

Laranja
A mesma salada
Arroz com lentilhas, bem acebolado e com pedacinhos de tofu defumado
Seleta de legumes salteados
Laranja

Quarta-feira


Salada de brócolis e cenoura

Risoto de legumes
Contrafilé em tiras

Melancia
Salada de beterraba
Arroz Integral com espinafre
Feijão
Hamburger de grão de bico
Tangerina

Quinta-feira

Salada de acelga com milho
Peito de frango assado com tomilho e azeite
Macarrão integral
Morangos
Salada com folhas verdes, tomates, brotos de feijão e azeite
Substitua o molho do macarrão por molho de tofu com cogumelos
Polvilhe com chia e castanhas do pará moídas
Caqui

Sexta-feira

Salada de pepino japonês e alface
Arroz com cenoura
Feijão
Filé de peixe grelhado

Maçã

Salada de folhas
Feijoada
Arroz
Farofa de cenoura
Couve picadinha
Laranja

Sábado

Salada de couve-flor com tomates
Bisteca suína grelhada
Arroz integral
Tutu de feijão
Abacaxi com raspas de limão
Dá para acompanhar o menu ao lado, dispensando a carne de porco.
Incremente o tutu, colocando chia, palmito em pedaços. aveia em flocos e rodelas de alho-poró.
Sirva com castanhas picadinhas.

Domingo


Salada de tomate com milho
Lasanha
Goiaba vermelha

Salada de folhas, tomatinhos, cenoura ralada e raspas de limão
Lasanha Especial
Salada de frutas

260
Tabela de frutas e hortaliças
Que tal aproveitar para conferir os valores nutricionais e planejar um cardápio equilibrado?
Cuidar da alimentação também é amar a si e à família!!!
_______________________________________________________________

A Cozi é agenda online para seguir as rotinas do sistema FLYLADY - pode ser um Control Journal eletrônico. O acesso é gratuito e podemos personalizar de acordo com as necessidades da nossa família, mas o idioma é o inglês, mas nada complicado para quem já conhece os textos traduzidos pela Rô e algumas flymigas.
_______________________________________________________________
Não se afobe! Você não precisa alcançar já todos os resultados, apenas queremos que você nos acompanhe e chegue ao ponto que estamos!
Chegamos ao fim desta Espiadinha da Semana 
Tenha uma ótima semana e lembre-se que
NÓS ESTAMOS ORGULHOSAS DE VOCÊ!
Kelly/Dana/Rô/Mila

Nenhum comentário: