quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Lições da FlyLady (FLYing Lessons) - Quinta lição

DECLUTTER: Cinco Ferramentas que a ajudarão a fazer o DECLUTTER "brincando"
Depois de ler tudo, tenha certeza de ter entendido que nós sempre estaremos fazendo e adquirindo um hábito por vez, isto é o BABY STEPS! Nós não estamos querendo ver você desesperada tendo um colapso ou mesmo exausta.

Segue abaixo as instruções de "Como Fazer DECLUTTER" - estas são dicas, passo a passo que a ajudará a começar a livrar-se das TRALHAS - CLUTTERS - sem entrar em "colapso".

Estas dicas lhe ensinam como fazer o DECLUTTER da casa ou de um cômodo. Se você é uma novata no DECLUTTER, então comece por um cômodo que você acha que mais necessita. Pode ser sua Sala de Estar, sua Sala de Jantar ou mesmo sua Cozinha.

Geralmente os cômodos mais usados são os que encontram-se no CAOS e você se arrepia quando dizem ou ligam avisando que vai haver visitas.

Você vai precisar de sacos de lixos, 03 caixas, um TIMER, Marcadores de Texto ou Pincel Atômico (PILOT), um espanador ou pano para retirar pó e algumas caixas extras.

Escreva nas caixas "Jogar Fora", "Doar" e "Guardar" (esse é para devolver as coisas aos seus devidos lugares)

Por onde começar:

Ajuste seu TIMER para 01 hora - pode ser por 30, 15, ou 10 minutos - não importa. apenas faça a tarefa que você se propôs a fazer o mais depressa que puder e não tire fora do lugar mais coisas do que você consegue arrumar no tempo que você planejou.

O que isso significa? Não tire todas as gavetas do guarda-roupas e jogue as coisas em cima da cama, pode não dar tempo de arrumar tudo. Tire uma gaveta de cada vez, faça uma porta do armário, uma prateleira, ou vasculhe a mobília de apenas uma zona. Não tente fazer tudo de uma vez só.

Comece pela entrada do cômodo: A partir daí trabalhe no sentido do ponteiro do relógio. Não pule nenhum cantinho. O que quer que precise fazer na seqüência, apenas faça.

Faça o DECLUTTER!!! Livre-se das TRALHAS!! Com caixas e sacos plásticos aos seus pés e panos de pó ao alcance das mãos, comece limpando e tirando as coisas que não pertencem ao cômodo. Não se preocupe se houver coisas que você não sabe onde guardar ainda ou não tem lugar para tudo, ao terminar você vai saber e vai ter lugar. Essa é uma promessa da FLY LADY.

Jogue fora o lixo! Quando o saco que está escrito "JOGAR FORA" estiver cheio, feche-o e coloque na lixeira ou no lugar onde você mantém o lixo até o lixeiro passar. Coloque outro saco na caixa e continue de onde parou até o TIMER avisar.

Doação: Quando a caixa "DOAR" estiver cheia, feche-a com fita adesiva e coloque-a no carro, Na próxima vez que você sair deixe a caixa em qualquer lugar que aceite donativos. Colocando logo no carro você não corre o risco de ir lá resgatar algum item, lembre-se de que você está tentando se livrar das coisas, e não apenas encontrar outro lugar para escondê-las. Agora, pegue outra caixa, identifique e volte ao trabalho!

Coisas para "GUARDAR": Quando a caixa correspondente estiver cheia, pegue-a e saia pela casa guardando coisas nos seus devidos lugares. Se elas tem um lugar certo, coloque-as no lugar, se não tem, coloque-as no cômodo ao qual elas logicamente pertencem. Ao terminar a casa toda, você vai ter um lugar para cada coisa e cada coisa vai estar no seu lugar.

Quando o tempo programado do TIMER acabar: Quando o TIMER avisar que o tempo acabou, você tem que parar também, apenas esvazie o que já tem nas caixas e pronto. Faça o mais depressa que puder.

