16/03/2009

Lições da FLYLady (FLYing Lessons) - Oitava lição

Exemplos de Rotinas da FLY Lady
Sempre me perguntam sobre as minhas Rotinas. Então eu decidi compartilha-las com vocês. Mas, olhe, essa é a MINHA rotina, funciona para MIM e pode não funcionar para você. Você deve criar a sua própria Rotina baseada no seu estilo de vida e nas suas necessidades. Tente não ser perfeccionista. Todas nós temos que nos arrumar bem bonitas e calçar sapatos de amarrar todas as manhãs, os banheiros precisam ser limpos diariamente, a cama tem que ser arrumada, e é claro, não podemos deixar de fazer nossas Pias Brilharem. Mas você pode mudar a ordem das tarefas para se encaixar melhor no seu dia á dia e estilo de vida. No meu caso, eu sinto que se eu fizer essas tarefas (arrumar-se, limpar banheiro, etc) o mais cedo possível assim que levantar, me dá um sentimento de satisfação, um orgulho que dura o dia inteiro e que me deixa com o maior pique. Se você não fizer essas tarefas, aí o monstrinho da culpa vai começar a remoer dentro de você. Eu quero que você se sinta produtiva e isso não acontecerá se você ficar adiando as tarefas.
Esse é um processo contínuo. As Rotinas podem ser ajustadas semanalmente ou mensalmente. Faça o que for melhor pra você.
Lembre-se: sua Rotina tem que ser SUA rotina ou você não fará isso. FLY Lady
  • Rotina Noturna da FLY Lady (Rotina de Antes de Ir Dormir)
  • Rotina da Manhã da FLY Lady
  • Plano Básico Semanal da FLY Lady
  • Checklist Semanal da FLY Lady
Rotina Noturna da FLY Lady
A Rotina Noturna é a Rotina mais importante do dia todo. Marque uma hora certa todas as noites para fazer a sua Rotina Noturna de antes de dormir. E aí, siga essa Rotina começando hoje a noite. Eu começo a minha assim que levanto da mesa depois do jantar. Outras começam as suas Rotinas Noturnas a tarde enquanto elas cozinham o jantar. É você quem decide o que é melhor pra você, para a sua realidade. FLY Lady
A Rotina Noturna consiste de 3 partes:
  1. Limpeza da casa antes de ir para a cama, antes de ir dormir. (máx. 20 minutos)
    1. Sala de Estar: juntar coisas espalhadas e colocá-las no seu devido lugar, revistas, pratos, copos, roupas, sapatos, etc.
    2. Cozinha: limpar, fazer a pia brilhar, deixar um pano de prato limpo e ligar a lava louças.
    3. Sala de Jantar/ Entrada (HALL): livre-se dos HOT SPOTS.
    4. De uma revisada na sua CHECKLIST (lista das coisas pra fazer) pra se certificar de que você não se esqueceu de fazer nada da lista.
  1. Pense sobre amanhã antes de você ir pra cama.
  1. De uma olhada no seu calendário e/ou agenda pra ver se você tem compromissos amanhã.
  2. Comece uma lista de coisas para serem feitas amanhã (TO DO List).
  3. Pense: O que fará minha vida mais fácil amanhã de manhã? (preparar merenda das crianças?).
  4. Separe e deixe a mão itens que você não quer esquecer e coloque-os em um lugar bem visível perto da porta (a porta que você usa mais). Certifique-se de que estejam em um lugar bem visível e que você poderá vê-los antes de sair de casa.
  5. Certifique-se de que as crianças têm tudo pronto pra amanhã de manhã (uniforme limpo e passado, material escolar e mochila arrumada, etc.).
  6. Comece a arrumar o café da manhã de amanhã: arrume a mesa e já planeje o que você vai fazer para o café da manha (só na sua cabeça, somente “anote” nota no pensamento).
  7. Se você tem planos em usar a Slowcooker/crockpot (Americanos usam crockpot ao invés da panela de pressão, crockpot é uma panela elétrica que cozinha muito devagar, bem lento, então a FLY Lady sugere que especialmente quem trabalhe fora cozinhe usando a crockpot, aí só coloca os ingredientes lá dentro antes de ir pro serviço e quando chegar em casa vai estar pronto e a casa vai estar com um cheiro ótimo de comida quentinha só esperando por você) então já aproveite e deixe os ingredientes a mão para quando você acordar só misturar os ingredientes e colocá-los na panela.
  8. Deixe passada e separada a sua roupa pra ser vestida amanhã de manhã. É algo simples que economiza tempo por ser algo que você ainda teria que decidir (escolher qual roupa). Isto ajuda muito quem tem pouco tempo pra se arrumar de manhã. Se algo precisa ser passado ou tem uma mancha, você pode lidar com isso em uma maneira calma ou decidir vestir outra roupa. Leve a lavanderia no seu Errand Day (dia de ir ao mercado, banco, lavanderia, e outras coisinhas) ou lave a peça de roupa com a mancha você mesma, ou arrume/costure/troque o botão perdido de acordo com a sua agenda/rotina - sem pressão, sem estresse. Todo estresse já foi resolvido...
  1. Pense em você mesma antes de ir pra cama.
Hora de Relaxar, se acalmar.
    1. Comece a se arrumar (mentalmente e fisicamente) para ir para a cama.
    2. Escove os dentes, limpe o rosto, penteie seu cabelo.
    3. Tome suas vitaminas e outros remédios.
    4. Hora do banho! Banho de espuma... hmm...
    5. Coloque seu pijaminha, ou camisolinha sexy, ou não vista nada. Risos!
    6. Agora você esta prontinha para ir para cama. Não estou dizendo que você tem que ir pra cama, mas você pode, porque você esta pronta para entrar embaixo daqueles lençóis.
Reflita sobre o que realizou hoje, sobre as metas atingidas.
  1. Escreva no seu diário/blog ou na sua lista do que fazer (realizações pessoais) e/ou diário de agradecimentos/de gratidão.
  2. Leia por prazer (leia algo que faça se sentir bem).
  3. Leiam um para o outro (você e QM – Querido Marido).
  4. Ouça uma música, seu CD preferido que faça você relaxar. Não interessa o estilo da musica, só relaxe, e tem que ser algo que você goste ou então não ouça nada.
  5. Faça uma oração ou medite.
  6. Apague a luz e durma agarradinha com QM. Vá pra cama a uma hora decente. De preferência a mesma hora toda noite.
  7. Adormeça com um sorriso no seu rosto e no seu coração!
Agora, se você não pode fazer todas as 3 partes Rotina Noturna, tudo bem. Comece devagar - só com esses 3 itens:
  1. Limpe a pia da cozinha. Faça brilhar!
  2. Deixe sua muda de roupa para amanhã passada e separada (incluindo acessórios, meia, sapatos, bolsa) e guarde as roupas que você tirou hoje (coloque na roupa pra lavar ou guarde, não deixe atirada no quarto).
  3. Escove os dentes.

