07/03/2012

Dia 67 - Organizar é não competir!!

Boa Tarde Caros Leitores e FLYMigas!!

Quando dizemos que podemos fazer qualquer coisa em 15 minutos, não é para ser uma "maratona" de limpeza ou arrumação... é um toque para que nos concentremos em uma atividade e possamos terminá-la... muitas vezes descobrimos que não usaremos todo esse tempo e aí aprendemos o que significa "otimização" do tempo...

Essa técnica nos ajuda a perder aquela eterna mania de protelar (procrastinar) e aprendemos finalmente a não deixar as coisas para a última hora...

Temos no dia 1440 minutos para usufruir, mas para ser um dia de aproveitamento e descanso, temos que utilizar um terço desse total descansando, ou melhor, dormindo - claro que há pessoas que precisam dormir menos de 8 hs (não é meu caso) - eu preciso dormir minha cota 8 horas para me sentir inteira e capaz... 
- 480 minutos de seu dia pode ser utilizado dormindo
- Os outros 480 minutos, provavelmente serão utilizados em horário comercial (trabalho, estudo, condução, cursos de aperfeiçoamento)...

Com os outros 480 minutos - temos que aplicar a habilidade de fazer o tempo render: ajudar os filhos com a lição, dar atenção ao cônjuge, cuidar de si (banho, alimentação adequada, exercícios, consultas médicas-odontológicas), cuidar dos animais de estimação, vida social e familiar...

Não sei se já pararam para pensar, mas eu já, há um tempo atrás eu ficava 10 horas em meu trabalho (já teve ocasião de ser 14 hs) e quando chegava em casa, nem via que era uma casa, queria tomar banho, dormir e esperar o dia seguinte - a chegada das férias, feriados... tinha desespero por descanso... e a casa se auto-consumindo na desordem...

Não quis nunca ser a perfeita dona de casa, longe de mim o perfeccionismo, esse é o lema desse Ano e sigo ao pé da letra... o que me "pegava" era ver que tem muita coisa dentro de um lar e o "serviço de casa" não acaba... 8 horas em um trabalho, você se programa para aquele dia, e a meta fica alcançável... mas em casa, se não estipularmos que hoje é dia de cuidar de algum ponto específico, rodamos em círculos - a FLYLady costuma usar o termo "galinha da cabeça cortada" - quem mora em sítio sabe o que é isso...

Por isso um Plano Básico Semanal - um Plano de Voo Diário (agora entendo que é uma Lista de TODO - coisas para fazer) - metas simples, para a semana correr bem, e mesmo que esteja em repouso (estou) a casa fica mais simples de administrar, até o dia que poderei "retomar à carroça" - utilizarei as ferramentas que nos auxilia o bom retorno à administração do tempo e otimização dos minutos: "Limpeza de Emergência" ou "Comboio da FLYLady" e se a Desordem é muito grande (mental e física), de volta aos BABYSTEPS...

Como disse estamos na Zona 02 - meu espaço preferido de Meu Lar - A Espiadinha da Semana, enviada pela FLYMiga Mila lá no grupo está ótima: com dicas de pratos vegetarianos e tudo mais - não percam a oportunidade de praticar uma semana "ao pé da letra" do Sistema FLYLady, garanto que no sábado, a única tarefa que terá é escolher o que fazer nos outros 960 minutos de sua vida... isso mesmo - 16 horas para você escolher entre ver filmes com seus filhos, cozinhar algo gostoso para sua família, passear e sua casa lá, em ordem, esperando a família de braços abertos...

Como vai seu TIMER? Ele é seu melhor Amigo?
____ Mar 07 Limpe a superfície de sua mesa da cozinha e mesa de jantar. Não basta retirar as coisas de lá. Livre-se do que se você não precisa, ou devolva os objetos e alimentos para onde eles pertencem. Se não tem uma casa, crie.

Destaque:

Espiadinha Zona 03 - Banheiro e outro cômodo - 15 a 19 de Abril 2024

Bom dia FLYBabies, sejam bem-vindas a uma nova Semana!  Essa é a visão do que sugerimos ser feito em seu Lar durante essa semana: Nessa Sema...

google.com, pub-4681516712279906, DIRECT, f08c47fec0942fa0