11/01/2011

BABYSTEPS para começar o DECLUTTER


Boa Tarde
Caras FLYMigas e Caros Leitores,

Desde 2009 as FLYMigas, graças a ideia GENIAL da FLYMiga G  - tem entrado nos Desafios DECLUTTER...

Devido a falta de disciplina em numerar e anotar o que entra e sai, nunca sei o quanto eu alcancei, sem contar que meu QM vive em processo de DECLUTTER - ele já está olhando a gaveta "triângulo das bermudas" - onde ficam as contas, mas, por mais que eu peça, ele não contabiliza... mas fazemos, mas ao mesmo tempo, ele conserva alguns CLUTTERs que podem ser usado (ou não)...

Pedi a ele que quando colocar em caixa, coloque etiqueta com data, pois assim, sei que se não abrimos em um ano, é CLUTTER...

A FLYLady esse ano, está motivando as FLYbabies a fazerem 7 minutos de desafios, ainda não me inteirei de todo o assunto, mas conforme for lendo, trago o assunto à tona...
Dentre esses assuntos, segue um passo à passo para o DECLUTTER - se você tinha dúvida por onde começar, segue um exemplo bem interessante...

Beijos e BOM DD2011!!!


BABYSTEPS para começar o DECLUTTER

Queremos uma casa que abrace a gente! Mas por onde começar? Esta tem sido a causa que geralmente nos leva a procrastinar. Eu tenho uma resposta.

Nós começamos com a nossa Pia Brilhando. Esse é o primeiro hábito a estabelecer: Manter nossas pias limpas e brilhantes.

Então nós partimos para o DECLUTTER. É quando surge a pergunta novamente: "Onde eu começo?" Eu estive pensando sobre isso e às vezes ficamos com a carroça diante dos bois.
Aqui estão as razões pelas quais temos de lidar com nossos problemas de desorganização:

1. CLUTTER prejudica nosso Tempo
2. A desordem, torna a nossa casa com aparência bagunçada
3. Crianças retiram todos os brinquedos do lugar; menos brinquedos = menos bagunça
4. Roupas demais faz com que fique mais difícil de cuidar da lavanderia e guardar as roupas
5. A desordem nos leva a sentirmos oprimidas. Desgasta nossa energia.
6. Queremos a paz em nossas vidas e com a desordem em torno, não há paz.
7. A desordem está no caminho dos nossos sonhos.

Voltemos para a questão do dia, onde eu começo? Quem chegou primeiro: o ovo ou a galinha?

Uma vez mais, a pergunta, faço o DECLUTTER nas superfícies planas ou os escondidos?
Eu tenho a resposta. AMBOS! Agora, não fique chateada! Nós não vamos fazer tudo de uma vez. Vou levá-las através dos Babysteps um de cada vez.

A razão pela qual as superfícies planas estão empilhadas é porque você não tem um lugar para os itens do seu HOTSPOT. A maneira mais fácil de poupar tempo é ter um lugar para tudo e tudo em seu devido lugar

Sua avó te ensinou isso? Nosso problema é que não sabemos onde colocar nada, porque todos os nossos locais de arrumação estão bagunçados.

Essa é a minha história: eu tenho uma mesa de escritório com telefone e muitos materiais de informática espalhados em toda sua superfície. Quando eu precisava de algo, levava muito tempo procurando pelos objetos, tinha que decidir onde queria manter meus materiais ao meu alcance. Para ficar mais fácil achar, decidi que iria mantê-los em um pote plástico (tipo tupperwere) e que colocaria embaixo da minha cama extra. Mas espere! Me recordei que tinha 2 dessas caixas e que estavam cheias de sacolas e ziplocs.  Eis o que fiz:

Eu fui atrás do meu baú de cedro para guardar o que mais gosto. Ele tinha um travesseiro, duas blusas, um cachecol pequeno e outras recordações, o travesseiro foi doado junto com as duas blusas e cachecol que foi lavado e dado a uma linda garotinha. Depois que esvaziei o Baú, não me distrai classificando a caixa de revistas e outros papéis que coloquei lá. Não era esse meu objetivo. Agora o pote estava vazio. Eu ainda estava coletando todos os meus materiais de informática para colocá-los em um só lugar. Peguei outro pote plástico e tirei todas as sacolas e ziplocs. Coloquei-os em um saco e fiz DECLUTTER dos que eu não gosto. Coloquei no maleiro com minha outras malas. Agora eu tinha duas caixas vazias. Peguei os itens que separei para doar levei para o carro e coloquei o lixo na lata de lixo.