Rotina da Manhã da FLY Lady

Essa é a minha rotina da manhã completa. Levou vários meses até que eu chegasse a essa rotina, fazendo-a já quase que automaticamente. No começo eu fazia a maioria das tarefas listadas na rotina, mas não as fazia automaticamente. Agora eu já sei essa rotina de cor e salteada e é parte da minha manhã, já é um hábito. Preste atenção no modo que eu me movo pela casa, começando por me vestir dos pés à cabeça. À medida que eu vou de cômodo em cômodo, eu já acabo com o trabalho (limpeza) no cômodo imediatamente. Aí depois eu verifico se eu esqueci de fazer alguma tarefa na minha lista.
Eu entendo que isso pode parecer muita coisa, mas se você fizer sua "Rotina Noturna", esta parte ficará fácil demais. Tudo o que você realmente precisa fazer é vestir-se, cuidar do banheiro, ir para a cozinha e cuidar de você mesma. - FLY Lady
A Rotina da manhã é dividida em 4 partes:
  1. Levante e Brilhe (como o sol)
a. Faça a sua cama assim que você se levantar (a menos que seu QM - Querido Marido – ainda esteja lá).
b. Vá ao banheiro.
c. Tome banho e aproveite para limpar o banheiro enquanto estiver lá.
d. Arrume seu cabelo e seu rosto (passe protetor solar, hidratante e/ou maquiagem)
e. Passe a escovinha no vaso sanitário e saia do banheiro sabendo que não terá que voltar tão cedo. Está limpo e você pode esquecê-lo por agora.
f. Saia do quarto levando as roupas do cesto de roupa suja direto para a máquina de lavar roupa (ou para o cesto da sua lavanderia).
2. Cozinha
a. Se você fez sua Rotina Noturna, a cozinha está limpa e tudo o que você precisa fazer é esvaziar a máquina de lavar louça (ou guardar a louça do escorredor de pratos).
b. Faça o café e comece a preparar o café da manhã.
c. Alimente seus animais de estimação.
d. Alimente sua família (incluindo você mesma).
  1. Pense sobre o seu dia
a. Verifique sua agenda/calendário.
b. Faça a sua lista do que você tem para fazer hoje.
c. Descongele/planeje algo para o jantar.
d. Talão de cheques (faça um balance da sua conta).
e. Lavanderia (lave, estenda, dobre ou passe. Dê continuidade a estes trabalhos).
f. Cuide dos HOT SPOTS. Se você fez sua Rotina Noturna, não haverá nenhum.
  1. Agora pense sobre você mesma
a. Tome suas vitaminas e remédios
b. Sente-se.
c. Tome seu café se você ainda não tomou.
d. Meditação da manhã: Deus, imaginação, Foco Espiritual (da semana*)
e. Agora se dê de presente (uma "recompensa") algum tempo no computador. Verifique seus e-mails.

* Foco Espiritual (Spiritual Focus):
Quando a FLY Lady menciona "Focus" ela se refere a parte da rotina espiritual dela, no tema que ela vai focalizar a meditação dela naquele dia.
Não sabemos exatamente o que ela faz, se ela só pensa nesse tema, ou se faz alguma coisa a ver com o tema ou se ela lê ou escreve sobre isso...
Só sabemos que é parte da rotina espiritual dela, da meditação diária.
Segue abaixo o calendário do Foco Espiritual (Spiritual Focus) da semana:
    • Domingo - Amor
    • Segunda - Ordem
    • Terça - Felicidade
    • Quarta - Beleza
    • Quinta - Abundância
    • Sexta - Paz
    • Sábado - Saúde.
Plano Básico Semanal da FLY Lady
Eu quero que você pense sobre as tarefas de casa que precisam ser feitas todas as semanas.
Decida em quais dias você quer que estas tarefas sejam feitas e coloque isso no seu calendário para a semana seguinte, e seja consistente!! Tenha esse compromisso consigo mesma! Risos!! Experimente fazer isso por uma semana. Você vai surpreender-se como a sua semana gira em torno dessas tarefas. É Assim que eu faço.
Com o Plano Básico Semanal, nós escolhemos um dia para fazer certas tarefas, e nos mantemos esse compromisso, nós somos persistentes. Eu nem imaginava o quanto isto ajudaria na minha falta de organização. Saber que eu faço minhas compras na quinta-feira, minha limpeza na segunda-feira e faço serviço de escritório na sexta-feira me dão a liberdade de programar as coisas de acordo com o dia da semana. Quando você sabe que dia da semana é, você já sabe o que tem que ser feito. Essa é uma maneira de colocar as tarefas a serem feitas no piloto automático. - FLY Lady
Segunda-feira: Dia Semanal de Abençoar a Casa (8:00am-9:00am)
  1. Levante-se e Calce seus sapatos
  2. Lavanderia
  3. Hora Semanal de Abençoar a Casa
    1. Livre-se das Revistas Velhas
    2. Troque os Lençóis
    3. Esvazie todas as lixeiras
    4. Passe o Aspirador de Pó
    5. Passe o MOP (ou pano) na Cozinha e no Banheiro
    6. Limpe os Espelhos
    7. Passar o espanador nos móveis
Terça-Feira: Dia Livre
  1. Ágüe e adube as plantas
  2. Gaste 15 minutos na Zona da Semana
Quarta-feira: Limpeza da Zona e Trabalho de Escritório (Hora de Fazer balanço das contas, pagar contas, passar cheques, papelada, etc.)
  1. Termine a limpeza da zona da semana
  2. Faça o restante da Limpeza Semanal
  3. Certifique-se de que o refrigerador esteja limpo
  4. Escreva cartas de agradecimento
  5. Trabalhe nos menus e lista de supermercado para a semana seguinte
  6. Confira seu saldo bancário antes de ir às compras (Balancete)
Quinta-Feira: Supermercado e Dia de Fazer as Saídas da Semana e Serviço de Rua (Banco, Correio, Supermercado, etc.)
Lembre-se de ter o Cardápio da Semana já planejado e em mão antes de ir às compras
  1. Cheque a Lista do Supermercado uma última vez antes de você sair de casa. Leve sua lista com você.
  2. Dia de Supermercado e Feira
  3. Diz de Fazer as Saídas da Semana e Serviços de Rua (supermercado, feira, correio, biblioteca, mecânico, etc.)
    1. Biblioteca
    2. Correio
    3. Comprar Presentes e Cartões
    4. Comprar Velas Perfumadas
Sexta-Feira: Papelada, Serviço de Escritório e Miscelânea
  1. Seja romântica hoje
  2. Descongele alguma coisa para o cardápio da semana que vem
  3. Arquive papéis e recibos
  4. Escreva cartas e cartões
  5. Limpe sua bolsa
  6. Arrume as roupas (remendos, botões, barras, bainhas) e limpe os sapatos (polir)
  7. Cuide dos seus animaizinhos de estimação (banho, tosa, veterinário, pulgas)
  8. Limpe o carro e verifique o óleo
  9. Limpar a lavanderia (área de serviço)
  10. Levar os filmes para revelar
Eba!! É o fim de semana! Hora para a dança do fim de semana!! Risos! Divirta-se! - FlyLady

Sexta-Feira é Noite de Encontro
Sábado é dia de Divertimento em Família
Domingo é Dia de Renovar o Espírito

CHECKLIST Semanal da FLY Lady

Para ajudar você a criar o seu Planejamento Básico Semanal, você pode querer escrever uma lista de todas as coisas que você precisa fazer em uma área. Isto é um Checklist Semanal. Depois programe estas tarefas no seu Planejamento Básico Semanal.
Está é a minha lista. Eu mantenho esta lista acessível durante toda a semana e uso para marcar as tarefas que eu já fiz. - FLY Lady
Cozinha:
  1. Esfregar o chão.
  2. Lavar os tapetes da área.
  3. Limpar a geladeira.
  4. Substituir papel de alumínio nas bocas do fogão.
  5. Varrer a área ou terraço.
Banheiros:
  1. Limpar o espelho.
  2. Esvaziar a lixeira.
  3. Passar MOP no chão.
  4. Mudar o saco do aspirador de pó (nos Estados Unidos o aspirador de pó é central e tem saída em todos os cômodos).
Quartos:
  1. Limpar o espelho.
  2. Passar aspirador de pó no carpete ou no tapete.
  3. Tirar o pó, espanar.
  4. Trocar o lençol.
Sala de estar, Sala de jantar e Sala da família (nos Estados Unidos tem um cômodo com este nome):
  1. Tirar o pó dos móveis.
  2. Passar aspirador de pó no carpete ou no tapete.
  3. Limpar os espelhos.
  4. Jogar fora as revistas velhas.
Papelada e Outras tarefas:
  1. Planejar o cardápio para a semana seguinte.
  2. Arquivar a papelada pessoal.
  3. Escrever cartas e cartões.
  4. Limpar a bolsa.
  5. Molhar e adubar as plantas.
  6. Polir os sapatos e costurar roupas (colocar botões).
  7. Cuidar do bichinho de estimação (remédio para pulgas e para o coração).
  8. Limpar o carro.
  9. Arrumar a lavanderia.
  10. Revelar filmes fotográficos.
  11. Saídas necessárias:
a. Supermercado.
b. Biblioteca.
c. Correio.
Como a maioria de vocês já sabem, a minha rotina evoluiu durante vários meses só adicionando um novo habito a cada 2 ou 3 semanas. Só isso. Algumas semanas foi o que EU precisei pra fazer o hábito novo entrar no automático e realmente tornar-se um hábito. Nós somos todos diferentes, você tem que descobrir o que funciona pra você, o tempo que você precisa pra assimilar um novo habito. Não se afobe, não espere criar um novo habito em 1 dia. De tempo ao tempo. - FLY Lady




Destaque:

Missões de DECLUTTER (Desapego) Abril 2024

O que você conseguirá com o Declutter no mês de Abril? Você será guiado em pequenos passos, para (1) organizar toda a sua casa, lentamente, ...

google.com, pub-4681516712279906, DIRECT, f08c47fec0942fa0