terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dia Três - As boas vindas começa...


Bom Dia!

Vamos cuidar de uma parte de nossa casa que geralmente fica por conta das faxineiras (para quem as tem)- eu como não tenho ajudante, vou eu lá "arregaçar as mangas" e por "a mão na massa":

Limpar as janelas da Zona 01 (aqui você tira algumas dúvidas sobre o Sistema FLYLady) - no meu caso, a janela da sala de jantar pode ser incluída e pretendo incluir a janela da sala (que se encontra com a garagem).


 

____ Jan 3 Limpe suas Janelas, assim você pode observar a beleza das cores da estação.

Checklist adaptado de:
http://www.getorganizednow.com/
 
- Em casa é uma limpeza básica pois minhas janelas são simples:
Água e meu produto de limpeza favorito, pois minha janela é pintada, e para os vidros, limpa vidros e jornal...

Para aquelas pessas que tem algumas dúvidas sobre outros metais, segue algumas dicas:

Venezianas Metálicas: Não use produtos abrasivos (álcool,removedor,etc), isso pode tirar o brilho ou manchar a mesma.Use detergente de louça neutro e no final mantenha o metal bem seco, sem umidade.

Passo à Passo de  Como limpar janelas e vidros

Toda mulher gosta de ver sua casa limpinha, porém, certos lugares necessitam de mais empenho para um bom resultado. É o caso das janelas e os vidros.
 
Para adquirir uma aparência melhor, as janelas necessitam de limpeza regularmente. Tanto os produtos comerciais quanto as receitas caseiras dão o mesmo resultado. A diferença é que com as receitas caseiras, você economiza dinheiro.

Qual o segredo da limpeza de janelas e vidros?


O ideal é lavar a janela em dias nublados, pois a luz solar direta acaba secando o produto de limpeza antes que você possa polir o vidro adequadamente.


Para limpar o canto da janela, utilize uma escova de dente macia ou cotonetes. Lavar um lado da janela com movimentos horizontais e o outro lado com movimentos verticais, pode te ajudar a identificar em qual deles ainda restam manchas.


Polir as janelas com um jornal amassado é uma forma de obter um brilho reluzente. O papel ainda deixa uma película que é resistente à sujeira.


Camisetas de algodão ou fraldas de tecido, ou esfregar um apagador de quadro-negro limpo sobre a janela recentemente lavada e seca são outras formas de garantir um vidro ainda mais brilhoso.


Caso o vidro esteja muito empoeirado, antes de limpar passe apenas um papel (absorvente ou jornal). 

Depois, um pano macio e limpo, embebido com água ou álcool.


Para finalizar, aí vai uma receita de limpador de vidro caseiro que garante um bom resultado e economia.

Receita de limpador de vidro caseiro


Você vai precisar de:

- 2 colheres (sopa) de amônia

- 1/2 copo de álcool para limpeza

- 1/4 de colher (chá) de detergente


Misture todos os ingredientes em uma garrafa pequena com borrifador. Complete com água e chacoalhe bem. Se preferir, substitua a amônia por 3 colheres (sopa) de vinagre ou suco de limão. Agora é só usar!

No grupo, temos uma Mistura Caseira que adotaram como Misturinha Milagrosa AnaDog e o pessoal usa PARA TUDO:

Segue receita da misturinha que tira cheiro de tudo , absolutamente tudo, e limpa tecidos, desamarela, perfuma e pode ser usada em animais e no ambiente.

PARA OS ANIMAIS (banho a seco):
1 LITRO DE ÁGUA + 1/2 COPO VINAGRE DE ÁLCOOL + 1 COLHER SOPA BICARBONATO SÓDIO
Coloque os ingredientes numa vasilha, molhe um pano macio, torça e passe no corpo todo, molhe torça e passe...
O vinagre é antisséptico, tira cheiros e dá brilho ao pelo, e o bicarbonato tira cheiros.
Se a barba e o bigode, por exemplo, estiverem fedidos, pode encharcar e depois é só secar bem.
PARA O AMBIENTE:
1 LITRO DE ÁGUA + 1/2 COPO VINAGRE DE ÁLCOOL + 1 COL. SOPA BICARBONATO SÓDIO + 1/4 COPO DE ÁLCOOL + 1 COL. SOPA AMACIANTE.
Dica: como o vinagre e o bicarbonato efervescem usados juntos, procure fazer a mistura num recipiente grande para depois colocar no frasco menor e na seguinte ordem:
1 - água
2 - álcool
3 - bicarbonato
4 - vinagre
5 - amaciante
Borrife sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, caminhas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas...além de tirar maus cheiros deixa o perfume duradouro do amaciante.
Pode ser usado como aromatizador de ambiente, neste caso acrescente umas gotinhas de sua essencia preferida no lugar do amaciante. Captura odores e perfuma.
Se quiser uma limpeza profunda lave o objeto com a mistura, sem medo de estragar qualquer tecido, pelo contrario, o vinagre reaviva cores, o bicarbonato limpa profundamente, o amaciante amacia as fibras e o álcool faz tudo secar mais rápido.
Como limpa carpet não tem igual!!!
Tira cheiro de chulé dos tenis, de mofo das roupas (muuuuito melhor que o Shout!!), de cachorro, de xx de cachorro, de vômito das crianças...
Pegou um cachorro no colo ou um bb vomitou no seu colo e ficou fedido bem na hora de sair? Espirre a misturinha num pano que não solte pelo (uso o Duramax) e passe na roupa, ou espirre diretamente na roupa e tire o excesso. Pronto!
Experimente limpar os estofados e teto do carro, principalmente quem fuma no carro, vc não vai acreditar no resultado, limpa e desamarela o teto sem muito esforço.
Também pode limpar bancadas, interior de armários, pisos...enfim, tudo!
Vc pode variar o cheiro, e usar sem cheiro nenhum na cozinha.
Gosto muitissimo do amaciante concentrado Comfort erva doce e aloe vera, o cheiro é maravilhoso.
Sugiro não exagerar nos compostos. Bicarbonato demais vai deixar resíduos, amaciante demais deixa meio ensebado e vinagre demais deixa o cheiro de vinagre.
Aqui em casa sempre tenho um recipiente de 1 litro em spray com a misturinha para borrifar e se quiser passar no chão pra limpar com o rodo mágico abro o recipiente e jogo direto no chão.
Passe adiante, só conservamos o que temos dividindo-o com os outros!
beijosssssss
Ana
Curitiba
+ Dicas de limpeza para persianas e venezianas:
http://www.casaedafamilia.com/articles/como-limpar-cortinas-venezianas-de-madeira-e-cortinas-venetian-de-aluminio.htm
Ebook Online - Casa Limpa e Arrumada

Divirtam-se que amanhã teremos mais!!!

Nenhum comentário: