07/12/2012

FACE™ Missão # 6 - Compras de Supermercado 101

FACE™ Missão # 6
Parte 02
Food For Thought
Alimentação para Pensamentos
Grocery Shopping 101
Compras de Supermercado 101
By Leanne Ely/Rô
Um dos piores lugares da Terra é um Supermercado às 6 horas da tarde. Lá você vai ver mulheres à beira de um ataque de nervos, crianças manhosas querendo guloseimas caras, comidas prontas para seu jantar. Eles provavelmente terão um galão de leite, ou mesmo algumas toalhas de papéis, mas uma coisa é certa: eles estão despreparados, estressados e todos eles querem sair daquela longa fila, ir para casa e alimentar a família.
Não é necessário ser dessa forma e há diversas soluções simples (BABYSTEPS!) para sair-se dessa rotina horrorosa e ter uma refeição agradável em sua casa. Uma das primeiras é fazer a Lista de Compras antes de ir ao Supermercado.
Sim, você já ouviu isso antes e você imaginou que não iria precisar fazer isso: você pensa que já sabe o que você precisa. Mas deixe-me perguntar uma coisa? Quantas viagens você faz às lojas todas as semanas? A resposta deve ter sido UMA. 
A cada viagem extra que que você compra um litro de leite, é MUITA coisa – ele não vai estragar, então, por que não comprar um estoque de leite? Agora, não vá me escrever um email me explicando que não tem espaço para tal. É óbvio, se for mesmo o caso (se você eliminou o "projeto de ciência" de suas vasilhas e restos de comida, você ganhará um valioso espaço na geladeira) você tem minha benção. Mas para a maioria das FLYBabies, uma vez é o suficiente. Eu não preciso enfatizar o quanto isso é importante. Manter-se longe dos supermercados ajudará você manter suas finanças em ordem, dê a nós mais tempo para fazer as coisas que queremos e uma Missão FLY crítica.

O caminho para fazer as coisas corretamente é ter um Planejamento. Não precisa ser algo elaborado, somente uma lista simples de supermercado que inclui o que sua família come (um cardápio para a semana), confira o que você consumiu e o que está faltando em sua despensa e anote. Se você abriu uma lata de atum para o Jantar, coloque a lata de atum na Lista de Compras de Supermercado; mesmo que você tenha mais em sua despensa! E mesmo que você não tenha retirado de sua despensa, considere a necessidade da compra nessa ida ao mercado, você deve ter em mente a necessidade de usar mais uma item além dos que estão na despensa em alguma refeição no futuro, anote e você se recordará quando for o momento de ir às compras. Esta é a forma que você mantem sua Despensa Permanente com estoque em alta.

Nesse ponto eu quero chamar a atenção para aqueles Supermercados Atacadistas (MAKRO, TONINHO. Assaí, SAMS). Este NÃO é um bom local para uma FLYBaby usar seu tempo, nem seu dinheiro. Eu tenho visto muitas mulheres organizadas que não conseguem ir a esses lugares, mesmo com uma lista de compras e voltar com pelo menos mais cinco itens porque eles estavam com "um bom preço". Todas nós AMAMOS ofertas! Acredite em mim, eu sei! Eu vivo recebendo chamadas de amigas, contando vantagem dos descontos que conseguiram. Sempre há exceções às regras, mas a grande maioria não cede à tentação de comprar 5 e pagar 4, é muito comum e você não pode se arriscar: fuja desses grandes atacadistas como se fugisse de uma praga.
Aqui estão alguns sinais que mostram que você está com problema de estocagem de suas compras de supermercado:
  1. Suas compras estão estufadas embaixo de sua cama porque você não tem espaço.
  2. Você mente para seu marido a quantidade que você gastou em suas compras.
  3. Você anda escondendo as compras efetuadas.
  4. Você fica nervosa quando é o momento de ir ao caixa e tem receio de não ter o dinheiro para pagar as compras
  5. Você se sente culpada por isso
Naturalmente, estes sinais tem relação com qualquer compra que você faça. O estoques de compras de uma casa é o local que eu felizmente sei, por experiência pessoal, que você pode por abaixo todo o equilíbrio orçamentário familiar de meses por conta de uma compra compulsiva. E com o tipo de compra, onde se baseia o orçamento familiar. As empresas se baseiam nas Donas de casa que gastam impulsivamente para oferecer os Cartões de Compras, com o "privilégio" de uma anuidade gratuita, como forma de agradecimento por suas compras (muitas vezes desnecessárias)!

Então, mantenha seus cardápios juntos. Mantenha a Lista de Compras e locais para ir (A FLYLady tem um bloquinho de nota com Imã em sua Geladeira e com uma caneta de anotação acoplado) e escreva tudo assim que terminar o estoque, ou ir usando, e sempre, use um pouquinho mais de tempo dando uma olhadinha extra e conferindo a lista antes de deixar a casa para ir às compras.
O tempo usado com a lista irá ser pago com um TEMPO MUITO MAIOR, porque com certeza, você não precisará sair correndo pela porta, assim que descobrir que em sua "Despensa Permanente" não está abastecida com tomate, o qual é necessário para aquela receita que você está no meio do caminho. Se isso se tornar um hábito, você "VOARÁ" pelo Departamento de Supermercado de sua vida também! Será fácil, será usado menos de seu tempo e você estará segura de ter o que você precisa, quando você necessitar..
Várias Planilhas para Criação de Cardápio e Lista de Compras:

Like FLYLady always says: Babysteps!
Como a FLYLady Sempre diz: Baby Steps!!

Destaque:

Missões de DECLUTTER (Desapego) Abril 2024

O que você conseguirá com o Declutter no mês de Abril? Você será guiado em pequenos passos, para (1) organizar toda a sua casa, lentamente, ...

google.com, pub-4681516712279906, DIRECT, f08c47fec0942fa0