Decida-se em quantas seções de DECLUTTER o cômodo escolhido vai necessitar. Eu quero que você faça um pouco por vez. Deixe-me dar-lhe um alerta. Você pode se tornar compulsiva. Uma vez que você começou, vai tentar fazer a limpeza como uma "Banshee" (pelo que entendo uma figura folclórica de limpeza lá nos EUA). Não "queime-se". Eu quero dizer: um pouco por vez. Quando você programa o TIMER você deve fazer a divisão somente em 02 vezes, por vez. Eu sei que a tentação de ver tudo acabado é impressionante... Mas é fato, precisamos fazer um pouquinho por vez.

Perguntas que devem ser feitas a você mesma para começar o DECLUTTER:

Será que gosto deste item?

Eu usei isso alguma vez no ano que passou?

Será que isso não é lixo?

Eu tenho outro melhor?

Será que eu devo realmente guardar dois disso?

Isto tem valor sentimental e por isso eu gosto?

Ou isto me faz sentir culpada ou me deixa triste quando eu vejo?

Livre-se do que não "Traz um sorriso" em sua face - e que ainda está nesse cômodo.

Cante esta canção: "Por favor liberte-me, deixe-me ir embora" - é uma canção cantada do ponto de vista da TRALHA. Ela precisa ser amada por alguém, se você não gosta dela - DEIXE-A IR!! LIVRE-SE DELA!!

Fique orgulhosa de seu sucesso! Não olhe para a sala e pense no que você ainda precisa fazer. Olhe ao redor e parabenize-se pelo que já foi realizado. As nossas casas não entraram no CAOS em uma noite e não ficará limpa em uma noite. Tudo isso vai acontecer em BABY STEPS!!

Cinco Ferramentas que a ajudarão a fazer o DECLUTTER "brincando"

Seu Lar é cheio de CLUTTER de todas formas e tamanhos. Por isso que você não é capaz manter a casa limpa. Tem coisas demais. Tudo que nós pedimos é que pegue um TIMER (Celular, Timer do Microondas, Soneca da TV, etc) e faça uso de apenas 15 minutos por dia fazendo DECLUTTER. Somente isso! Qualquer um pode fazer algo por 15 minutos, mesmo que for em fragmentos de 5 minutos. Estas são as cinco ferramentas que nós lhe damos para ajudá-las no DECLUTTER e também faze-la divertir-se!

Hoje nós vamos aprender como fazer o DECLUTTER (DESTRALHAR) de nossos lares.

Alguns minutos por vez com as 5 Armas/ferramentas que você encontra nos Arquivos do Grupo, a FLY Lady nos deu essas dicas para ser divertido efetuar essa tarefa, além de disponibilizar os REMINDERS (lembretes), para não nos distrairmos. Faça seu trabalho com divertimento e leveza, quando você perceber, o trabalho já está pronto!

OBS: Adicione em sua Rotina da Manhã os 5 Minutos para Salvar seu Quarto da Bagunça (The 5 Minute Room Rescue)


DECLUTTER - 15 minutos por dia - 5 Grandes "Armas" para fazer de forma fácil... fácil!!

Site Oficial FLYLady.com (Declutter em INGLÊS)


The 27-Fling Boogie (Lançamento dos 27 Objetos): Nós temos que fazer esta tarefa o mais rápido possível.

Pegue um saco de lixo, ande pela casa e recolha 27 objetos para jogar fora. Não páre até que você tenha colhido todos os 27 objetos. Então feche o saco e leve para fora para o lixeiro levar embora. NÃO OLHE DENTRO DO SACO! Somente leve para fora.

