terça-feira, 9 de maio de 2017

Espiadinha da Semana - 07 a 13 de maio


Espiadinha da Semana - 07 a 13 de maio
 
Amigos e amigas,
A Espiadinha da Semana é um resumo para quem acompanha o grupo Flybabies Brasileiras e quer sair do CAOS. Uma turma animada apóia quem deseja alcançar a meta FLY: Finally Loving Yourself -  FLY, traduzindo "Finalmente Amar a Si Mesma (o)". Os  desorganizados contam um roteiro semanal para iniciar um processo de organização que realmente funciona. Os mais organizados podem juntar novas rotinas à sua agenda diária. 
Seguimos as Lições da FlyLady, já traduzidas pela Fly Rô. Leia um pouquinho por dia sobre as bases do sistema no blog da Fly Rô Brasileira ou na internet, já há bastante material disponível. No blog da Rô, há muitas dicas para seguir sua jornada FLY, com um toque bem brasileiro! 
Quer iniciar o sistema FLY? Não é preciso se cansar muito, basta avançar em pequenos passos. O segredo é observar como os bebezinhos aprendem a caminhar, em passinhos bem curtos -  baby stepsengatinhando, caindo, levantando, ousando, avançando um passinho, caindo novamente e levantando a cada queda, procurando apoio, até conseguirem andar com passos firmes e com um jeitinho próprio. 
Vai retomar o caminho da organização? Fazer uma limpeza de emergência ajuda muito!
Particar o hábito do mês reforça nossas atitudes e aumenta a autoestima!
E, muito importante, mimar-se sempre! O dia tem 1440 minutos, reserve pelo menos 15 para cuidar de si!

As moderadoras desejam as boas-vindas a quem está chegando e uma boa semana as FlyMigas e FlyLords que participam desta comunidade solidária!

Missão Hábito do Mês

Dicas para desenvolver atitudes saudáveis

Movimentar-se, praticar exercícios
Neste mês, iniciamos ou retomamos um hábito muito saudável: Movimentar-se, se mexer, praticar algum tipo de exercício!!!
Muitas vezes, usamos a desculpa de falta de tempo para frequentar uma academia e caimos no sedentarismo.  É possível caminhar, desembarcar em uma ou dois pontos antes do habitual, correr nas vizinhanças, criar jogos com os filhos ou seguir aulas no You Tube, com cuidado para não fazer movimentos errados. 
Sempre poderemos reservar alguns minutos para melhorar nossa saúde!
Há vários grupos focados no exercício em praças ou lugares públicos, que tal participar de um? 

Missão Espiadinha

Dicas para simplificar a manutenção da casa

Área 02 - Cozinha 
A cada semana, a FLYLady Rebecca indica atividades para uma área da casa. Geralmente são aquelas tarefas que costumamos adiar no corre-corre diário, mas que fazem muita diferença.
Quem é muito disperso encontra um roteiro mínimo para cuidados, sem esquecer uma área da casa. Ao final de um mês, cada cômodo terá recebido mais de uma hora de cuidados especiais. Isso faz diferença!
Caso a missão diária não seja útil ou necessária num dia, tentar fazer uma outra tarefa rápida, de até 15 minutos, na mesma área.
Vamos continuar firmes no declutter! Observar se o nível de tralhas não aumentou nos últimos dois meses. Fazer continuamente torna tudo mais fácil!

Parou um pouquinho? Saiu da trilha da FlyLady?  Sem desespero, basta fazer uma limpeza de emergência e depois retomar as rotinas normais!  

Nesta semana, trabalharemos na área 02 - a da cozinha e áreas contínuas como área de serviço ou churrasqueira. Cozinhar é um ato de amor e criatividade e merece um ambiente limpo e organizado!
Limpeza Detalhada da Área 02  poderá ser feita, após eliminarmos o CLUTTER  - tralha, bagunça, acúmulo de itens que não fazem sentido em nossas vidas.

As atividades devem ser realizadas no tempo determinado, sem perfeccionismo ou perda de foco. Caso necessário, marcar mais um bloco de tempo. Aos poucos, tudo entra nos eixos!

