11/03/2024

Como Criar um Cronograma de Limpeza

Como Criar um Cronograma de Limpeza Doméstica que Você Pode Seguir

A criação de um cronograma de limpeza doméstica pode ajudar a manter a paz e a ordem em sua casa, na maior parte do tempo, desde que possa segui-lo. No entanto, seguir o cronograma é mais fácil de dizer do que fazer. É por isso que o desafio desta semana é criar e se acostumar a fazer um cronograma de limpeza diário e semanal para sua casa que seja realista, mas que consiga fazer as tarefas principais.

A Relação entre um Cronograma de Limpeza Doméstica e uma Casa Organizada

Antes de começarmos as etapas do desafio desta semana, você pode estar se perguntando por que incluímos isso no cronograma como parte do Desafio Casa Organizada em 52 Semanas, já que tem a ver com limpeza, não organização A resposta simples é que sua casa pode ser bastante organizada, mas se não estiver também limpa o suficiente (não necessariamente imaculada), você ainda não se sentirá confortável nela e a achará um refúgio agradável e relaxante para passar o tempo.

Etapa 1: Considere quais tarefas e atividades de limpeza precisam ser realizadas diária e semanalmente em sua casa

Tudo em sua casa funciona em um ciclo. Existe o ciclo da lavanderia, por exemplo, onde você usa e suja as roupas, lava e seca, e depois usa e suja novamente. Também existe um ciclo de limpeza, como com os pratos, com os limpos sendo usados e ficando sujos, e depois sendo limpos novamente1.

O que queremos alcançar é uma casa onde esse ciclo não fique parado em um único ponto - sujo. É quando o ciclo para de girar e aponta apenas para o sujo que nos sentimos desconfortáveis e infelizes porque não podemos fazer o que queremos ou precisamos fazer da maneira mais conveniente possível.

Um Cronograma de Limpeza Doméstica Antecipa Ciclos e Mantém o Ciclo em Movimento

Um cronograma de limpeza doméstica, quando realmente usado, é a melhor e mais fácil maneira de garantir que você viva confortavelmente na maior parte do tempo. Isso ocorre porque bons cronogramas antecipam o ciclo pelo qual várias coisas em nossa casa passam e nos ajudam a manter o ciclo em movimento, onde ele não para no sujo e fica lá.

Decida quais tarefas de limpeza você fará diariamente e quais fará semanalmente

Agora que já pensou sobre o ciclo de limpeza de sua casa, é hora de decidir quais tarefas de limpeza fará diariamente e quais fará semanalmente. Algumas tarefas de limpeza precisam ser feitas todos os dias para manter o ciclo em movimento, enquanto outras podem ser feitas uma vez por semana.

Crie um cronograma de limpeza doméstica que funcione para você

Depois de decidir quais tarefas de limpeza fará diariamente e quais fará semanalmente, o próximo passo é criar um cronograma de limpeza doméstica que funcione para você. Lembre-se, o objetivo é criar um cronograma que possa seguir, então seja realista sobre o que pode fazer.

Comece a seguir seu cronograma de limpeza doméstica

Agora que tem um cronograma de limpeza doméstica, é hora de começar a segui-lo. Pode levar algum tempo para se acostumar a seguir o cronograma, mas com o tempo, você verá que sua casa está mais limpa e organizada.

Ajuste seu cronograma conforme necessário

Lembre-se, o objetivo de um cronograma de limpeza doméstica é ajudá-lo a manter sua casa limpa e organizada. Se achar que o cronograma está muito pesado ou não está funcionando para você, não tenha medo de fazer ajustes. Talvez precise mudar algumas tarefas de diárias para semanais, ou vice-versa. O importante é encontrar um equilíbrio que funcione para você.

Não se esqueça das tarefas de limpeza sazonais

Além das tarefas de limpeza diárias e semanais, também existem tarefas de limpeza que precisam ser feitas em uma base sazonal. Estas podem incluir coisas como limpar as calhas, lavar as janelas, ou fazer uma limpeza profunda na cozinha. Certifique-se de incluir essas tarefas em seu cronograma de limpeza doméstica.

Celebre suas conquistas

Por fim, lembre-se de celebrar suas conquistas. Manter uma casa limpa e organizada não é uma tarefa fácil, mas é definitivamente algo que vale a pena comemorar. Então, dê a si mesmo um tapinha nas costas por um trabalho bem feito!

Mais dias:
Dica 1: Mantenha seu cronograma em um local visível

Mantenha seu cronograma de limpeza em um local onde você possa vê-lo todos os dias. Isso pode ser na geladeira, em um quadro de avisos, ou em um aplicativo no seu telefone. Ter o cronograma à vista irá lembrá-lo das tarefas que precisa fazer.

Dica 2: Divida as tarefas grandes em tarefas menores

Se uma tarefa parece muito grande ou esmagadora, divida-a em tarefas menores. Por exemplo, em vez de limpar toda a casa em um dia, você pode limpar um cômodo por dia.

Dica 3: Peça ajuda quando necessário

Não tenha medo de pedir ajuda. Se você mora com outras pessoas, peça-lhes que contribuam para as tarefas de limpeza. Mesmo as crianças podem ajudar com tarefas simples, como arrumar seus brinquedos.

Dica 4: Seja flexível

Lembre-se, o cronograma de limpeza é apenas uma ferramenta para ajudá-lo a manter sua casa limpa. Se algo não está funcionando, não tenha medo de fazer ajustes. O importante é encontrar um sistema que funcione para você.

Dica 5: Crie uma rotina

A chave para manter um cronograma de limpeza doméstica é criar uma rotina. Tente fazer suas tarefas de limpeza no mesmo horário todos os dias. Isso ajudará a transformar a limpeza em um hábito.

Dica 6: Use ferramentas e produtos de limpeza adequados

Usar as ferramentas e produtos de limpeza corretos pode tornar suas tarefas de limpeza muito mais fáceis. Invista em um bom aspirador de pó, panos de microfibra e produtos de limpeza de qualidade.

Dica 7: Não se esqueça de se recompensar

Manter uma casa limpa e organizada é um trabalho árduo, então não se esqueça de se recompensar. Talvez você possa se dar uma noite de folga da cozinha depois de um dia de limpeza pesada, ou talvez você possa comprar aquele livro que estava de olho depois de completar todas as suas tarefas de limpeza para a semana.

Lembre-se, a chave para manter um cronograma de limpeza doméstica é ser flexível e realista. Não se preocupe se você perder um dia ou dois. O importante é continuar tentando.

É isso: algo simples, que já é feito, porém em etapas, sem pressão - assim manteremos nossa casa mais organizada e sem surpresas!!

Tradução e adaptação FLYRoBrasileira - de https://www.home-storage




Destaque:

Espiadinha Zona 05 -29 a 30 de Abril - Área 05 e 01 a 03 de Maio - Área 01

  Bom dia  FLYBabies, sejam bem-vindas a uma nova Semana! Essa é a visão do que sugerimos ser feito em seu Lar durante essa semana: Nessa Se...

google.com, pub-4681516712279906, DIRECT, f08c47fec0942fa0