A seguir, pegue uma caixa vazia e ande pela casa novamente, mas desta vez recolha 27 objetos para mandar embora. A FLY LADY cita um livro (The Courage to be Rich - Suze Orman) - que a autora diz que esse desprendimento dos objetos, transforma a energia de sua casa e lhe traz bons sentimentos. Que sempre que ela faz isso, ela sente-se melhor e a casa fica livre de CLUTTER no processo. Assim que recolher os objetos, coloque a caixa no carro. Você fica menos tentada em querer recuperar algum objeto.

Dicas: Se você tem dois objetos, mas você necessita somente de um, livre-se do que você não precisa.

The Hot Spot Fire Drill (Eliminar HOT SPOTS): Aqui está um problema contra o qual todos nós temos e continuamos a lutar - os HOT SPOTS.

O que é HOT SPOTS?

É uma área da nossa casa que deixamos de dar atenção e os CLUTTERS toma conta dela. A FLY Lady tem a preferência em comparar área a uma floresta que fica sem Guarda Florestal - um pequeno foco de incêndio, ninguém cuida, acaba com a Floresta em chamas. É isso que acontece em nossa casa, se deixar o HOT SPOT "sozinho", ele crescerá e tomará conta de um cômodo inteiro, o que acaba fazendo a casa ter um péssimo visual. Quando você entra em um cômodo é a primeira coisa que você vê...


CLUTTER ATRAI CLUTTER
TRALHAS ATRAI TRALHAS

Você tem áreas como essas que crescem sozinhas? Você tem aqueles móveis que as pessoas da família coloca os objetos por não quererem devolvê-las aos seus devidos lugares? É nossa obrigação " cortar o mal pela raiz" - vá até o seu HOT SPOT e livre-se de seus CLUTTERS - antes que ele vire um "inferno" - Vá agora! Tente! Funciona!

The 5 Minute Room Rescue (Resgate o cômodo em 5 minutos): Existe um REMINDER (Lembrete) no FLY MENTORS - que a chama para esse "desafio" para você investir 5 minutos, "abrindo caminho" em seu cômodo mais bagunçado - o pior. Você sabe qual área é essa na sua casa: aquele lugar que você nunca deixa as pessoas verem. Somente 5 minutos por dia pelos próximos 27 dias e você terá um lugar que a deixará orgulhosa de mostrar às pessoas.

Kelly's Daily Missions (Missão do Dia da Kelly - Moderadora do FLY Lady)*. Todo dia (ou quase todos os dias) teremos uma missão de 5 minutos a cumprir. Será na Zona da casa que estaremos nos concentrando naquela semana. Estas missões nos levam a lugares onde nunca fomos! Divirta-se! (essas são as Missões que nós optamos por postar depois que chega do MENTORS - feito a tradução com a Ferramenta do GOOGLE - http://translate.google.com
- onde você pode colocar a página da FLY Lady e "passear" por lá em um Português enrolado (até é divertido) - depois adaptamos algumas palavras)

*Essas missões estão vindo durante o início na semana "Espiadinha da Semana" - as Moderadoras enviam na segunda - porém a FLY Kelly também envia diariamente, pois tem FLYBabies perdem a mensagem do início da semana.

Work in your Zones (Trabalhe em suas Zonas): Cada semana a FLY Lady nos diz em qual Zona nós temos que trabalhar. Depois de um mês inteiro nós teremos ido a todos os cantos principais de nossa casa. Não se preocupe, se você não conseguir cuidar da casa inteira no primeiro mês! Isto vai fazer com que as áreas já cuidadas fiquem mais fáceis de serem mantidas limpas no próximo mês e lhe sobrará mais tempo para você trabalhar na área "negligenciada" do mês passado.
Lembre-se: O Sistema FLY Lady é para ser desenvolvido lentamente (BABY STEPS).

3 comentários:

anna disse...

Já votei em você! seu blog é ótimo
Beijos
anna

Caroline Scarpetti disse...

Olá !!

No meu blog tem uns presentinhos para vc !!

Um abraço !

Anna disse...

Vá lá no meu blog , recebi meus primeiros selinhos, e queria te oferecer.
beijos