02/06/2009

Lições da FLYLady (FLYing Lessons) - Décima Terceira Lição: Dicas para Mudar-se de Casa

Lições da FLYLady (FLYing Lessons) - Décima Terceira Lição: Dicas para Mudar-se de Casa
FLY Lady’s Movings Tips

Seu Guia de Mudanças de Residência!

DICAS PARA A SUA MUDANÇA

Queridas FLYmigas,
Toda semana temos muitos participantes pedindo por SOCORRO!!!
- "Estamos nos mudando e eu não sei por onde começar!! Nós temos que colocar a casa a venda e ela esta terrível. Por favor, me fale o que fazer"
- "Estamos mudando de cidade e não sei por onde começar a embalar a mudança."
- "Quando mudarmos, eu não saberei por onde começar a desempacotar e manter o caos longe de mim."

Estas são algumas questões difíceis, mas eu tenho uma resposta simples.
- BABY STEPS! Sim!! Você ouviu corretamente. Nós temos que dividir o trabalho em pequenas partes.
Com nosso espírito SHE (Lado de Executiva do Lar), quando olhamos para o cenário de mudança, nós começamos a nos sentir oprimidas e paralisadas. Isto é apenas como você esta se sentindo, mas eu posso lhe dar algumas regras simples para seguir. Como as SHEs, nós normalmente esperamos até o último minuto pra começar a fazer alguma coisa. Eu posso te ouvir agora. "Eu trabalho bem sob pressão!!".
NÃO, VOCÊ NÃO TRABALHA! ISTO A TORNA DOENTE E ESTA É A ÚLTIMA COISA QUE VOCÊ PRECISA QUANDO ESTA TENTANDO SE MUDAR, DESFAZER OS PACOTES E CUIDAR DA FAMÍLIA ACIMA DE TUDO.
Eu gostaria que você primeiro respirasse fundo e pegasse um caderno/fichário e começasse a fazer um plano.
[flores+e+corações.gif]
ITENS NECESSÁRIOS
Para toda receita, você precisa de uma lista de ingredientes. Então pense sobre o que você vai usar para o trabalho de empacotamento.

Caixas: podem ser compradas nas lojas de artigos para mudanças (procure nas páginas amarelas). Estas lojas também costumam vender caixas usadas por um preço menor. Você também pode ir a uma loja de bebidas e pedir caixas (os supermercados também fornecem!). Mantenha em mente que você não precisa de caixas grandes, pois estas serão difíceis de carregar no elevador quando estiverem cheias. Então mantenha isto sobre controle.

Fita Adesiva para Embalar: tenha certeza que possui a quantidade de fita suficiente para lacrar as tampas das caixas. Elas não custam muito e vale a pena ter o suficiente pois você não terá que parar o trabalho e correr para comprar mais. Providencie também um descarte de fitas para cada pessoa que estiver te ajudando a embalar a mudança.

Tesouras: se você não providenciar os descartes para fitas, você vai precisar de tesouras, mas lembre-se, tesouras são difíceis de manter controladas enquanto esta empacotando. 

Sacos de lixo: preferencialmente, que eles sejam transparentes, assim você não precisará reabrir os sacos para olhar se é lixo ou alguma coisa que você embalou para a mudança. Amarre-os muito bem. Faça códigos com fitas coloridas e marque os sacos.

Marcadores Coloridos: eu uso uma cor diferente para cada cômodo da casa, e desta forma, quando a mudança esta sendo descarregada do caminhão, tudo que eu tenho a dizer é:
"Caixas amarelas vão para a cozinha, verde para o quarto, lilás é para a lavanderia, etc". Então você pode colocar as caixas coloridas dentro de cada cômodo que ela pertence. Eu uso fitas coloridas para amarrar os sacos de lixo. Etiquetas e marcadores geralmente não funcionam, pois eles podem cair ou você pode não vê-los. Roupas geralmente são guardadas nestes sacos, então pegue suas fitas de fazer laços ou suas fitas de Natal. Elas custam pouco e são fáceis de encontrar. Decida antes qual código de cores você vai utilizar e coloque os objetos desta sala. Não rotule todas as caixas com "Miscelâneas" (ou "Tralhas" e "Mais Tralhas")!

Você pode dar um número para cada caixa e este número é colodado no seu bloco de anotações com o conteúdo de cada caixa, assim você pode achar onde esta cada objeto sem precisar abrir todas as caixas - e acabar criando mais CAOS!
Assim, ao rotular as caixas, se você começar embalando primeiro as coisas que você não precisa ou de pouco uso, esta caixa pode ser rotulada com o número 1, desta forma se você continuar a numeração em ordem crescente, você sabera que as caixas de menor numeração poderão ser desempacotadas depois. As caixas que ganharão rótulos de números maiores são as únicas que possuem os itens mais importantes para você.

Jornais: servem para embalar os pratos e outros itens que podem se quebrar. Todo jornal que você tiver pode não ser suficiente. Por isso, pegue alguns em um cesto de descarte de papel reciclado. Você pode ter que pedir permissão para alguém.
[flores+e+corações.gif]
COLOCANDO SUA CASA PRONTA PARA A VENDA

REMOVENDO O LIXO (CLUTTER)
Agora vamos falar sobre como fazer com que a casa fique pronta para a venda. Isto normalmente precede uma grande mudança. No momento vocês estão tão sobrecarregados com a desordem, que nem sabem por onde começar.
Isto pode soar um pouco radical, mas se você puder, contrate uma caçamba, pois nela você poderá descartar as coisas. Outra opção é você conseguir um brechó ou instituição de caridade para o qual possa doar tudo, e então ligue todos os dias para que eles venham buscar o que você vai descartar. Você precisa colocar as tralhas para fora de casa o mais rápido possível. Eu gostaria que antes que começasse esta etapa, pensasse um pouquinho em como vai resolver o problema do descarte.

Se você sair por aí "perdendo a cabeça", não vai conseguir nada.
 
Então, escolha um cômodo. Você pode começar a embalar as coisas que não irá precisar imediatamente. Faça o seguinte:

**** escolha um item e pergunte a você mesma: ****

- vale a pena levá-lo?
- eu amo tanto este objeto que vale a pena todo o trabalho e custo para empacota-lo?
Você irá se surpreender com o número de coisas que realmente podem ser descartadas. Esta é a chave para conseguir colocar a casa pronta para o mercado imobiliário.
Depois que você se livrar do CLUTTER (tralhas/lixo) que estão fazendo sua casa parecer pequena, você pode nem precisar de vendê-la. LOL. Isso já aconteceu.

MANTER APENAS AS COISAS QUE VOCÊ REALMENTE AMA E DE USO REGULAR.
Você também deve se livrar de todas as roupas que não usa!!!
[flores+e+corações.gif]
COMEÇANDO A EMPACOTAR
Agora vamos voltar para os pacotes. Se você não quiser perder o seu tempo, você precisa fazer um trabalho mais eficiente e não ficar estressada. Você vai me ouvir falando isso! EU NÃO QUERO QUE VOCÊ FIQUE DOENTE. Devagar e sempre é que se vence a corrida. Não atropelando tudo!
Se você tiver tempo para se preparar para a mudança, vai ter todas as coisas marcadas e prontas para serem carregadas para o caminhão de mudança antes mesmo dele chegar. Não se estresse e não se preocupe. Além disso, você poderá encontrar todas as coisas quando chegar a sua nova casa.
Faça os BABY STEPS e embale 5 caixas por dia mantendo-as cada uma nas salas a que pertencem. Coloque o Código de Cores e Numere a caixa. Não se esqueça de colocar uma Etiqueta por fora da caixa com o conteúdo ou anote na sua lista de mudança. Pegue um clipes ou um zip ou uma pasta ou uma sacola e coloque todas as suas anotações e acessórios. Mantenha todo seu kit-mudança junto.
Você irá me agradecer depois.
[flores+e+corações.gif]
Agora vamos falar sobre o que você irá precisar quando chegar à nova casa. EU NÃO QUERO QUE VOCÊ VÁ RASGANDO E ABRINDO AS CAIXAS PROCURANDO COISAS.

Aqui esta o que você irá fazer antes de começar a desembalar qualquer coisa. Pense sobre quais itens irá precisar enquanto caminha pela sua nova casa.

- Produtos de Limpeza;

- Luvas de borracha: para a limpeza do banheiro. Eu sei que isso pode parecer engraçado, mas lembre-se que os germes são de outras pessoas. Não são da sua família.

- Desinfetante: pois você pode precisar desinfetar sua nova casa antes de desempacotar sua mudança. Com isso você vai retirar os vestígios dos antigos moradores da sua nova casa.

- Vácuo, vassoura, MOP, Rodo Mágico: Eu sei que eles ainda não estão nas suas mãos, mas você deve saber onde encontrá-los assim que terminarem de descarregar o seu caminhão de mudanças.

- Trapos e papel toalha para limpeza.

- Utensílios básicos de cozinha: estilete, pote, cafeteira e talvez o seu timer. Além disso, uma espátula, faca afiada, sabonete líquido, panos de prato, papel toalha, guardanapos e óculos de proteção.

- Alimentos Básicos: amendoim, cereais, bolachas, pães, café, açúcar e leite em pó (eu preciso dele para o café. E também pode ser usado com os cereais). Você pode precisar fazer um supermercado rápido para as frutas e lanches para as crianças.

- Vestuário: você também precisará de uma troca de roupas para cada um da família; desde roupas íntimas e meias até sapato e pijama.

- Itens pessoais: você vai precisar de uma nécessaire básica para o banheiro com: pasta de dente, barbeador, shampoo, sabonete, escova de dente e é claro, papel higiênico, toalhas de papel e panos de pia. Não esqueça do secador de cabelo e prancha. Você não quer lamentar-se abrindo caixas e procurando por estes itens enquanto você se prepara para ir para a cama.

Para a primeira noite de sono na nova casa: separe lençóis e cobertores para cada cama e um despertador. Pense que você vai precisar do que seria suficiente para um acampamento.

E: o telefone e sua bateria, sacos de lixo, seu inventário com as anotações de códigos especiais (lembre-se que eles que irão te ajudar, a saber, onde vai colocar cada caixa e o que tem dentro) para que você não as descarregue em locais que vai travar o fluxo.
Quero que você deixe o pessoal responsável pela sua mudança fazer o trabalho de descarregar a mudança, enquanto isso você pode começar limpando e organizando a sua cozinha. Especialmente os alimentos que você pode ter trazido na mudança.

Oh sim, se você tiver comida congelada, você precisará de uma boa caixa com gelo!! Eu recomendo que você utilize toda comida congelada antes de se mudar ou dê para os seus antigos vizinhos antes de partir. Eu gostaria que você começasse uma vida nova e com novidades na sua geladeira. Jogue tudo fora, exceto a mostarda. Ela não precisa de refrigeração.
[flores+e+corações.gif]
ANTES DE VOCÊ DEIXAR A SUA CASA ANTIGA

Antes de você deixar a sua casa antiga, tenha certeza que solicitou a ligação da energia elétrica e a transferência da linha telefônica. Desta forma, você não ficará no escuro.

Contrate alguém ou alguma empresa para limpar a sua casa antiga!! Sua atenção não estão mais nela. Deixe alguém fazer isso por você. A imobiliária poderá te ajudar com isso.
[flores+e+corações.gif]
QUANDO O CAMINHÃO DE MUDANÇAS CHEGAR A SUA NOVA CASA

Quando o caminhão chegar a sua nova casa, você só terá que dar as diretrizes. Deixe as crianças no quarto novo (assim elas ficarão fora do caminho, a menos que elas sejam grandes o suficiente para ajudar). Diga as crianças para não arrastarem as caixas e nem subirem em cima delas. Você estará com muita coisa para fazer e não precisa de um passeio até o pronto-socorro por causa de um tombo ou uma "cabeça quebrada".
Você vai deixar as caixas encostadas contra a parede de cada cômodo a que pertencem.

Regra Principal: Desempacotou, coloque o item no lugar em que irá ficar e jogue os papéis da embalagem fora. Não inicie uma outra caixa até que tudo esteja no lugar. Eu não quero que você se preocupe com isso duas vezes.
E quando a fome apertar? Você pode planejar sair para comer fora, ou fazer alguma coisa em sua panela elétrica. Seja criativa.


Faça um assado com um pacote de sopa de cebola,e misture com cenouras baby e algumas batatas. Ou providencie uma massa com molho enlatado. Sirva pão francês. Você pode forrar uma toalha sobre algumas caixas e fazer um piquenique. Olha que recordação: sua primeira refeição na nova casa foi um piquenique. Mas vou entender se você simplesmente sair para comer em algum restaurante ou lanchonete. 
No dia seguinte à mudança é que você irá começar a enlouquecer. Você terá muito que fazer e não vai saber por onde começar.

Eu posso te dizer exatamente por onde começar: Você vai começar pela sua ROTINA MATINAL. Sim, você ouviu certo. Eu quero que você se levante na sua nova casa e fique maravilhosa. Calce seus sapatos, arrume seu cabelo, passe uma maquiagem, e depois, vá para a cozinha preparar o café da manhã.

Enquanto você toma seu café da manhã, não pense em quanto você tem para fazer, apenas se concentre e faça uma lista mental do que é mais importante fazer primeiro. Isso irá manter a sua casa em funcionamento.

- Coloque sua lavadora e secadora de roupa para funcionar
- Coloque sua máquina de lavar louça para funcionar
- compre mantimentos para sua família. Faça uma lista. Ou se você fez uma lista quando estava fazendo o planejamento de mudança, utilize-a!!
- Separe alguma coisa para o lanche ou pelo menos tenha uma idéia do que fazer.
[flores+e+corações.gif]
Agora você tem um plano

Depois de você fazer as suas prioridades, você pode começar a desempacotar as caixas. Abra apenas 5 caixas, e depois pare, descanse e tome uma água. Você pode querer ir para a próxima sala e abrir mais 5 caixas, mas antes dê um giro pela casa colocando as coisas no lugar. 

Lembre-se, se você desempacotar alguma coisa e não tiver um lugar para ela, você não precisa dela. Portanto, comece a colocar essas coisas em um lugar. Decida para onde ela pode ir imediatamente!!! Não adie esta decisão ou você terá uma sala cheia de sua indecisão.


Eu gostaria que este fosse um momento tranqüilo. Ele deve ser agradável, e não estressante para você. Você não empacotou tudo e se mudou em um dia, também não será em um dia que você vai desempacotar e colocar tudo em ordem.

Se o seu marido acha que isso pode acontecer, fale para ele conversar comigo

EU GOSTARIA QUE VOCÊ SE ATENTASSE PARA O PLANO E FIZESSE OS BABY STEPS PARA DESEMPACOTAR. Depois que tiver os itens básicos desempacotados, pegue apenas 5 caixas por dia e coloque as coisas onde elas devem ir. Jogue o que você realmente não precisa e não tem valor sentimental nenhum e coloque as coisas que precisa e possuem valor sentimental na sua nova casa.


Esta mudança deve ser uma experiência agradável se você fizer passo-a-passo. Você pode fazer isso. Tudo que você tem que fazer é ter um plano e segui-lo. Não tente descompactar tudo num tapa.


EU GOSTARIA QUE A SUA NOVA CASA IRRADIASSE O AMOR QUE VOCÊ TEM POR SI MESMA



FLYLADY/Graci


Dicas do Livro Organize-se:

O mais cedo possível:

  • escolha uma empresa ou caminhão de mudanças.
  • Faça uma lista e um cronograma
4 semanas antes:

  • Informe bancos, cartões de crédito, médicos, dentistas, cartório eleitoral e outros sobre a mudança
  • Providenciar mudança de escola das crianças
  • arranjar material para embalar pertences
  • Começar a empacotar tudo
2 a 3 semanas antes:
  • Solicite desligamento dos serviços essenciais e instalação deles na nova casa.
1 a 2 semanas antes:

  • Despache todas as coisas q resolveu doar
  • Inicie a limpeza da casa
  • comece as despedidas
1 a 2 dias antes:

  • Embale os últimos objetos nas caixas
  • grave em CDs os arquivos do computador
  • Apronte o kit de sobrevivência do dia de mudança
  • Embale e dê o que houver na geladeira e no freezer
  • Limpe a geladeira e descongele o freezer
No dia da mudança:

  • Dê as instruções ao pessoal da empresa de mudanças
  • Passe aspirador de pó e limpe cada cômodo
  • Aproveite para se livrar de muitas coisas, quando embalar as coisas pergunte-se:
  • vale o tempo gasto com embalagem e transporte?
  • Combina com a decoração da nova casa?
  • Isso ainda combina com meu estilo de vida?
  • Esse objeto não ficará melhor com outra pessoa?
Quando embalar os objetos tenha em mão um saco de lixo ou uma caixa para as coisas que serão jogadas fora. E uma outra caixa para o que será doado. Deixe tudo separado das caixas que seguirão para a mudança.
Faça uma coisa por dia. Prepare 4 caixas por dia e em 4 semanas você terá bastantes caixas prontas. Peça ajuda para agilizar o processo.

CAIXAS:
você pode encontrar em lojas, supermercados, pode comprar em empresas de mudança.

É bom ter vários tamanhos para acomodar coisas diferentes:
Caixas maiores para coisas leves mas volumosas, como travesseiros e cúpulas de abajur.

Caixas menores para coisas pesadas como livros e arquivos.

Caixas de vinho e outras bebidas para objetos frágeis

Caixas para roupas.

Caixas forradas para objetos de vidro.

Sacos de plástico transparentes são bons para transportar objetos inquebráveis.

Você pode deixar roupas e utensílios nas gavetas. Basta tirar cada gaveta. levá-la para para o caminhão de mudança e depois devolvê-la ao móvel (Enrole com um plástico)

No dia da mudança você pode guardar as roupas penduradas nos cabides em caixas. Assim que chegarem ao destino, tire das caixas e pendure novamente. Você pode colocar os sapatos nas mesmas caixas, debaixo das roupas. Embale cada par em saco plástico. Coloque casacos e calças jeans em sacos plásticos e coloque-os sob as roupas mais leves.

Comece a empacotar as coisas nos cômodos menos usados da casa. Embale primeiro as coisas que não usa ou que não precisará usar nas próximas semanas. Faça embalagens duplas para objetos delicados.

Empacote utensílios de um cômodo por vez, mantendo objetos semelhantes juntos na mesma caixa.

Deixe a cozinha por último. Utilize nas refeições do dia anterior a mudança objetos descartáveis

Anote na caixa o nome do cômodo a que se destina, em um lado anote o seu conteúdo. Não esqueça de escrever frágil se o conteúdo for frágil. Quando embalar objetos frágeis utilize folhas de jornal, panos de pratos ou mesmo toalhas de mão e de rosto. Você também pode colocar almofadas e travesseiros nas caixas com coisas grandes e frágeis.. se sobrar espaço preencha com bolas de jornal

Cubra ambos os lados dos colchões com lençóis do tipo envelope para evitar q se sujem (lençóis podem ser lavados).

Coloque peças pequenas de móveis desmontados dentro de um saco plástico, rotule e cole o saco na peça principal.

No dia anterior a mudança peça para cada membro da família preparar uma mochila com uma muda de roupa completa, pijama, escova de dentes e outras coisas necessárias para as próximas 24 horas.

Não esqueça de colocar papel higiênico, sabonetes, shampoo, esponja, detergente copos e utensílios descartáveis em uma bolsa.

Na mochila do Bebê coloque fraldas, o bicho de pelúcia preferido, um cobertor, e um brinquedo. Coloque as mochilas no carro e não no caminhão de mudança.

Faça também a bagagem de seu animal de estimação. Leve ração suficiente para as próximas 24 horas, pratinhos para comida e água, seria interessante deixá-los em um canil ou casa de parentes no dia da mudança

Conserve com você uma bolsa com documentos, remédios, jóias, e outras coisas de valor.

Combine deixar as crianças na casa de alguém no dia da mudança, se não for possível, dê a elas algo para fazer. Elas podrão mostrar os aposentos ao pessoal da mudança.

[arvore.gif]

Destaque:

Missões de DECLUTTER (Desapego) Abril 2024

O que você conseguirá com o Declutter no mês de Abril? Você será guiado em pequenos passos, para (1) organizar toda a sua casa, lentamente, ...

google.com, pub-4681516712279906, DIRECT, f08c47fec0942fa0