segunda-feira, 27 de maio de 2013

Espiadinha Zona 05 - 26 a 31 de Maio

199
Bem-vindos à nossa
Espiadinha da semana

26 a 31 de Maio de 2013
Amigos e amigas,
Ninguém consegue viver bem se a bagunça estiver fora de controle. Podemos fazer alguma coisa para melhorar nossas vidas, todos os dias! Queremos ajudar a cada um a sair de seu CAOS e alcançar um pouco de paz.
A Espiadinha da Semana é uma agenda do sistema FLYLady com um lema anual de incentivo à organização, um hábito saudável para ser desenvolvido a cada mês e cinco missões muito fáceis e rápidas para serem feitas em uma área do lar durante cada semana.
Os desorganizados ganham um roteiro semanal para iniciar um processo de organização a longo, médio e curto prazo. Os mais organizados podem juntar novas rotinas à sua agenda diária.
Em nosso grupo, o Flybabies no Brasil, uma turma animada apóia quem deseja alcançar a meta FLY: Finally Loving Yourself - FLY, traduzindo "Finalmente Amar a Você Mesma(o)".
Para aprender rapidinho e ainda treinar o Inglês, visite a página oficial da FLYLady. Para conhecer os fundamentos, leia as FLYing Lessons.
Prefere ler em Português? Leia um pouquinho por dia, programando um timer por 15 minutos, no blog da Fly Rô Brasileira. Você verá uma porção de dicas para seguir sua jornada FLY, com um toque bem brasileiro!
Quer iniciar o sistema FLY? Não é preciso se cansar muito, basta avançar em pequenos passos. O segredo é aprender a sair do CAOS como os bebezinhos aprendem a caminhar, em passinhos bem curtos - Babysteps - engatinhando, caindo, levantando, ousando, avançando um passinho, caindo novamente e levantando a cada queda, procurando apoio, até conseguir andar com passos firmes e com um jeitinho próprio.

Missão Hábito do Mês - Dicas para desenvolver atitudes saudáveis
A aquisição de um novo hábito começa a mostrar efeitos em cerca de quatro semanas, assim a FLYLady nos orienta a adoção de algo simples, mas geralmente negligenciado quando nos sentimos muito ocupados ou estressados. Cada hábito é apresentado como um mote, para que seja facilmente lembrado. O deste mês é:

Mexa-se no Maio Movimentado!

FLYer: Finally Loving Your Exercise Routine - Finalmente amando sua rotina de exercícios

LEIA MAIS SOBRE ESSE HÁBITO AQUI e AQUI
Reforce sua disposição, acompanhando as missões diárias na lista do grupo Flybabies no Brasil.
Amigas e amigos, amem-se e dediquem algum tempo para voar neste novo hábito! Ganhem ânimo, acompanhando as missões na lista do grupo Flybabis no Brasil.

Vamos investir na nossa qualidade de vida. Nós podemos fazer qualquer coisa em 15 minutos!

FLYLady/Fly Rô


Missão Espiadinha - Dicas para simplificar a manutenção da casa

A cada semana, a FLYLady Kelly indica atividades para uma área da casa. Geralmente são aquelas ações que costumamos adiar no corre-corre diário, mas que fazem muita diferença. Quem é muito disperso encontra um roteiro mínimo para cuidados, sem esquecer uma área da casa. Ao final de um mês, cada cômodo terá recebido mais de uma hora de cuidados especiais. Isso faz diferença!
Caso a missão diária não seja útil ou necessária num dia, tente fazer uma outra tarefa rápida, de até 15 minutos, na mesma área. Vamos continuar firmes no declutter - se você já fez estas missões há dois meses, verá o quanto são mais fáceis de serem feitas hoje. Tente observar se o nível de tralhas não aumentou nesse período.
Zona 05 - Sala de Estar e TV
Estamos na Zona 05 dos nossos Lares - cada Missão não leva mais que 15 minutos para ser feita. Quando o CLUTTER (TRALHA)tiver sido eliminado, vamos para a Limpeza Detalhada da Zona 05
Segunda-feira
Missão 1
Hoje é o dia de dar conta daquela montanha de "coisas" que foram deixadas na sala. Sapatos, jaquetas, cestos, sacolas, etc. Amiga, isso é bagunça!
Programe 15 minutos no timer e vá recolher objetos que deveriam estar guardados em outro lugar. Leve-os de volata as seus lugares e verifique novamente. Preste atenção para não desviar sua atenção para outra atividade quando for guardar algo que estava na sala
Por exemplo, se você está levando os sapatos para guardá-los na sapateira do seu quarto, faça isso e volte à sala, não pare para endireitar alguma coisa no caminho ou dar uma esticadinha na colcha. Se, ao levar o que deve ser guardado, você percebe que algo está precisando de atenção em outro cômodo, faça uma missão de resgate de cinco minutos após terminar sua tarefa na sala. Se não puder fazer imediatamente, programe para fazer mais tarde. Isso não é tudo ou nada! Faça tudo em pequenos passos (baby steps) e fique bem orgulhosa das pequenas coisas que realizar!