Caso perca uma missão, não se preocupe. Leia o Plano de Voo Diário das FLYMigas, enviado diariamente ao seu email.


Segunda-feira
Missão 1
Nesta semana, vamos atuar na cozinha! 
Vamos programar 15 minutos e limpar o tampo do fogão! Os botões e queimadores de molho ficam de molho em água quente enquanto o tampo do fogão é esfregado e limpo. Um pouco de sabão, pasta de limpeza e água quente dão conta do recado! Cuidado com o perfeccionismo, nunca ficará tão brilhante quanto no dia em que foi comprado. É para fazer apenas o melhor possível, esfregando os botões e queimadores; porém, não a ponto de fazer os números e marcações dos queimadores sumirem!
Seja o que for feito, vai deixá-lo melhor do que antes!
Terça-feira
Missão 2
A missão de hoje é sugestão de uma FlyBaby: Limpar o porta-talheres e a gaveta. Retirar amarrilhos de arame, clipes, pacotinhos de ketchup, tampas de azeite, enfim toda aquela miscelânea que se junta nas gavetas ou cestinhas da cozinha. É hora de descartar o inservível e colocar tudo que for útil em seus lugares.
Quarta-feira
Missão 3
Hoje é o dia antiprocrastinação e a missão é pegar uma lata de lixo, um saco para coleta de itens para compostagem e um recipiente para algum item reciclável, colocá-los junto à porta da geladeira. Descartar qualquer sobra que tenha sido empurrada para o fundo e que agora se transformou num "projeto de ciências". Verificar as gavetas de frutas e hortaliças e descartar tudo que estiver “passado”.
É incrível como sempre há um pedacinho de qualquer coisa pronto para criar fungos e bactérias!
Isso facilitará a planejar as próximas listas de compras! O que não é consumido não deve ser comprado!
Quinta-feira
Missão 4
 A missão de hoje é fazer o declutter em gavetas, armários ou prateleiras. Todo mundo tem um hot spot com caixas vazias, alguns sacos plásticos que estão sempre tentando escapar dos armários e gavetas, (que tal usar o puxa-sacos?), rolos de papel filme, papel toalha, vasilhas plásticas. Nos Estados Unidos, é costume manter uma gaveta só pra isso, com vários tipos de papel alumínio, papel manteiga, filme plástico PVC, ziploc, saquinhos de tudo que é tamanho (para lanches, sanduíches,...), sacos de congelamento, etiquetas, ... E, às vezes, encontramos lá uma caixa vazia, um rolinho, embalagens sem nenhum item,...  Jogar fora e organizar tudo o que sobrar e que realmente tem utilidade para si e sua família. Caso não seja usado por causa do tamanho ou formato, então é hora descartar ou doar.
Esta é uma missão fácil e rápida!
Sexta-feira
Missão 5
 
Hoje é o último dia na cozinha! Em cinco minutos, verificar o material de limpeza e as coisas sob a pia! Há itens que não são usados? Produtos que estão acabando e precisam ser relacionados na lista de compras? Qual é o estado de panos de prato e esponjas? Se for necessário, colocá-los na lista também.
Aproveitar bem o fim de semana!

Parabéns pelo  trabalho bem feito!  
Com carinho,
FlyLady Rebecca
FOCO FLY
Limpar as vidraças e parapeitos da cozinha e área de serviço.
Aproveitar e lavar as cortinas e limpar os enfeites de parede.
Progredir não é se cobrir de perfeição! Fazer as missões com calma e a seu jeito. Não ter pressa, a bagunça não se instalou em um dia e não desaparecerá em outro! Fazer com prazer, se divertindo!  
FlyLady Marla Cilley/Fly RôBrasileira

 

