FACE™ Missão #2
Parte 3
Food For Thought:11 Kitchen Money Saving Tips
11 Dicas de como economizar dinheiro na Cozinha por Leanne Ely
(Colaboradora FLYLady)
Tire você mesma dessa "Zona de Perigo", comece a controlar seus gastos. Um dos melhores lugares para realmente fazer o orçamento ser seguido religiosamente é na comida
Com exceção da hipoteca, que é provavelmente o seu maior gasto. E, mesmo não gostando de sua hipoteca, você pode ter controle sobre o dinheiro da comida que você usa todo mês. Seja uma boa observadora de suas finanças (para ser consciente de seu dinheiro; não uma muquirana), dê a você liberdade de usar o poder de seu dinheiro e de seus débitos e obtenha liberdade para lidar com suas finanças.
Aqui estão 11 Dicas de como economizar dinheiro na cozinha, elas irão ajudá-la com essa vitória. Todas elas são tentativas e verdadeiras idéias de como fazer o dinheiro render usadas por mim pessoalmente e eu prometo, estas dicas são os instrumentos que continuam me ajudando a me manter livre de dívidas
- Seja uma Caçadora de Bônus e Ofertas: Se o supermercado está fazendo uma promoção de Peça de Carne para Bifes (por exemplo) e é um pacote muito grande, compre mesmo assim, chegue em casa, corte os bifes que você vai usar. Empacote o restante e congele no freezer. Use sempre que precisar, sabendo o prazo de armazenamento, você sabe a qualidade do que está usandoPara as meninas e meninos de São Paulo, tem um site que disponibiliza os folhetos e promoções dos principais supermercados. (Dica FLYMiga C msg 73693)
- Maior não é o melhor: Nem sempre. Não recorra aos grandes pacotes automaticamente pensando ser a melhor escolha. Compare o preço de acordo com o peso e a quantidade, verifique a validade também.
- Verifique cupons de desconto: confira nos pacotes de cereais, caixa de pizza, jornais de ofertas, você pode economizar muito com eles.
- Aprenda a carregar jornais de ofertas, muitos supermercados dão o desconto na hora (Carrefour, Wall Mart)
Cuidado com as ofertas: Líderes de ofertas (as coisas mais em conta que você vê nas propagandas em frente dos supermercados ou mesmo nos jornais de ofertas), estes são designados para atrair você até a loja/supermercado, mas olhe nas últimas páginas, ou mesmo no rodapé – as taxas de juros. Eles não querem só vender as ofertas! É somente um chamariz. Não caia no truque entrando na loja/mercado, você acaba comprando tudo, menos a oferta principal (chamariz). - Ida às Compras Esperta: Faça um pequeno e rápido teste antes de sair de casa. Eu tenho a Lista de Compras? É o melhor momento para ir às compras? (Hora do Rush, Dia de pagamento, Dia de Saldão)? Tenho quem olhe das crianças (não é necessário dizer por quê). Eu estou com fome? (você sabe o que acontece quando se vai às compras com fome!). Se você passou pelo teste, vá ao banheiro, ponha sua lista na bolsa e VÁ!
Tempere bastante: Eu uso BASTANTE tempero quando eu cozinho – se eu comprasse os temperos em pequenas quantidades eu já teria falido. Ao invés disso costumo comprar em grandes quantidades em supermercados maiores ou mercadões (casa especializadas em ervas também serve). - Faça um Inventário: Vocês irão ler sobre estocar alimentos em sua "Despensa Permanente" mais adiante, mas você deve ler isso para animá-la a manter o estoque da despensa. Você realmente usará isso ou não é legal estocar? A FLY Marla conta uma experiência que teve em uma promoção em que o valor do macarrão estava 50% mais em conta, ela descobriu que estava cheio de formigas – então preste atenção – estocar o que realmente usa e não acumular o que não se usa habitualmente para não Ter surpresas desagradáveis.
- Abuse das Bananas: Se as bananas já estão ficando muito maduras e voê percebe que não dará tempo de comê-las, coloque-as com as cascas para serem congeladas no freezer. Após congeladas, abra a lateral com uma faca e pode consumir no café da manhã, com leite e um cereal ou proteína, rápido e super nutritivo. Ou simplesmente deixe as crianças comerem como se fosse "sorvete" - principalmente no verão.
- Cardápios não servem só para Restaurantes. Você DEVE planejar suas refeições. Nenhum plano significa desastre – você tem consciência disso. Se você precisa de ajuda e entende de Inglês, ou mesmo não liga para tradução mecânica – vá ao Website da FLY Lady – toda semana tem sugestão de jantar com as respectivas receitas e as listas de www.SavingDinner.com.
- Frango Elástico: Esta é a Receita-Mãe da Economia Doméstica que a FLY Lady nos sugere. Você pega um simples e pequeno frango e com ele faz o milagre de criar 3 grandes refeições (que isso? Frango elástico?). Também está o original no site da FLY Lady, www.FLY Lady.net, mas vou enviar traduzido e adaptado para o Português Brasileiro.
No site da FLY Lady Clique no Food for Thought e você vai achar várias receitas excelentes. Algumas no mesmo estilho do Frango Elástico, bastante versátil. - Meu Freezer, Meu Amigo: Nos dias atuais, o freezer é uma extensão das despensas (para quem tem). Torne-o seu "braço direito"! Evite usá-lo só para guardar restos de comida e torne-o versátil, armazenando somente o que você realmente vai utilizar. Por exemplo: se a sua família adora um famoso assado que você faz, mas você evita fazer porque leva muito tempo para ser feito, faça DUAS receitas ou mais ao mesmo tempo, cozinhe-os e depois congele as porções extra (por favor—use somente embalagens apropriadas para congelamento). E uma outra dica, use uma caneta que não saia quando o gelo derreter, ou por acaso você esfregar sem querer (marque a data que congelou, data de validade e o qe está no pacote). Você deve fazer isso, pois com certeza você vai esquecer o que está lá.
- Controle os Gastos do FAST FOOD mentalmente. Sim, é fácil solicitar a entrega de algo que você não está afim de cozinhar. Mas isto está custando a liberdade financeira de sua família , não nos esquecendo de mencionar a nossa saúde também. É uma pequena coisa que lhe rouba a visão do todo. Pode parecer econômico, mas não podemos deixar de lembrar da gordura, colesterol e o reais gastos que podem ser usados para pagar outras contas. Você merece algo melhor que isso.
Para Amarmos Nós Mesmas significa que temos que deixar-nos ir. Estas coisas nos seguram para baixo, e não nos mantêm flutuando. Eu costumava estar sempre no vermelho, não tinha dinheiro para pagar as próximas contas e um problema com taxas tão grande que cheguei a desejar que a Máfia estivesse atrás de mim! Mas finalmente coloquei minha casa em ordem (Isto foi CRÍTICO), dei-me uma sala para resolver meus problemas financeiros... passo por passo, em BABYSTEPS, usando o cérebro que Deus me deu. Hoje, sou livre de dívidas.
So go for it! You can do this!!
Então vá! Você pode fazer isto!!
Então vá! Você pode fazer isto!!