Terça-feira
Missão 2

Vamos continuar com Super Fling Boogie Zonal. Ontem, atacamos a montanha de bagunça espalhada na sala. Hoje vamos catar lixo. Sim, amiga, l-i-x-o! Você não acredita que há lixo na sua sala? Vasculhe por trás das almofadas, no vão entre os braços e em todo canto que tiver uma costura ou dê para colocar a mão. Não esqueça de olhar em baixo das mesinhas, atrás dos móveis ou dentro dos vasos (incrível como vai parar lixo nestes lugares... Marque 15 minutos no timer e comece sua missão, jogando todo o lixo que encontrar num saco para descartar depois. Você ficará surpresa com a rapidez que fará isso. Aposto que sobrará tempo! Tome cuidado se precisar levantar peças muito pesadas ou arrastar móveis. Peça ajuda se for necessário!!!


Quarta-feira
Missão 3

Voltamos à sala para enxergar a desordem oculta. Você olhe em torno e já nem distingue o que é parte do lugar e oque não é, pois acostumou-se a ver tudo junto. As revistas e jornais tem sido descartados para reciclagem ou estão disputando lugar na mesinha ou no rack? Por falar em rack, os DVDs e CDs estão organizadinhos em seus lugares ou estão "assim-assim", meio empilhados ao lado do player, meio espalhados. Algum está fora da capa?

Pegue o timer e marque 15 minutos e dê um jeito de sumir com o clutter que virou parte da paisagem. Certamente, você vai se surpreender o quanto a salaparecerá mais arrumada depois disso. Não fique obcecada e tente vasculhar cada canto da sala.
Queremos progresso e não perfeição. Vamos fazer uma etapa por vez!


Quinta-feira
Missão 4

Hoje, invista 5 minutos e elimine o pó (espanando ou passando um pano) dos itens decorativos de sua sala. As molduras dos quadros, abajures, porta-retratos e enfeites precisam de uma limpeza cuidadosa. Coloque uma música e mova-se rapidamente, você ficará surpreso com quão rápido pode fazer isso!!! Não pense demais sobre a missão, apenas faça-a! Divirta-se!


Sexta-feira
Missão 5

A missão de hoje é muito simples!
Trata-se de passar o aspirador de pó direitinho, limpando todos os cantos. Isso significa passar o aspirador de pó na sala, certificando-se de limpar bem os rodapés e embaixo dos móveis. Não esqueça de passar atrás das cortinas. Por favor, tenha cuidado para não se machucar tentando mover os móveis. Caso precise, peça ajuda ao QM ou a alguém mais forte, evite fazer esforço. Se for muito difícil limpar embaixo dos móveis, tente limpar o mais próximo possível da base do móvel que puder. Não esqueça os cantos!!! Isto irá permitir que você só precisará aspirar pelo miolo da sal aquando fizer sua Hora Semanal de Abençoar o Lar! Nada mau!!!

Parabéns pelo trabalho bem feito nesta semana! Estamos muito orgulhosas de você!

Progredir não é cobrir-se de perfeição! Faça as missões com calma e a seu jeito. Não tenha pressa, a bagunça não se instalou em um dia e não desaparecerá em outro! Faça com prazer, divirta-se!
FlyLady Kelly/FlyBaby Rô/FlyBaby Mila

 
Palavras podem ser amáveis ou "mais ou menos", a escolha é sua em 2013!!!!

http://i151.photobucket.com/albums/s145/msanthiago/imagesqtbnANd9GcQPM5ucYW1OCV3kj4lCDGhLuJgxlq4CikuB64FluP_PvMsC64MG_zpsabb4d10a.jpg

Missão Mimo - Dicas para que se torne uma pessoa especial
A FlyLady Dana nos envia uma Missão Mimo Semanal para elevar sua auto-estima e bem-estar. A missão desta semana ainda não foi publicada. Assim, nós mesmas programar uma sessão Mimo:
O desafio desta semana é você propor a si mesma algo que seja um verdadeiro mimo - pode ser um banho de estrela, dormir um soninho gostoso na rede, fazer as unhas ou tratar dos cabelos, bater um papo com sua melhor amiga ao telefone, fazer um bolo com as crianças, chamar o par para uma sessão de massagem - oba, isso pode esquentar!
Quem sabe sair para dar uma volta com o cachorro ou jogar uma partida de um game on-line? Ler o jornal de domingo inteirinho? Passar um tempo especial cuidando das plantas ou tricotar um sapatinho para o bebê daquela colega que está grávida?
Pegar seu material de pintura e dedicar-se por algumas horas pode ser um boa forma de relaxar e dedicar-se a si mesma. Meditar, cantar ou dançar também nos mimam - solte-se!!!
Invista algum tempo em tornar sua vida agradável! Você merece o mimo e o tempo bem empregado a abençoa e aqueles ao seu redor!
FlyLady Dana/FlyBaby Rô/FlyBaby Mila
Missão Alimentação - Dicas para facilitar o planejamento do cardápio
Onívoros - o excesso de gordura e proteinas de origem animal pode ser prejudicial ao organismo humano - consumir com moderação pode preservar a saúde.
Fonte das sugestões (adaptadas)
Vegetarianos - uma alimentação variada pode garantir saúde e equilíbrio, sem prejudicar tanto o meio-ambiente nem cometer crueldade contra os animais.
Segunda-feira
Salada de folhas variadas
Legumes ao molho branco
Arroz integral
Feijão
Iscas aceboladas de tofu ou de qualquer outra fonte de proteína
Laranja

Salada de folhas variadas
Legumes ao molho branco (versão vegana)
Arroz integral
Feijão Azuki
Iscas aceboladas de tofu
Laranja

Terça-feira
Salada de chuchu com molho de limão e ervas
Penne com molho de tomates
Almôndegas
Mamão

Salada de tomates com molho de limão e ervas
Penne com brócolis e alho-poró
Creme de mamão
Quarta-feira
Salada de legumes cozidos e cebola
Arroz
Viradinho de feijão com carne seca
Fritada com cogumelos ou bertalha
Laranja


Salada de alface e rabanete
Bolinho assado de inhame e abobrinha
Arroz integral com gersal
Feijão
Banana com passas

Quinta-feira
Salada de chicória
Batata assada com molho de alho
Risoto de legumes
Frango assado
Gelatina de abacaxi ou limão

Salada de chuchu com molho de limão e ervas
Batata assada com molho de alho
Tirinhas de tofu ou tempei grelhado (deixe numa vinha d'alhos por 24 horas antes de grelhar)
Risoto de legumes
Tangerina

Sexta-feira
Salada de almeirão, tomate, cebola, pimentão, grão de bico e atum ou sardinha
Arroz com brócolis e cenoura
Mandioquinha (batata baroa) salteada com salsinha e cebolinha
Goiaba ou melão

Salada de folhas variadas
Cogumelos salteados com azeite, alho e uma pitadinha de curry
cuscuz marroquino ou ninhos de macarrão integral com tomate, cenoura ralada, pimentão colorido cortado em pedacinhos, azeitona e molho de ervas
Goiaba ou melão

Sábado

Salada de maçã verde, cenoura ralada e batata com molho de maionese vegana
Arroz integral
Feijão
Panqueca verde com gergelim
Laranja
Domingo
Salada de alface, broto de feijão, beterraba ralada e molho de gergelim da Fly Simone
Berinjela recheada com pvt, tofu ou carne moída e molho de tomate
Arroz com alho-poró
Legumes agridoces
Morango


Salada de alface, broto de feijão, beterraba ralada e molho de gergelim da Fly Simone
Berinjela recheada com pvt ou tofu e molho de tomate
Arroz com alho-poró
Legumes agridoces
Morango

200
Tabela de frutas e hortaliças
Vamos aproveitar para conferir os valores nutricionais e planejar um cardápio equilibrado?
Cuidar da alimentação também é amar a si e à família!!!

A Cozi é agenda online para seguir as rotinas do sistema FLYLADY - pode ser um Control Journal eletrônico. O acesso é gratuito e podemos personalizar de acordo com as necessidades da nossa família; o idioma é o inglês, mas nada complicado para quem já conhece os textos traduzidos pela Rô e algumas flymigas. O guia para uso está disponível nos Arquivos do grupo Flybabies no Brasil.

Não se afobe, você não ficou para trás! Você não precisa alcançar já todos os resultados, apenas queremos que você nos acompanhe e chegue ao ponto que estamos!
Chegamos ao fim desta Espiadinha da Semana!!!
200
Tenha uma ótima semana e lembre-se que
NÓS ESTAMOS ORGULHOSAS DE VOCÊ!
Kelly/Dana/Rô/Mila
by Mila Santhiago

Nenhum comentário: