19/09/2018

Lições da FlyLady (FLYing Lessons) - Décima Lição: DECLUTTER

Lições da FlyLady (FLYing Lessons) - Décima Lição:

Como fazer o DECLUTTER?
Como fazer DECLUTTER DE PAPÉIS?


Programe 5 minutos por dia para fazer o DECLUTTER em uma área, o 27-Fling Boogie (27 ítens) e apagando seus HOT SPOTS estão entre as ferramentas mais poderosas que você pode usar para ter uma casa em ordem.

CLUTTER: Não temos uma palavra específica na Língua Portuguesa para traduzir o termo, portanto o mantemos por ser uma palavra que caracteriza bem a necessidade de evitar o acúmulo de objetos inúteis ao longo de nossa existência.
Uma palavra similar seria "TRALHA" e o processo de "DECLUTTER" seria "DESTRALHAR", diante das palavras, às vezes até em Organização é bom "imaginar o som da palavra escrita", por isso sempre mantemos o termo "DECLUTTER".... (FLYBABY Rô)

Lembre-se: você não consegue organizar tralha, você só consegue organizar aquilo que ama.

1. Quando fizer o Declutter: decida com qual freqüência você vai fazer o DECLUTTER em uma Zona. Mas cuidado, isso pode viciar! Não se deixe ficar obcecada, faça um pouco por vez.
" A casa não ficou suja em um dia e não vai ficar limpa em único dia."

Quando programar o TIMER, você pode fazer apenas duas sessões por vez. Este objetivo pode parecer inatingível, mas você fará aos poucos e em algumas semanas a casa inteira estará em ordem.

2. Materiais para fazer o DECLUTTER: Você vai precisar de sacos plásticos para lixo, caixas, etiquetas e pano para tirar pó. Coloque etiquetas nas caixas: “Doar”, “Jogar Fora” e “Guardar no Devido Lugar”. Coloque um saco plástico dentro da caixa para o que for jogar fora.
3. Programe seu TIMER para 1 hora (ou 30, 12, ou 10 minutos – não importa): Apenas faça a tarefa da qual se propôs a fazer o mais depressa que puder, não tire fora do lugar mais coisas do que consegue arrumar no tempo planejado.
O que isso significa? Não tire todas as gavetas do guarda-roupas e jogue as coisas em cima da cama, pode não dar tempo de arrumar tudo. Tire uma gaveta de cada vez, faça uma porta do armário, uma prateleira, ou vasculhe a mobília de apenas uma Zona. Não tente fazer tudo de uma vez só.
4. Comece pela entrada do cômodo: A partir daí trabalhe no sentido do ponteiro do relógio. Não pule nenhum cantinho. O que quer que precise fazer na sequência, apenas faça.

5. Faça o DECLUTTER!!! Livre-se das tralhas!! Com caixas e sacos plásticos a seus pés e panos de limpeza ao alcance das mãos, comece limpando e tirando as coisas que não pertencem ao cômodo. Coloque o lixo no saco plástico da caixa "Jogar Fora", donativos na caixa “Doar” e coisas que deverão ser guardadas em seu devido lugar na caixa "Guardar". Não preocupe-se se ainda houver coisas das quais ainda não tem um local definido ou não tem espaço para tudo, ao terminar você vai saber onde guardar os objetos. Essa é uma promessa da FLYLADY.
6. Em quê fazer o DECLUTTER? Pergunte a si mesma ao colocar as mãos em alguma coisa:

  • Será que gosto deste item?
  • Eu usei isso alguma vez no ano que passou?
  • Será que isso não é lixo?
  • Eu tenho outro melhor?
  • Será que eu devo realmente guardar dois disso?
  • Isto tem valor sentimental e por isso eu gosto?
  • Ou isto me faz sentir culpada ou me deixa triste quando eu vejo?
Livre o cômodo de tudo que não faz você sorrir.

7. Cante esta canção: “Por favor liberte-me, deixe-me ir embora” – é uma canção cantada do ponto de vista da TRALHA. Ela precisa ser amada por alguém, se você não gosta dela – LIVRE-SE DELA!!

8. Jogue fora o lixo! Quando o saco de lixo estiver cheio, feche-o e coloque na lixeira ou no lugar onde você mantém o lixo até o lixeiro passar. Coloque outro saco na caixa e continue de onde parou até o TIMER avisar.
9. Donativos: Quando a caixa “Doar” estiver cheia, feche-a com fita adesiva e coloque-a no carro. Na próxima vez que você sair deixe a caixa em algum lugar que aceite donativos. Hoje em dia é fácil, até mesmo os supermercados tem um cesto para recolher doações. Colocando logo no carro você não corre o risco de ir lá resgatar algum item, lembre-se que você está tentando se livrar das coisas, e não apenas encontrar outro lugar para escondê-las. Agora, pegue outra caixa, etiquete do mesmo jeito e volte ao trabalho!

10. Objetos para “Colocar em Devido Lugar": Quando a caixa correspondente estiver cheia, pegue-a e saia pela casa guardando coisas em seus devidos lugares. Se elas tem um lugar certo, coloque-as no lugar, se não tem, coloque-as no cômodo ao qual elas logicamente pertencem. Ao terminar a casa toda, você vai ter um lugar para cada coisa e cada coisa vai estar em seu lugar.

11. Quando o tempo programado no TIMER acabar: Quando o TIMER avisar que o tempo acabou, você tem que parar também, apenas esvazie o que já tem nas caixas e pronto. Faça o mais depressa que puder.

Destaque:

Espiadinha Zona 03 - Banheiro e outro cômodo - 15 a 19 de Abril 2024

Bom dia FLYBabies, sejam bem-vindas a uma nova Semana!  Essa é a visão do que sugerimos ser feito em seu Lar durante essa semana: Nessa Sema...

google.com, pub-4681516712279906, DIRECT, f08c47fec0942fa0