Agora eu estava pronta para começar a triagem de meus itens de informática. Com o meu fiel KIT de DECLUTTER ao meu lado: Doar, Guardar e jogar fora. Agora o cesto de roupa estava vazio. O pote plástico estava pronto para ser colocado embaixo da cama. Veja como foi fácil. Agora vou lhe dar uma lista de passo a passo para começar.

Comece a pensar em tudo ter um lugar e se tudo está em seu lugar. Como resultado de apenas reunir meus artigos de informática, consolidei meu espaço de recordações, minhas malas e sacolas e eu tenho um recipiente de armazenamento vazio.

Observação: Antes de iniciar verifique se você está vestida confortavelmente dos pés à cabeça, inclusive calçada e se você fez sua Rotina Matinal, em seguida: coloque uma música divertida. Já existem muitos sites na NET com Rádios ONLINE, não existe desculpas para ficar em Silêncio, arrume a casa com alegria, tem que ser divertido e você mimará sua alma com músicas que lhe faça feliz... "Don´t Worry - Be Happy".

Onde é que eu vou colocar as minhas coisas?

1. Quantas vezes você vai usá-la, o que determina onde colocar.
2. Difícil de achar ou facilmente acessíveis (eu precisava de fácil acesso)

O que colocar nesse espaço agora?

3. É um CLUTTER que pode ser doado? (Muito pode ser doado)
4. Pode ser colocado em outro lugar com outros itens (eu usei a minha caixa de cedro)

Onde que você vai colocar os itens?

5. Potes de Plásticos (sob a cama ou armário)
6. A cesta (meu cesto de roupa para a recolher o material de informática)
7. Um móvel decorativo de armazenamento (baú de cedro)
8. Uma caixa de armazenamento, que sela e protege os itens da umidade e roedores. (Potes Plásticos tipo Tupperwere)

O que você faz agora?

9. Você vai precisar de um Kit DECLUTTER; 3 Caixas escritas: Doar, Guardar, Jogar fora.
10. Você vai precisar de um TIMER, cartão de notas, marcador e fita. Se você decidir que rotular
11. Definir o TIMER para 15 minutos e começar a coletar seus itens em um cesto de roupa suja.
12. Definir o TIMER para mais 15 minutos e esvaziar o local onde você quer colocar os itens coletados
13. Fazer o DECLUTTER das coisas que precisam ser doadas e/ou jogar fora o lixo.
14. Não basta retirar de um lugar e deixar no chão, você deve colocá-lo onde quer que ele fique
15. Não se prenda a querer organizar as coisas. Apenas para escolher o local para ser guardado.

Qual será o próximo passo?

16. Programe o TIMER para 15 minutos.
17. Coloque os itens recolhidos em sua nova "residência". Coloque longe o CLUTTER: itens quebrados e duplicados.
18. Coloque o recipiente onde você quiser.
19. Recolha o lixo e jogue fora
20. Leve os itens para doar para o carro
21. Cuide-se

E agora?
22. Programe seu TIMER para 15 minutos e
23. Beba sua bebida favorita: algo quente e reconfortante, ou gelado para refrescar.
24. Coloque os pés para cima e comemore que você começou se livrando da desordem - do CLUTTER, guardou as suas coisas e encontrou um lugar para ele! Estou tão orgulhosa de você!

Eu consegui encontrar um local adequado para meus itens de informática e telefone. O que você precisa para encontrar o local adequado para seus itens? Limpar a área que você escolheu e colocar todos os itens semelhantes juntos. Tudo com um lugar e tudo em seu lugar, faz uma casa tranquila.

FLYLADY

Tradução e Adaptação FLYRoBrasileira


Ainda em BABYSTEPS no DD2011 (mas com lugar e espaço no guarda-roupa YES!!!)

Destaque:

Espiadinha Zona 04 - 22 a 26 de Março de 2024

    Bom dia FLYBabies, sejam bem-vindas a uma nova Semana! Essa é a visão do que sugerimos ser feito em seu Lar durante essa semana: Nessa S...

google.com, pub-4681516712279906, DIRECT, f08c47fec0942fa0