Missão Mimo Semanal

Dicas para se tornar uma pessoa especial

Almoçar ou conversar com uma amiga
Queridas FlyMigas,
Uma das minhas maneiras favoritas de me mimar é almoçar com a minha melhor amiga. A vida é tão movimentada e agitada que muitas vezes esquecemos se reservar tempo para nós mesmas e nutrir nossos relacionamentos. Deixamos escapar algumas das pessoas mais importantes de nossas vidas porque não arranjamos tempo para vê-las ou conversar via redes sociais ou telefone.
A Missão Mimo de hoje é encontrar tempo e programar um encontro com uma boa amiga. Isso mesmo! Conviver com nossos amigos também alivia o estresse!
Quer se trate de 15 minutos ao telefone ou uma hora no almoço, você vai se sentir mais feliz e mais relaxada depois deste “encontro”. Não se trata apenas de manter seus relacionamentos vivos, mas aliviar o estresse e se mimar. Um bate-papo com uma amiga querida é quase tão bom quanto uma visita ao terapeuta! E muito mais barato também!

Mime-se, você merece!
 FlyLady

Texto traduzido e adaptado livremente do original: http://www.flylady.net/c/pampering.php? tzm=180

Missão Alimentação

Dicas para facilitar o planejamento do cardápio

O ato de matar seres vivos para se alimentar propõe aos humanos, conscientemente ou não, um problema filosófico – problema que todas as sociedades tentam resolver”. (Claude Lévi-Strauss)
Sugerimos adotar um trivial variado e saudável, que não prejudique tanto o meio-ambiente ou cometa crueldade contra os animais.  Experimentemos novos sabores, dando uma chance ao paladar, ao planeta e aos animais que não serão sacrificados para nosso deleite. 
1.  Verificar quais são os ingredientes que há na despensa e os que estão na safra ou em promoção no mercado.
2.   Verificar a data de validade dos alimentos.
3.   Planejar o desjejum, almoço e jantar e os lanches para sete dias da semana. Que tal incluir a Segunda Sem Carne, se a família for carnista?
4.   Não repetir pratos ou muitos alimentos. Provocar a família com receitas novas ou alimentos  que não estejam habituados. Priorizar hortaliças frescas, diversidade de cereias e pratos não industrializados.  
5.   Preparar a lista de compras, se necessário.
6.  Selecionar e higienizar os alimentos e preparar algumas bases, como caldo de legumes, hortaliças cozidas, massas, etc. Processar o que for preciso (alho, cebola, saladas, demolhar o feijão ou outros grãos). Separar tudo que for usar e guardar ou congelar o restante.
7.   Preparar as refeições em quantidade dobrada ou triplicada e congelar o restante, para dias de sufoco. 
8.  Reunir a família para uma refeição coletiva. Pensar numa ação de boa-vontade e doar ou partilhar um prato com alguém.
9.   Pensar numa ação de boa vontade e doar ou partilhar um prato ou refeição com alguém.
 Bom apetite!

Cuidar da Alimentação faz parte da Organização!
vegetais
Tabela de frutas e hortaliças
Vamos  conferir os valores nutricionais e planejar o cardápio?

Cozi é agenda online  para seguir as rotinas do sistema FLYLADY - pode ser um Control Journal eletrônico. O acesso é gratuito e podemos personalizar de acordo com as necessidades da nossa família; o idioma é o inglês, mas nada complicado para quem já conhece os textos traduzidos pela Rô e algumas flymigas. O guia para uso está disponível nos Arquivos do grupo Flybabies Brasileiras e do antigo grupo Flybabies no Brasil.
Caso prefira o Evernote, confira o vídeo da Ylka Alves.

Não se afobe, você não ficou para trás! Não é preciso alcançar já todos os resultados, apenas nos acompanhe!

Chegamos ao fim desta Espiadinha da Semana!!!
 
Tenha uma ótima semana e lembre-se de
ORGULHAR-SE DE SI!
  
A Moderação 

2017-05-07 12:51:37 by Mila Santhiago

3 comentários:

Valéria Miranda disse...

Boa tarde, como faço para receber o Plano de Voo Diário das FLYMigas por email?
Beijos.

Roseli de Araujo Gomes disse...

Bom dia Valéria!!!
Você pode olhar nesse LINK que tem o endereço do Grupo:

http://flyrobrasileira.blogspot.com.br/2008/07/incio-do-sistema-fly-lady.html

Joana disse...

Adorando acompanhar